domingo, 13 de julho de 2008

Finarea – Betamax, uma aula de mercadologia em Voip

Voip um negócio para o futuro? Um negócio do momento? Um avanço tecnológico? Um modismo? Uma oportunidade? Um negócio de oportunistas?

Muitas questões, muitas indagações, muitas dúvidas poucas ou quase nenhuma resposta.
Hoje ao se colocar a palavra Voip no Google, você recebe de volta algo como 130 milhões de resultados possíveis, muitos dos resultados são provenientes de serviços de ligações PC para PC e de PC para telefone e outra observação interessante é que a Betamax ou esta entre os primeiros dez resultados ou no máximo entre os 20 primeiros websites listados. Entre os Betamax mais "famosos" iremos encontrar o Voipbuster.
A razão primaria pela qual você sempre verá um dos Voip da Betamax nas primeiras paginas do Google é simples, eles sempre possuem as melhores promoções e ofertas para serviços Voip, e além dos preços serem sempre os menores eles tem também chamadas telefônicas longa distancia gratuitas e outras vezes SMS gratuitos.

O Voipbuster que citei acima é somente um dos muitos provedores de serviços Voip da Swiss Telecommunications Company - Finarea SA. A empresa começou sua "invasão no mercado oferecendo chamadas telefônicas de longa distancia da Suíça e da Inglaterra para outros países, e dessa forma foi avançando através da Europa e vendo sua penetração hoje nos leva a crer que eles encontraram um nicho e mercado que em sua permanente crescente permite que eles continuem seguindo a política que praticam. Claro que nossa observação nos mostra claramente que a Betamax oferece o que outras companhia de Voip consideram uma política comercial de risco, o que podemos ver e atestar é que com isso a Betamax conquistou e continua conquistando milhares de milhões de consumidores mundo afora, e entendemos que é exatamente o tamanho do seu mercado que lhe permite praticar a política que vemos atualmente.

Gostaria aqui de colocar um detalhe, pois tenho certeza que é desconhecimento da maioria das pessoas, o inicio da incursão da Finarea no mercado de Voip foi através de ligações totalmente gratuitas e com o passar do tempo, ganhando popularidade e conquistando consumidores a Finarea iniciou um novo acordo com seu publico, introduzindo paulatinamente as taxas que hoje praticam que claro são as menores do mercado. Para se ter uma idéia da evolução da política da Finarea observamos que de um serviço totalmente gratuito eles passaram a cobrar 1,00 euro por mês dos assinantes para lhes dar o serviço de chamadas longa distancia, logo a seguir passaram a assinatura para 5,00 euros e hoje eles estão praticando a mesma política cobrando 10,00 euros.

Vejamos como funcionou essa mecânica inicialmente eles deram o serviço gratuito o que levou vários consumidores ate eles e como esses consumidores usam a rede mundial (Internet) eles se encarregaram de multiplicar os assinantes, no momento que a quantidade de assinantes chegou a um patamar considerado pelo planejamento da Betamax como bom eles passaram a cobrar a assinatura e dessa forma eles tiveram a sustentabilidade inicial e assim seguiram e hoje com as estruturas atuais e com a quantidade de assinantes acredito que Finarea - Betamax é uma empresa lucrativa e com uma posição no mercado mundial que dificilmente será abalada, eles construíram seu espaço.

Hoje a Finarea a titulo de conquistar mais espaço ainda permite ligações gratuitas, mas limitaram essas ligações em 1 minuto, dessa forma o usuário pode ver se o serviço funciona e após ter essa percepção ele fará a assinatura com certeza.

Serviço gratuito? Será que alguém pode sobreviver no mercado atual usando essa política? Bem se essa pergunta me fosse feita há uns 5 anos atrás eu responderia sem pestaneja que não, hoje? Bem hoje eu já não posso dizer que não, tenho que analisar com cuidado qual o caminho escolhido pela empresa, e todas as variáveis que estão envolvidas no negocio para ai poder formar minha opinião. E isso graças a meu estudo sobre a Finarea.

No seu primeiro momento a Betamax através de seus servidores (nos já identificamos 26) mais precisamente o VoipBuster, tinham conexões com 20 países e eram esses os locais para onde as chamadas gratuitas podiam ser efetuadas, passado algum tempo esses locais foram reduzidos para 16 e essas localidades eram diferentes de um provedor para outro. Hoje com a cobrança em 10,00 euros essas localidades aumentaram sensivelmente, mas continua a mesma política sendo diferente de um servidor para outro as localidades do "free calls", isso da a Finarea um maior penetração nos diferentes mercados bem como aumenta suas possibilidade sem sobrecarregar o Provedor, e ela continua se beneficiando dos volumes de serviços que comercializa tanto com seus fornecedores quanto com seus consumidores. Observamos também que mudam continuamente a política de seus servidores e muitas vezes o usuário por falta de observância acaba pagando por algo que julgava ser gratuito, outra observação que fiz foi que o ASR (esse é o fator que mede as ligações efetuadas e as que terminam, ou seja, esse fator nos da uma noção da qualidade do serviço que estamos comprando) da Betamax é um dos mais baixos do mundo.

Outra de minhas observações foi que a Betamax não possui suporte, se você mandar um email dificilmente receberá uma resposta ai esta um grande problema, pois você poderá enfrentar varias questões e todas ficarão sem respostas, por exemplo, você poderá ter dificuldade com as rotas, depois você poderá ter problemas com seu credito, e você poderá enfrentar problemas com o servidor, estes são alguns dos fatores que acontecem com a Betamax e você deverá ao estar face a um deles ou algumas combinações se lembrar que este é o preço do baixo custo das ligações que você tem. Lembre-se sempre que não há como fazer milagres em negócios.

Eu penso assim - se você esta disposto a usar a Betamax a despeito dos problemas que irá enfrentar então minimize-os usando o bom senso. Primeiro você determina quais são suas prioridades, mais celular ou mais fixo, e quais são as rotas que você mais ira usar, após ter os dados de suas necessidades catalogados faça um levantamento dos servidores da Betamax e veja quais são os que possuem os países que você precisa contatar e depois analise os preços e os prazos, pronto você já tem o ponto de partida.

Após essa pequena maratona esta na hora de fazer pequenas incursões pelos servidores com compras mínimas e faça anotações das ocorrências lembrando-se sempre de usar os mesmos critérios com todos os servidores. A titulo de critério leve em consideração qual o método que ira usar para ligar - por exemplo, softfone ou ata? Qual o tipo de codec estará usando nas suas chamadas, quais os horários e quais as rotas, você colocando todas as variáveis possíveis em igualdade de condições há uma boa chance poder estabelecer parâmetros de comparação que irão permitir a minimização dos problemas bem como você terá elementos suficiente para poder estabelecer qual o melhor provedor para as suas necessidades.

Fatos interessantes da Betamax para sua analise:

-Todos os provedores de serviço Voip da Finarea - Betamax oferecem ligações gratuitas para telefones de alguns países após você ter comprado o crédito pré estabelecido por eles.

-Os países que estarão na lista de locais gratuitos irão mudar constantemente de um servidor Betamax para outro.

-Os servidores Betamax via de regra não possuem malwares, spywares ou adwares, garantia da Betamax.

-Nem todos os provedores de serviços da Betamax provem Sip, e em alguns casos quando isso acontece as ligações usando-se SIP são cobradas.

Portanto não se esqueça, ao optar por um servidor Voip da Finarea – Betamax, leia atentamente a política de uso e permissões do serviço e se você não souber inglês procure alguém que saiba e peça para que ele leia o texto todo. No mais - boa sorte.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste