sexta-feira, 10 de julho de 2009

VoIP: quem pode estar espionando suas comunicações?

A Máfia, seu chefe, a polícia e até mesmo o seu cônjuge pode neste momento estar espionando o que voce esta fazendo.

E-mail, IM (mensagens instantâneas) e até mesmo soluções VoIP como Skype e Vonage estão a cada dia ganhando mais espaço nas comunicações tanto na área empresarial como na social. Estes sistemas estão funcionando bem, e são muito necessários porque provem uma solução para as altas contas de telefone. Sistemas de comunicação baseados em métodos que usam a Internet dão aos usuários ótimas opções de acesso remoto, pois tudo que é necessário para a utilização do VoIP ou para enviar uma mensagem através de Internet Messager é uma conexão de Internet. Mas, com este aumento de popularidade vêm graves problemas de segurança.

A tecnologia VoIP ainda é relativamente nova, e os hackers estão descobrindo novas maneiras de burlar os prestadores de serviços e seus clientes. Quem pode espionar suas comunicações on-line? Você pode ficar surpreso com a resposta.

Se você está considerando realizar algum negócio escuso usando sua conexão VoIP porque você não acha que pode ser espionado, pense novamente. Em 2006, o Tribunal de Apelações do Distrito de Colúmbia nos Estados Unidos fez um movimento pioneiro no mundo da tecnologia e da comunicação. Assim como os representantes da lei são legalmente autorizados a espionar linhas telefônicas, colocando escutas, como parte de uma investigação, eles também têm agora o direito de espionar os telefonemas que são realizados usando a Internet. De acordo com o acórdão da Justiça Americana, provedores VoIP devem permitir e facilitar a justiça possíveis grampos em suas linhas, a fim de cumprir a aplicação da lei e auxiliar nos inquéritos governamentais. A decisão se estende para o Calea (Communications Assistance for Law Enforcement Act), que obriga as empresas de telefonia tradicional permitir o grampo em suas linhas.

Há alguns anos, a AT&T uniu-se a NSA (National Security Agency) para formar uma controversa parceria com objetivo de montar grampos telefônicos. Chamado "warrantless" por fios, os grampos da AT&T incluíam a espionagem de seus clientes, que usavam chamadas VoIP, e-mails, além de coletar informações de cartão de crédito e outros dados privados. Ainda não se sabe que tipo de pressão a AT&T fez para ter permissão para realizar esse tipo de grampo, o caso é que a situação causou um grande tumulto entre os ativistas dos direitos civis, incluindo os advogados que defenderam o direito que os clientes da A&T têm de ter preservada a privacidade.

Mas a AT&T não é a única empresa acusada de montar grampo telefônico em VoIP. O site de noticias eWeek.com escreveu que a Verizon Wireless "- sem um mandado ou autorização judicial - examinou os registros de chamadas telefônicas e de as atividades na Internet de seus clientes passando essas informações a funcionários federais mais de 700 vezes desde 2005."

A Verizon Wireless alega ter agido sob a proteção da FISA (Foreign Intelligence Surveillance Act "), mas a Assembléia de Energia e o Comitê de Comércio" ... estão buscando informações sobre possíveis violações de privacidade assegurada pelas leis dos E.U.A". A Verizon Wired relatou que enviou os registros de chamadas "para um programa secreto de anti-terrorismo", mas não revelou detalhes específicos sobre a organização, o que torna desconfortável a situação dos clientes da Verizon Wireless pois tiveram revelados fatos de sua privacidade pessoal.

Especialistas em VoIP como Peter Cox tem alertado os consumidores sobre a iminente vulnerabilidade das comunicações VoIP, especialmente as deficiências de segurança.

Em um artigo na Computerworld, Cox insistiu que os criminosos de organizações como a Máfia estão se tornando mais hábeis e utilizando o VoIP para espionar os seus concorrentes, as novas perspectivas de negócios e talvez até mesmo os investigadores da justiça. Ele observou que o pior dos pesadelos nos casos de vulnerabilidade VoIP é que agora o crime organizado tem capacidade para explorá-la, e que poderia usar essa vulnerabilidade para roubar dados confidenciais de empresas, governos e até mesmo da polícia.

Em uma entrevista para a SearchUnifiedCommunications.com, o Presidente da VoIP Security Alliance e diretor de investigação sobre segurança da TippingPoint Technologies Inc. David Endler insistiu que o grampo em VoIP se tornou um negócio altamente lucrativo para o crime organizado.

Se você acha que os clientes da sua empresa ou segredos de seus negócios são atraentes para os membros do crime organizado, mantenha o serviço de telefonia tradicional para que você possa acompanhar melhor os casos de espionagem. Caso contrário, monte um grande sistema de segurança para seu VoIP.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste