quinta-feira, 5 de junho de 2014

Entenda como funciona o "grátis" no mundo virtual


Com o advento da Internet os modelos de negócios foram se modificando e os empreendedores foram se adaptando aos novos tempos, os termos digital e virtual passaram a fazer parte dos negócios e a logística que antes era relegada a segundo plano entrou definitivamente na área de preocupação primaria.

Em um primeiro momento analisou-se quantos usuários teríamos navegando na Internet, qual o tipo de material seria os primeiros a serem disponibilizados, como seriam localizados, dai apareceram os primeiros embriões de negócios e a seguir, claro, veio o boom digital que desfaleceu com a mesma velocidade que apareceu. Mas deixou muitas lições e muitos caminhos a serem tomados com e por negócios sólidos que vieram florescer posteriormente. Nesse primeiro momento imaginou-se que a Internet seria um grande canal de distribuição de softwares, claro que por ser tudo através de computadores os insumos computacionais seriam os primeiros a serem comercializados através da Internet.

Um dos primeiros modelos de negócios dos softwares de computadores que não eram conhecidos foi o Shareware os "Free Trials", "Free to Try", "Try before you buy", ou use por trinta dias, todos os modelos de uma pseudo gratuitidade tinham alguma limitação, mas que dependendo da necessidade do usuário essa limitação não impedia o total atendimento.

Nesse caso todos se perguntam - E como essas empresas ou esses desenvolvedores sobreviveram, quer dizer foram recompensados pelo trabalho? Fácil a compreensão, pela propaganda do -"boca a boca". No meado dos anos 90 vários profissionais de marketing começaram a dar um grande valor a esse modelo de divulgação inclusive alguns mestres marqueteiros brasileiros começaram a esboçar varias teorias sobre o futuro do marketing onde viam uma grande oportunidade no Marketing do um a um, ou seja uma individualização da mensagem e a proposta do shareware era uma grande ferramenta para a montagem do banco de dados e a partir dos dados cadastrais dos clientes conseguidos através da distribuição dos Shareware seria possível iniciar um trabalho mais individualizado, esta ai a semente da micro divisão dos nichos de mercado.

Como as empresas usariam o cadastro? Bem a resposta foi uma associação das empresas distribuidoras de Shareware, e consequentemente a união de todos os cadastros amealhados nas diversas distribuições.

Shareware para software, ótima ideia, mas estávamos tendo um grande boom de usuários de internet, o tal mercado Global, um mundo de novos indivíduos ávidos por produtos e por SERVIÇOS, epa, mas  e os serviços?  Shareware não combina com serviços, nesse ponto um pequeno embrião apareceu dando uma pontinha do que temos, e o grande impulso foram os serviços de e-mail grátis, um dos precursores foi o Hotmail posteriormente comprado pela Microsoft. Seguindo a linha do Hotmail foram aparecendo timidamente outros serviços grátis usando a propaganda embutida como custeador da despesa, e ai tivemos (pasmem, digo isso porque atualmente falamos em Clouds como se fossem serviços que se iniciaram agora ) as primeiras nuvens ou seja os primeiros repositórios digitais para guardar arquivos, não vamos aqui falar sobre o mau uso pois ele esta um tudo. E nesse caminho apareceram também os serviços de envio de arquivos (YouSendIt) que os e-mails da época não conseguiam enviar pelo tamanho e vamos seguindo por ai.

Temos um apêndice, a propaganda impulsionou o shareware de forma que no meio do caminho apareceu uma outra modalidade, o Freeware que são pequenos utilitários usados para fazer divulgação de empresas que atendem parte da necessidade e ou impulsionam o mercado para um nova necessidade que acabam criando através da distribuição gratuita de um software.

Mas eis que em 2006 um grande investidor que atua no mercado Digital e ou virtual chamado Fred Wilson escreveu em seu Blog o seguinte: “Ofereça o seu serviço de graça, possivelmente suportado por publicidades, mas não obrigatoriamente”. “Adquira uma grande base de clientes de forma eficiente através de buzz marketing, rede de referências, busca orgânica, etc. Depois ofereça serviços Premium ou uma versão melhorada do seu serviço para a sua base de clientes."

Fredy Wilson ilustra sua fala (ou declaração como queiram) dando exemplos:

Skype – basic in network voice is free, out of network calling is a premium service
Flickr – a handful of pictures a month is free, heavy users convert to Pro
Trillian – the basic service is free, but there is paid version that is full featured
Newsgator – the web reader is free. If you want to synch with outlook and your mobile phone, that’s a paid service
Box.net – you get 1gb of virtual storage for free, but you have to pay for more than that
Webroot – you can get a free spyware scan, but for full protection you need to pay

Em resposta a esse comentário / declaração o mercado digital respondeu imediatamente (como é, foi  e sempre será) criando um termo Freemium que é a combinação de grátis (Free) com serviço integral que é descrito como Premium claro que houve uma mudança no Premium ou seja quase tudo é oferecido gratuito (sempre com o intuito de amealhar cadastros). A palavra Freemium acaba sendo impulsionada por mais um fator que esta se tornando mais e mais comum entre os consumidores, os smartfones e tablets e o modelo "Freemium" está se tornando uma excelente fonte de renda para fabricantes de software e produtoras de jogos atualmente.

No modelo Freemium temos que em torno de 5 a 10% dos usuários realmente irão acabar pagando pelos extras do serviço. Do ponto de vista de negócio, isso pode  não parecer fazer muito sentido do ponto de vista financeiro. Mas existem alguns fatores que contribuem para que o modelo Freemium seja viável, mesmo vendendo serviços apenas para uma pequena parcela dos usuários finais, lembrem-se o mercado hoje é Global e assim sendo o numero de usuários possíveis são a população mundial usuária de computadores, smartfones, tablets.



Pesquisem, leiam procurem fontes confiáveis e entendam o mercado esta aberto para todos os tipos de ideias, mas não se esqueçam de que é necessário ser eficiente e trabalhar de verdade oferecendo algo palpável ao mercado.

Empreendam

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste