terça-feira, 21 de abril de 2009

Mizutech um softfone com codec G723, G.729, G.722

Na grande maioria das vezes o único empecilho para se usar VoIP é o fato de se ter uma conexão de Internet que não atende as necessidades de uma chamada VoIP. Para poder aumentar o universo de usuários VoIP teremos que aumentar a quantidade de usuários com conexão ADSL, claro que as conexões ADSL comercializadas no Brasil nem sempre estão a altura de um ADSL Europeu ou Americano e sendo assim mesmo com uma conexão ADSL o uso do VoIP fica comprometido e é nessa hora que um profissional que conhece a tecnologia VoIP ira fazer a diferença, pois existe algumas alternativas para se propiciar o uso do VoIP e a mais comum é o estudo do codec que irá ser usado na chamada VoIP.

Para se ter uma idéia de como isso se processa vamos colocar o consumo de banda de uma chamada VoIP usando um codec comum em Softfones e ATAs que é o G711 e a seguir colocarei o consumo da mesma chamada usando o codec G723.
O codec G.711 possui algumas variantes e também algumas divergências em seu consumo alguns dizem que ele consome 64 Kbps e outros dizem ser 87 kbps isso para todas as variantes. O codec G.723.1 tem duas variantes uma que consome 5.3 Kbps e outra que consome 6.3 Kbps.

Essas informações são importantes se analisarmos a Internet comercializada no Brasil que é do tipo compartilhada onde o que se contrata é uma coisa e o que realmente se recebe é outra (coisa comum no País), a ADSL de maior penetração no Brasil tem um download de 1 mb e um upload de 300kbps e o que realmente é entregue varia de 8 a no máximo 10% desse valor e pasmem esta no site da ANATEL e lendo o que la esta escrito entendemos que é praticamente proibido entregar mais, pasmem!!!!

Com base nos dados acima temos então que o download que é usado para receber a voz estará em 1000 kbps chegando ao usuário 100 kbps e o upload que é a banda que será usada para enviar a voz 300 kbps e o que realmente o usuário tem são 30 kbps. Não é preciso ser muito bom de matemática para ver que uma chamada usando o codec G.711 com esse tipo de conexão fica completamente comprometida.

A alternativa para operar VoIP nesse cenário é usar um ATA (todos possuem codecs de compressão do tipo do G.723) e para os não irão usar esse tipo de dispositivo por razão qualquer que seja, um softfone que tenha um codec que possa transmitir a voz nas condições acima e é nesse momento que ficamos com problemas, primeiro por que softfones com codecs de baixo consumo são na maioria das vezes mais caros que um ATA e geralmente não possuem o G.723 e em se tratando de grátis complica mais ainda.

Em nossas pesquisas e buscas de melhores alternativas para o enfrentamento das necessidades já apresentadas encontramos a Mizutech que se apresenta como desenvolvedora de um dos melhores e mais completo softfone do mercado e ela não fica somente nisso, mas apresenta outras soluções igualmente fantásticas com produtos para Callcenter, CRM, IVR e um Webphone.

Todos os produtos da Mizutech podem ser encontrados em seu site na versão demonstração, inclusive o Webphone que lá encontramos como um telefone público, você coloca sua conta VoIP e pode ligar como se estivesse com seu ATA ou seu softphone. Mizu SoftPhone - is a sip client software designed especially for VoIP service providers.

O softfone da Mizutech é do tipo classe 5 e isso significa que ele tem funções do tipo voicemail, call transfer, conference, presence, IM, video, FAX, SMS, e de quebra todos os codecs que são usados em conexões com banda de 30 kbps (as comuns no Brasil), a lista de codecs do Mizuphone: G.729, G.723, iLBC, G.722, G.726, GSM, iLBC, Speex e claro os G.711 Ulaw e Alaw.

O MizuPhone tem como base o protocolo SIP, conecta-se através de Internet pública ou em uma rede local, tem função de P2P e é gratuito para uso não profissional e comercial.

As funções disponíveis acima se juntam um IVR, acesso remoto, compartilhamento de arquivos e o "HD video capability and scriptable actions", função high definition tão propalada em anúncios de TV digital.

Os dados da empresa

MizuPhone is developed by MizuTech LTD, VOIP software and services company based in Hungary, Budapest, with more than 10 year experience in telecom industry.

Produtos: Mizu Softphone – versão Professional e versão Corporativa; WebPhone -VOIP for website; Mizu VOIP Server Class 5 SoftSwitch, Mizu CallCenter e desenvolvimento de IVR customizado e integração CRM.
Contato: Mr. Fenesi Istvan, que nos atendeu com extrema educação, atenção e presteza em todas as nossas duvidas e questionamentos.

Entre no site da Mizutech e confira o Webphone público que eles gentilmente disponibilizam para teste, e claro não deixe de testar o softfone, provavelmente muitos dos problemas de áudio e chamadas ruins poderão estar sendo resolvido.

4 comentários:

Unknown disse...

Com relação à webPhone, o Serviço disponibilizado em http://www.doddling.com Doddle -WebPhone Online (público) utiliza compressão de áudio G.711 e GSM (mizu tem apenas G711)
O GSM (faixa estreita) é mais apropriado para baixas velocidades de internet.
Também é possível embutir o Doddle webphone em nossas páginas particulares, sem restrições de tempo nas chamadas ou recursos do webphone.

Hard Disk disse...

Caro senhor Paulo, vá ao Website da Mizu e obeserve a quantidade de Codecs que eles possuem, com relação ao produto citado nós fizemos varias tentativas e não conseguimos faze-lo funcionar no caso fique a vontade para entrar em contato conosco e enviar maiores informações ou o aplicativo em questão funcionando que faremos questão de coloca-lo em evidência.

Unknown disse...

Em relação aos codecs, me refiro apenas aos suportados pelo webphone em si.

Unknown disse...

Olá José,
Gostaria de saber que tipo de problemas você encontrou ao usar o webphone Doddle.
Posso lhe ajudar a identificar e solucionar os problemas.

Qualquer dúvida por favor entre em contato:

info@doddlephone.com

Obrigado.

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