segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A importância do Trafego

Estamos ha mais de seis anos trabalhando com marketing digital e nesse período temos estudado, lemos alguns livros, assistimos inúmeros webinares e podcasts e nos preparamos para algumas certificações que entendo ser necessária para desempenhar um bom papel.

Uma das áreas mais intrigantes do Marketing digital e a sua mola principal são os visitantes dos websites sem eles nada acontece, então em minha modesta opinião o trafego se torna o fator mais importante do marketing digital, será através do trafego que todo o processo acontecera, podemos falar de Funil de Vendas podemos usar a teoria Pipeline, podemos ir para outros caminhos mas nada ira acontecer sem o trafego que ira nos trazer o "Lead" que no final será o resultado de todo trabalho, a transformação de um visitante de um website em um cliente bem atendido em suas necessidades e muito satisfeito com o approach que o levou a essa condição.

Trafego e algo que se estuda e que tem variações N, pode ser usado para muitas ações e não somente para que tenhamos novos Leads  e ou novas e continuas conversões, e e nesse pensamento que as técnicas do Marketing convencional entram em ação, será nesse ponto que as empresas irão perceber a diferença entre um profissional de marketing e o marqueteiro digital, esta nas definições dos objetivos através das montagens das estratégias do planejamento de todo o processo que temos o "joio" e o "trigo", mas atualmente com o encantamento pelo mundo digital esta difícil de se ver analises sucintas e reais sobre os profissionais, a capacidade de produzir materiais e o poder copiar e colar dão a alguns a chamada "autoridade" sobre assuntos que muitas vezes não se tem a menor noção do que seja, mas como se diz popularmente papel aceita tudo.

Mas voltemos ao trafego que e o objeto de minhas reflexões e para colocar de forma bem simples a linha que sigo vamos começar com a exemplificação de uma situação que pode facilmente refletir os dias atuais. Imaginemos uma feira de rua, nesse tipo de comercio, bem popular, temos varias "barracas" dispostas em linha subsequente e cada uma vendendo um tipo de produto algumas vezes têm "barracas" similares, mas dificilmente totalmente iguais, o "visitante" circula pela feira pelo meio entre as "barracas" que são montadas em linha e tem uma visão geral dos produtos a sua disposição. 

Agora pensemos em uma feira igual a descrita mas com todas as "barracas" vendendo o mesmo produto e em condições bem semelhantes, como se destacar? Como atrair o visitante para a sua barraca uma vez que a "barraca" vizinha tem o mesmo que a sua? E nessa linha de pensamento que temos as lojas virtuais, são inúmeras e nos diversos nichos de negócios tem-se uma quantidade absurda de " lojas online" vendendo produtos muitas vezes iguais e em mesmas condições, o que fazer para se destacar? o que fazer para ser diferente e acima de tudo como mostrar essas condições para os "visitantes" ? Como atrai-los para si se quando se busca um produto ou serviço no mundo digital as opções são milhares se o pretenso "visitante" falar mais de uma língua essas opções se transformam em milhões. Ai começa todo o trabalho do profissional.

A busca pelo diferencial, mas como ser diferente em um mundo com milhares de "iguais"? Como ter alguma característica que ainda não foi percebida ou mesmo concebida quando temos a frente uma "aldeia global" cada individuo nos dias de hoje pode sem muito conhecimento e sem muito “capital" ser um profissional ou mesmo um empresário. Como podemos atrair o visitante para nosso negocio e como trata-lo como único? Como fazer isso se estamos em um mundo onde tudo esta automático.

Ai entrara a busca pelo trafego diferenciado, segmentado e seguindo uma teoria do marketing convencional que foi tratada ainda nos anos 90, o chamado Marketing do um a um, será nessa linha que devemos seguir quando buscamos trafego, mas para se chegar a esse objetivo podemos usar as técnicas que o marketing convencional possui para transformar um trafego comum e sem proposito em um trafego que tem o nosso "visitante" único que esta precisamente a nossa procura e que dessa forma será nosso cliente.


Como conseguir esse objetivo, como transformar essa massa de navegantes, como filtrar todo o processo, aqui nesse ponto tem-se quem poderá tornar todo o esforço físico e financeiro dispendido no trabalho em algo eficaz e permanente. A escolha cabe a cada um que procura um profissional para desempenhar esse papel, mas para isso será necessário ter o conhecimento e a capacidade de separar o "joio do trigo", ai entrara quão profissional é a outra parte e de nada adiantara todo o esforço todo conhecimento toda a dedicação se no final o poder de escolha estiver na mão de um curioso.   

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