quinta-feira, 29 de maio de 2014

Essa foto foi editada com Photoshop?


Antes de entra na definição de Exif e dar uma pequena explanação do que poder ser conseguido conhecendo o termo, vamos fazer uma introdução de dois outros termos que tem relação profunda - Metadata e Artifacts.

Exemplo de edição de fotografia com Photoshop
Fotografia publicada no site Uol. (http://tecnologia.uol.com.br/album/celebridades_photoshop_album.jhtm)

Começamos então dizendo que são termos usados em investigação forense e estão intimamente ligados como poderemos ver a seguir no decorrer da postagem. Claro que toda explicação técnica é maçante, mas não sei como mudar essa questão, tentarei, entretanto ser o mais breve possível sem que com essa brevidade eu tire o entendimento dos termos.

Todas as ações que executamos em um computador deixam traços que com um pouco de recurso e conhecimento podem ser coletados, estudados e analisados. Estes traços dão informações de toda natureza, exemplo site visitado, pagina vista, tempo de permanência na pagina, isto mesmo depois de termos deletado o cache, no caso de fotos as informações são diversas mas vamos entrar no tema mais a frente.

O que são “Artifacts”?
Qualquer elemento de um projeto de desenvolvimento de software, isto inclui documentação, testes, imagens, arquivos de dados e módulos executáveis.
A distorção de uma imagem ou som causado por uma limitação ou defeito no hardware ou software.
Artifacts (tradução literal = Artefatos) podem ou não podem ser facilmente detectáveis. Fazendo-se uma inspeção intensa podemos estar encontrando vários Artifacts, mas alguns detalhes importantes podem passar despercebidos.

Temos "Artifacts" analógicos e digitais, os analógicos são encontrados em vídeos, filmes, imperfeições nas lentes das câmeras ou do próprio filme (os filmes analógicos possuem grãos de prata), podemos também encontra-los em gravações de áudio analógicas em forma de ruído.
Os "Artifacts" digitais são um subproduto natural de métodos de compressão digital, como JPEG e MPEG, que permanentemente descartam pixels. Quanto maior for a compressão utilizada, mais provavelmente serão os “Artifacts”, e as sequências de movimentos em velocidade são um dos principais contribuintes. Como telas de TV tornaram-se maiores, as distorções ficaram  mais visíveis. Nas câmeras digitais, os artefatos podem surgir ao se usar o zoom digital.

O que é Metadata? 

Metadata (Metadados) é o dado de outros dados. Ela fornece informações sobre o conteúdo de um determinado item. Por exemplo, uma imagem pode incluir Metadata que descrevem o quão grande a imagem é, a profundidade de cor, a resolução da imagem, quando a imagem foi criada, e outros dados. Os metadados de um documento de texto podem conter informações sobre quanto tempo o documento é quem é o autor, quando o documento foi escrito, e um pequeno resumo do documento.

Páginas da Web muitas vezes incluem Metadata na forma de meta tags que são palavras-chave são usadas ​​para descrever o conteúdo da página web. A maioria dos motores de busca se utiliza desses dados para adicionar páginas em seu índice de pesquisa e também para posicionar a pagina.

Exif

Exif tags que significa Exchangeable Image File é a Metadata das fotos, que nos fornece vários dados sobre as fotografias como, por exemplo, qual a maquina que tirou a foto, em que horário foi batida a foto, qual a lente usada pela maquina, algumas fotos arquivam o local em que foram tiradas. Com o exif é possível  se estabelecer se a foto que estamos vendo é a foto original ou se a foto foi editada ( usando-se por exemplo o Photoshop).

Muitos proprietários de câmeras estudam o Exif para comparar fotos de sucesso com outras que não são. Os dados fornecem insights sobre como as configurações da câmera afetam  as características das fotografias, como a exposição, profundidade de campo e movimento do motivo fotografado (Corrida de cavalo, foto do cavalo correndo. Foto de um carro de formula 1 em disputa de uma corrida).

Por incrível que possa parecer algumas das melhores coisas da vida são gratuitas, incluindo programas e utilitários para ajudá-lo com sua câmara digital, abaixo temos  programas  para editar e aprimorar imagens digitais, para ver e organizá-los, e até mesmo para ajudar a recuperar arquivos digitais que você pode ter excluído. Alguns dos programas podem mudar o status de grátis para pago.

§  Neat Image –  editor digital de imagem para reduzir  noise.
§  Paint.NET  editor de imagem que suporta layers
§  PanoramPlus Starter Edition – cria automaticamente fotos panorâmicas
§  PhotoFiltre – editor de imagem com filtros.
§  Photo Story – Programa para adicionar movimento, musica e outros efeitos digitais.
§  Picasa – Editor e organizador
§  Pandora Recovery – Encontra e recupera fotos deletadas.

§  PC Inspector File Recovery – Programa para recuperar fotos.

Edite suas fotos como o Photoshop online, é gratuito
Estamos planejando alguns tutoriais para ensinar a recuperar fotos e dados deletados.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste