Artigo escrito por Stephen Ankenman em 20 de fevereiro de 2013, link do original em ingles aqui.
É necessário colocar a observação acima pois hoje sao 2 milhoes de empresas com mais de 4 milhoes de usários, mas estes numeros emtermos percetuais contuam bem semelhantes e servem para orientação.
Com 40.000 assinaturas de nuvem e 5000 intranets instaladas, os usuários do Bitrix24 formam um grupo de amostra que vale a pena estudar. Aqui estão as principais tendências que observamos:
1. Intranet social é pequeno, realmente pequeno, e isso é uma boa notícia. O tamanho mediano da intranet Bitrix24 é de apenas 9,7 usuários. As pequenas empresas estão adotando a intranet social quando ela é oferecida como solução de nuvem acessível que não requer instalação ou manutenção.
2. Intranet social não é apenas para negócios. Enquanto 62% dos usuários da intranet social são empresas, 10% são instituições educacionais, outros 10% são profissionais de saúde, 9% são instituições religiosas (igrejas), 7% são sem fins lucrativos e 2% são usuários não-tradicionais que não podem ser facilmente classificados (grupos musicais, clubes de bridge, etc.).
3. Intranet social é um assunto BYOD (traga seu próprio dispositivo). A partir de janeiro de 2013, 18% dos usuários do Bitrix24 acessam portais corporativos de smartphones e tablets, e não de PCs. Esperamos que a tendência continue. (Hoje -2017- o numero de usuários que se utilizam do mobile já esta em 40%).
4. A caixa está morrendo, mas ... Enquanto 70% dos nossos clientes preferem usar serviços baseados na nuvem, 30% precisam da versão caixa para integração e ou razões de conformidade. Vários países, como a Alemanha, têm uma legislação restritiva sobre privacidade e uso de dados pessoais, forçando as empresas a armazenar dados em servidores próprios ou aprovados.
5. Os mercados emergentes estão em chamas. Os 10 principais usuários da intranet social por país são os seguintes: EUA, Rússia, Índia, Brasil, Reino Unido, Filipinas, Alemanha, China, Indonésia, Canadá. (desde o inicio o Brasil se destaca como usuário do Bitrix24).
6. O ceticismo sobre o conceito de intranet social ainda não acabou. Embora 87% gostem da idéia de intranet social e acreditam que aumentará a produtividade dos funcionários, os outros 13% preferem um conceito clássico de intranet e pensam que os recursos sociais serão mal utilizados ou não adicionarão nada de valor.
7. As atividades mais populares dentro de intranets sociais são as seguintes: 73% - fluxo de atividade, mensagens instantâneas e comentários; 27% - armazenamento de documentos, compartilhamento ou colaboração; 21% - tarefas e gerenciamento de projetos; 15% - agendamento, calendários e reuniões; 14% - CRM; 10% - relatórios de trabalho; 4% - processos de negócio.
8. Intranet social está mudando padrões de trabalho tradicionais. Por exemplo, 60% dos usuários Bitrix24 acessam o portal corporativo nos fins de semana pelo menos uma vez e 12% dos usuários Bitrix24 acessaram seu portal no dia de Natal.
9. Intranet social é viciante - 13% dos usuários da intranet social usam a extranet para trabalhar com clientes, freelancers ou prestadores de serviços, expondo-o a um público mais amplo.
10. O software de CRM, Gerenciamento de Projetos e Colaboração está sendo absorvido por soluções mais amplas de intranet social. Cerca de 8% dos usuários do Bitrix24 trocaram de um único ponto CRM ou software de gerenciamento de projetos para a solução de multimídia e comunicações do Bitrix24.
Tamanho completo
O CRM Bitrix24 é uma plataforma completa de colaboração social, comunicação e ferramentas de gestão para a sua equipe, gratuita para 12 usuários.
Programa de Parceiros Bitrix24
Os parceiros Bitrix24 oferecem demonstrações, desenvolvimento, personalização, integração, que poderão ajudá-lo a criar e gerenciar sua intranet Bitrix24 orienta-lo na escolha do melhor plano para sua empresa, fornecer serviços de personalização e automação além de treinamento e consultoria de negócios. Nós também podemos desenvolver um aplicativo de marketplace para você. Comprar o Bitrix24 por meio de parceiros custa o mesmo, mas oferece uma série de vantagens, tais como suporte prioritário na sua lingua mãe e consultas por telefone/online.
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Artigo traduzido por Jose Muanes Pinto representante do Bitrix24 para o estado de São Paulo
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