sábado, 11 de julho de 2009

Vono o Voip da Telefônica

Como pode uma empresa ter duas orientações? Como pode o serviço de uma multinacional ser tão bom em uma de suas sucursais e ser tão péssimo em outra?

Essas perguntas eu me faço a cada vez que penso como a Telefônica trata seus clientes e me pego com um pensamento horrível: A desculpa do Governo Fernando Henrique para entregar a Telecomunicação Brasileira para empresas estrangeiras foi o fato de que dizer que o serviço que as mesmas prestavam precisava de concorrência, qual o que, ai esta como ficamos a Telefônica mantém monopólio em São Paulo e nós míseros consumidores nada podemos fazer. Já no caso da Vono o cenário muda, ela tem milhares de concorrentes oferecendo serviços de VoIP a todo o momento e nós consumidores temos a opção de ficar ou mudar, dai o atendimento de uma empresa ser horrível, com pessoas mal educadas, com falta de respeito em todos os sentidos e o serviço da outra empresa ser ótimo, com um atendimento impecável.

O Voip da Vono é um serviço de telefonia que não tem senão, o suporte da Vono é fantástico as atendentes são pessoas com muita paciência e estão o tempo todo procurando nos dar o máximo de informação e ajuda possível.

Claro que a Vono tem pecado, e um dos pecados da Vono é o serviço Vono Direto onde são disponibilizados Portais de Voz para que o usuário possa através dos telefones locais usar a conta Vono, o grande problema é que o usuário tem que cadastrar um telefone para estar usando o Portal e ai em uma emergência não tem como se valer deste serviço pois não há como se ter idéia de quando será preciso usar o serviço para atender uma emergência e muito menos se saber em qual cidade se vai estar e que telefone ira ser usado, é muita informação até mesmo para um gênio com uma lâmpada maravilhosa saber e de quebra com a necessária antecedência.

Um dos problemas que mais afetam a telefonia VoIP são os chamados recursos do usuário e a Vono inteligentemente colocou a serviço dos seus usuários um utilitário que permite que se faça todos os testes a dispositivos e peculiaridades necessários ao bom funcionamento de um VoIP e eu irei colocar aqui os testes que o utilitário realiza.

Teste 1 - Sistema operacional (Informativo)
Determinação de parâmetros acessórios sobre o seu computador
Teste 2 - Informações sobre a rede (Informativo)
Determinação de parâmetros acessórios sobre a sua rede acesso à Internet.
Teste 3 - Teste DNS Vono (Essencial)
Alternativa: teste 5 deve estar OK
Teste 4 - Localização do servidor VoIP via DNS Vono (Essencial)
Alternativa: teste 6 deve estar OK
Teste 5 - Teste DNS local (Essencial)
Se não estiver OK e teste 3 também não estiver OK => solicite ao seu técnico em informática que especifique este parâmetro no seu computador (adquira os valores do DNS junto a sua operadora de Banda Larga).
Teste 6 - Localização do servidor VoIP via DNS local (Essencial)
Se não estiver OK e teste 4 também não estiver OK => solicite ao seu técnico em informática que especifique este parâmetro no seu computador.
Teste 7 - Identificação de NAT (Informativo)
Identificação do endereço IP válido utilizado para acessar a Internet.

Teste 8 - Teste de Ping (Não Essencial)
Se este teste não estiver OK o Vono funciona normalmente
Teste 9 - Teste Website Vono (Não Essencial)
Se este teste não estiver OK o Vono funciona normalmente
Teste 10 - Teste SIP porta 1 (Essencial)
Alternativa: teste 11 deve estar OK
Teste 11 - Teste SIP porta 2 (Essencial)
Se não estiver OK e teste 10 também não estiver OK => verificar configurações de firewall no seu computador, bloqueio de portas na rede ou em seu modem. Liberar as portas UDP 1571 e UDP 5060.
Teste 12 a 21 - Teste de mídia porta 1 a 10 (Essencial)
Se não estiver OK => o serviço precisa de todas as portas UDP desta faixa (portas UDP 8000 e cima). Caso haja falha em qualquer um destes testes, reconfigure o seu firewall, rede ou modem de forma a permitir o acesso a toda a faixa.
Teste 22 - Teste do arquivo de configuração do (Essencial)
Se não estiver OK => reconfigure o seu firewall, rede ou modem para liberar porta HTTP 80.
Teste 23 - Rota até a Vono (Não Essencial)
Se este teste não estiver OK o Vono funciona normalmente
Teste 24 - Estatísticas do acesso
Verifica a latência e o jitter do acesso. Necessário ser inferior a 150ms e 50ms respectivamente. Se superior poderá ocorrer eco ou demora na resposta do interlocutor.
Teste 25 - Taxa de envio
Verifica velocidade do acesso. Necessário ser superior a 42kbps. Se inferior a qualidade de voz ficará comprometida (picotamento). Verifique com seu provedor de Internet a disponibilidade de uma taxa de upload maior.
Teste 26 - Taxa de recebimento
Verifica velocidade do acesso
Necessário ser superior a 42kbps. Se inferior a qualidade de voz ficará comprometida (picotamento). Verifique com seu provedor de Internet a disponibilidade de uma taxa de download maior.

Se você chegou até aqui deve ter lido as explicações dos testes e mesmo que você seja usuário de outro VoIP deve ter se dado conta que estes testes acima servem para qualquer VoIP, no site da Vono é possível baixar o utilitário que se chama testevono, ou então use o Google que será fácil de encontrá-lo.

Um comentário:

Rodrigo disse...

VONO DA TELEFONICA? QUE ASNEIRA É ESSA?

VONO É DA GVT, GRUPO VIVENDI!!!

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