domingo, 4 de junho de 2017

Webphones guia do iniciante

Webphones, como o nome sugere, são telefones alimentados por aplicativos baseados em web. Eles ainda são uma tecnologia emergente; existem hoje alguns webphones que funcionam completamente. Mas com o advento de novas tecnologias como a WebRTC, os webphones estão começando a suplantar e até mesmo a substituir telefones de mesa completamente.

Se você não tem certeza do que são os webphones, você não está sozinho. Nesta publicação, examinaremos algumas das perguntas mais frequentes sobre webphones, da forma como eles funcionam, de como usar um.


O que são os webphones?

Os Webphones são aplicativos baseados na web que permitem que você faça chamadas telefônicas diretamente no seu navegador de internet. Os Webphones podem fazer e receber chamadas de telefones fixos, também conhecido como a Rede Telefônica Pública (PSTN). Enquanto certos aplicativos de bate-papo de áudio e vídeo permitem que você faça chamada dentro de uma rede, não iremos rotulá-los como webphones, a menos que eles também possam chamar um telefone da rede fixa (PSTN).

Por esta definição, alguns aplicativos de áudio e vídeo podem ser classificados como webphones. Há apenas alguns poucos aplicativos webphones reais por aí, aqueles que podem chamar a PSTN, com discagem de extensão, que acessam correio de voz, gravam chamadas e executam as funções diárias de um telefone comercial padrão. Estes webphones legítimos servem como substitutos completos para os telefones de mesa de seu escritório.

Como funcionam os webphones?

Os Webphones usam tecnologia incorporada no navegador da Web para transmitir mídia ou requerem plugins adicionais para serem usados.

Os desenvolvedores de Webphone usam várias tecnologias para implementar chamadas no navegador. Um dos padrões que estão prevalecendo atualmente é WebRTC (Web Real-Time Communications). O WebRTC permite que a mídia seja transmitida, como áudio para uma chamada telefônica, entre dois navegadores como o Firefox ou Chrome, sem exigir que nenhuma das partes faça o download de qualquer plugin.

Quanto custam os webphones?

Poucos sistemas de telefonia em nuvem oferecem webphones de negócios para seus clientes, normalmente os que costumam oferecer o aplicativo como recurso gratuito junto com seus serviços. O aplicativo Webphone é um celular gratuito que vem com o serviço de sistema de rede em nuvem.

Alguns webphones são oferecidos como produtos independentes, separados de um sistema de telefonia. Eles geralmente cobram pequenas taxas de licenciamento. O FireRTC é um bom exemplo de um webphone autônomo.

Como faço para usar um Webphone?

Um webphone, por definição, é executado em uma página da Web. O aplicativo Webphone aparece em uma página da Web com uma caixa de entrada que pode chamar números, endereços SIP ou extensões dentro da sua empresa. Uma caixa de número suspensa também aparece na tela para que você possa inserir números manualmente. Dois botões abaixo da caixa de entrada oferecem a opção de fazer uma voz ou uma chamada de vídeo. Depois de marcar o número ou o endereço, a caixa de entrada dá lugar à exibição de tela de dados de chamadas ou a um fluxo de vídeo, dependendo do tipo de chamada que você escolheu.

O FireRTC possui uma interface semelhante, embora sem vídeo. Um bloco de números ocupa a maior parte da página. Os números são colocados em uma caixa de entrada na parte superior da tela. O FireRTC mapeia automaticamente onde o número que você está discando está no Google Maps quando liga. Essa imagem do mapa permanece durante toda a chamada, a menos que você a desative.

O meu telefone de mesa funciona. Por que eu deveria usar um Webphone?

Com um webphone comercial, os poucos que existem, um usuário pode fazer login em sua conta em qualquer dispositivo e ser conectado instantaneamente à linha telefônica comercial. Essa flexibilidade permite que alguém trabalhe de qualquer lugar com uma boa conexão com a Internet. Como tal, os webphones são excelentes para trabalhadores remotos ou móveis.

Os recursos de telefone de mesa mais conhecidos, transferência de chamadas, espera de chamadas, campo da lâmpada de ocupado, mudo, conferência de 3 vias, são replicados nos aplicativos Webphone. Assim, no que diz respeito aos recursos de chamadas padrão, os telefones de mesa e os webphones podem ser comparáveis.

Além disso, existem possibilidades mais amplas em relação à funcionalidade da interface em um telefone web do que um telefone de mesa, por exemplo, transferência de arrastar e soltar ou clique para ligar. Um provedor de telefone celular também pode oferecer integrações de terceiros com outras plataformas da nuvem tais como CRM, Help Desk ou aplicativos de bate-papo.

Claro, há desvantagens para os webphones quando comparados aos telefones de mesa. Um telefone celular ou qualquer telefone de software precisa ter excelentes recursos de microfone e alto-falante para suportar a voz Full HD que os telefones de mesa gostam. Com telefones de mesa, o hardware é criado para maximizar a qualidade de áudio. Além disso, é necessária uma excelente conexão com a Internet para que os webphones obtenham áudio HD de alta qualidade. Caso contrário, a qualidade da chamada pode ser interrompida.


Modernizando comunicações

As poucas empresas que oferecem webphones estão empurrando o envelope na telefonia. E as empresas que desenvolvem webphones de classe empresarial estão empurrando ainda mais. Embora o uso de webphones ainda não tenha entrado no mainstream, os desenvolvimentos do ano passado posicionaram essa tecnologia para sair do primeiro plano e entrar na cultura comercial do dia-a-dia.

Em alguns aspectos, os webphones podem ultrapassar os telefones de mesa em termos de capacidades. Então, se houver uma pitada de sabedoria que deve ficar em você, é que os telefones reais falam com suas características, não com seus quadros. Por essa medida, os webphones falarão alto e claro.

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Fonte: Kevin Bartley from Junction Networks

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