sábado, 31 de maio de 2014

Você é (quer ser) um editor?

Escrever, bem mesmo que você cometa algumas gafes no inicio não significa que deva desistir, as primeiras publicações tendem a ser prejudicadas pela falta de habito, costuma-se dizer que a repetição leva a perfeição, claro que muitas vezes não sendo um jornalista ou mesmo da área de comunicação você queira escrever, e pode ser sobre uma ideia que teve, uma opinião sobre determinado assunto ou passar para outrem suas observações e emoções, tudo isso é valido.

Alguns cuidados devem ser tomados que você quiser ser levado a serio, mas quem se importa? As copias estão às toneladas espalhadas pela internet e em alguns casos acabam sendo extremamente uteis em outros meros registros.

Com o advento da internet muita coisa mudou na área da informação e da noticia, penso que a filtragem da informação ficou muito complicada, são muitas e em varias línguas e sob vários pontos de vista, é praticamente impossível ter-se uma unanimidade, educações diferentes, ambientes diferentes e quadro de valores diferentes fazem com que a formação humana seja imensamente diversa.

O fato de escrever e transcrever faz com aprendamos, aumenta nosso vocabulário e aprimoram nossa construção de frases e também na própria forma de arranjarmos nossas ideias.

Existem varias formas de se aprender a escrever artigos e textos, eventualmente podemos reler um de nossos artigos ou mesmo texto e tentar reescreve-lo, lendo-o atentamente podemos retirar uma parte dele e a partir dai ao reescrever poderemos ter outras ideias pois passado um tempo temos outras formas de vermos os acontecimentos e de catalogarmos as informações. Essa atitude ajudara muito no processo de criar textos e artigos.

Imagine ter um Blog ou um caderno que seja com vários textos que foram acumulados durante algum tempo, passe um tempo relendo, folheando essas publicações, pare em uma qualquer e tente mudar o titulo se não houver um mude a primeira linha, você poderá ter uma grande surpresa nesse momento.

"O processo de criação de um texto é muito parecido com a vela, horas e horas de tédio, pontuados por alguns momentos de puro terror, emocionante."

Existem frases que ajudam nas ideias e na compilação de matérias, textos e artigos, em jornalismo temos o quê - a ocorrência, quem - o sujeito em questão, onde - local da ocorrência, quando - momento da ocorrência. o por quê - aborda a causa da ocorrência, como - "modus operandi ".

As ideias podem partir de fatos e informações que temos arquivadas em nossa "lembrança" e que ao nos depararmos com um texto ou com uma palavra, vem imediatamente a tona algumas pessoas sentem nesse momento uma vontade incontrolável de contar, escrever ou mesmo de gravar.

Somos todos produtores de informações e participes da historia,  não importa idade, sexo, cor, nacionalidade.


Boa escrita.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste