Estamos ha mais de seis anos trabalhando com marketing
digital e nesse período temos estudado, lemos alguns livros, assistimos inúmeros
webinares e podcasts e nos preparamos para algumas certificações que entendo
ser necessária para desempenhar um bom papel.
Uma das áreas mais intrigantes do Marketing digital e a sua
mola principal são os visitantes dos websites sem eles nada acontece, então em
minha modesta opinião o trafego se torna o fator mais importante do marketing
digital, será através do trafego que todo o processo acontecera, podemos falar
de Funil de Vendas podemos usar a teoria Pipeline, podemos ir para outros
caminhos mas nada ira acontecer sem o trafego que ira nos trazer o
"Lead" que no final será o resultado de todo trabalho, a transformação
de um visitante de um website em um cliente bem atendido em suas necessidades e
muito satisfeito com o approach que o levou a essa condição.
Trafego e algo que se estuda e que tem variações N, pode ser
usado para muitas ações e não somente para que tenhamos novos Leads e ou novas e continuas conversões, e e nesse
pensamento que as técnicas do Marketing convencional entram em ação, será nesse
ponto que as empresas irão perceber a diferença entre um profissional de
marketing e o marqueteiro digital, esta nas definições dos objetivos através
das montagens das estratégias do planejamento de todo o processo que temos o
"joio" e o "trigo", mas atualmente com o encantamento pelo
mundo digital esta difícil de se ver analises sucintas e reais sobre os
profissionais, a capacidade de produzir materiais e o poder copiar e colar dão
a alguns a chamada "autoridade" sobre assuntos que muitas vezes não
se tem a menor noção do que seja, mas como se diz popularmente papel aceita
tudo.
Mas voltemos ao trafego que e o objeto de minhas reflexões e
para colocar de forma bem simples a linha que sigo vamos começar com a exemplificação
de uma situação que pode facilmente refletir os dias atuais. Imaginemos uma
feira de rua, nesse tipo de comercio, bem popular, temos varias
"barracas" dispostas em linha subsequente e cada uma vendendo um tipo
de produto algumas vezes têm "barracas" similares, mas dificilmente
totalmente iguais, o "visitante" circula pela feira pelo meio entre
as "barracas" que são montadas em linha e tem uma visão geral dos
produtos a sua disposição.
Agora pensemos em uma feira igual a descrita mas com
todas as "barracas" vendendo o mesmo produto e em condições bem
semelhantes, como se destacar? Como atrair o visitante para a sua barraca uma
vez que a "barraca" vizinha tem o mesmo que a sua? E nessa linha de pensamento
que temos as lojas virtuais, são inúmeras e nos diversos nichos de negócios
tem-se uma quantidade absurda de " lojas online" vendendo produtos
muitas vezes iguais e em mesmas condições, o que fazer para se destacar? o que
fazer para ser diferente e acima de tudo como mostrar essas condições para os
"visitantes" ? Como atrai-los para si se quando se busca um produto
ou serviço no mundo digital as opções são milhares se o pretenso
"visitante" falar mais de uma língua essas opções se transformam em milhões.
Ai começa todo o trabalho do profissional.
A busca pelo diferencial, mas como ser diferente em um mundo
com milhares de "iguais"? Como ter alguma característica que ainda não
foi percebida ou mesmo concebida quando temos a frente uma "aldeia
global" cada individuo nos dias de hoje pode sem muito conhecimento e sem
muito “capital" ser um profissional ou mesmo um empresário. Como podemos
atrair o visitante para nosso negocio e como trata-lo como único? Como fazer
isso se estamos em um mundo onde tudo esta automático.
Ai entrara a busca pelo trafego diferenciado, segmentado e
seguindo uma teoria do marketing convencional que foi tratada ainda nos anos
90, o chamado Marketing do um a um, será nessa linha que devemos seguir quando
buscamos trafego, mas para se chegar a esse objetivo podemos usar as técnicas
que o marketing convencional possui para transformar um trafego comum e sem
proposito em um trafego que tem o nosso "visitante" único que esta
precisamente a nossa procura e que dessa forma será nosso cliente.
Como conseguir esse objetivo, como transformar essa massa de
navegantes, como filtrar todo o processo, aqui nesse ponto tem-se quem poderá
tornar todo o esforço físico e financeiro dispendido no trabalho em algo eficaz
e permanente. A escolha cabe a cada um que procura um profissional para
desempenhar esse papel, mas para isso será necessário ter o conhecimento e a
capacidade de separar o "joio do trigo", ai entrara quão profissional é a outra parte e de nada adiantara todo o esforço todo conhecimento toda a dedicação
se no final o poder de escolha estiver na mão de um curioso.
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