sexta-feira, 19 de junho de 2009

Voip e a crise

Seja o momento difícil ou não a busca pela eficiência e pela eficácia é parte de uma administração compenetrada em fazer a empresa e o negócio estar sempre um passo a frente seja face a concorrência seja face as necessidades do mercado.
Tem décadas que a pesquisa de mercado é um dos fatores mais importantes para uma empresa, e hoje as informações de mercado estão mais acessíveis do que jamais estiveram. Com base nos dados coletados no mercado fica muito fácil ter um produto de alta penetração claro que a vocação da empresa não pode ser esquecida mas sim adaptada ao momento.

Detectar as oportunidades e transformá-las em casos de sucesso de uma empresa esta hoje ao alcance de todos. As empresas de pequeno e médio porte nos dias de hoje podem a qualquer minuto surpreender o mercado e ter uma evolução inimaginável, e isso vem acontecendo com muita freqüência.

Claro que há muita deficiência, nota-se que o avanço na qualidade dos profissionais ainda tem muito que melhorar, e uma das maiores deficiências esta no atendimento, nesse quesito esta o maior pecado das empresas brasileiras, convenhamos que o velho ditado “ a primeira impressão é o que fica” foi válido ontem, é válido hoje e o será amanhã. Quando uma empresa permite que um atendente sem nenhuma formação profissional decida quem será atendido ou não comete um grande pecado pois muitas oportunidades nos chegam de forma inusitada e surpreendente e muito se perde por não querer escutar uma proposta por mais absurda que esta possa parecer muito se aprende.

Uma das maiores lições que aprendi quando de minhas especializações em Marketing foi que – “A verdade é muito maior que a sala de um executivo” – infelizmente ainda hoje vejo que esta lição esta muito longe de ser absorvida por profissionais no Brasil, e por isso vemos que a velocidade da evolução aqui ainda deixa a desejar. Esse tipo de atitude me retirou do mercado por mais de 15 anos, e deverá ser o motivo de minha retirada novamente, não dá para conviver com a falta de bom senso empresarial, não da para conviver com profissionais que não entendem que ou se faz parte da solução ou então és parte do problema. Fico triste mas é melhor do que aumentar minha taxa de estresse.

De qualquer forma eu em minhas pesquisas pela Internet encontrei um material que pode auxiliar em muito os interessados em desempenhar um bom papel enquanto profissional ainda que no fundo se saiba que na maioria dos casos não valha a pena, pois no Brasil não temos terra de cegos, mas a miopia mercadológica esta presente em todos os lugares e isso é um grande pecado.

Detectar uma oportunidade no mercado, e trabalhar em uma solução para atendê-la nem sempre é um trabalho fácil as vezes nos deparamos com um grande negócio outras com sacrifício encontramos um caminho, nos dias de hoje o VoIP desponta como a melhor solução e a mais viável quando nos deparamos com a necessidade de comunicação de uma empresa, um profissional ou um individuo. Aceitar ou não essa verdade será uma escolha que cada um de nos terá que fazer. Nos anos 80 eu me deparei com uma escolha semelhante, na época eu estava ligado ao negocio da propaganda e nesse tempo foram lançados os primeiros micros pessoais e a grande vedete dos micros eram os fabricados pela Apple, eu optei por um IBM-PC Compatível, ainda tem muitos companheiros de trabalho que se recordam de terem me chamado de louco, hoje eu pergunto – Qual a agência de Propaganda que não tem PCs em todos seus departamentos?

Cabe a você empresário e a você gestor de TI fazer a escolha agora, VoIP ou ficar na contramão da história?

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste