segunda-feira, 7 de julho de 2008

Voip - Análise de retorno e planejamento de implantação

Como analisar a implantação de um sistema Voip? Como as situações são únicas não existe um modelo pronto, não existe uma resposta. Uma empresa deve analisar, por prudência, por pelo menos um ano os custos e os benefícios advindos da implantação de um sistema Voip (nos EUA essa analise é indicada por três anos).A grande chave de uma analise de investimento empresarial é mante-la simples e dentro do objetivo inicial, sem coleta de dados para analises paralelas.

Para a montagem de uma analise podemos oferecer um roteiro para que você monte seu modelo e trace um projeto de analise de retorno do investimento, lembrando-lhe sempre que nada é definitivo, portanto nunca deixe de estar conectado para as mudanças ambientais bem como coloque em seu projeto de analise os fatores externos e internos incontroláveis que são característicos de cada local, estes parâmetros não serão relacionados, pois são muito específicos de local, região e muitas vezes dependentes da qualificação da mão de obra e do "Modus Operantis" em questão.

Não vejo ainda aqui no Brasil uma norma para ou mesmo uma alusão qualquer que seja para que se forme tal analise, por isso estou iniciando um procedimento que acredito não ser nem o melhor muito menos o mais adequado, mas é um começo, e para se iniciar qualquer caminhada todos sabemos que é necessário dar o primeiro passo.
Os itens que acredito dever estar na lista de composição de um modelo ROI ( Return of Investiment) com base em curva de aprendizado e ponto de equilíbrio de um empresa seja ela pequena, média ou grande deve abordar as seguintes áreas:

A- Áreas que serão beneficiadas

1-Custos de Telecomunicações, reduções.
2-Modificação nas áreas administrativas e de suporte
3-Aumento na eficiência e produtividade dos funcionários
4-Capacidade e produtividade da Empresa

B- Custos a serem considerados
1-Central de sistema Voip, software e hardware
2-Upgrade e reposição de telefones
3-Upgrade da Rede
4-Gerenciamento dos serviços
5-Implementações
6-Treinamento da área técnica
7-Treinamento dos usuários
8-Aumento de custo da Rede dedicada
9-Aplicações desenvolvimento e integrações
10- Outras mudanças nos custos a serem consideradas (caso a caso)

C- Áreas de risco a serem consideradas e que poderão ter custos indeterminados.

1-Investimento na estrutura de rede em função de falta de planejamento e estruturas despreparadas, aquém das novas atividades.
2-Tempo de adaptação e treinamento de usuários, por falta de capacitação dos mesmos face às novas funções tecnológicas que o sistema permite
3-Capacidade e maturidade do IT (departamento) -- reticência em aceitar as novas implementações e incapacidade de gerenciá-la.
4-Adaptações necessárias para o Quality of service (QoS) necessário
5-Segurança

Leia atentamente todos os itens, faça uma reunião com o staf da empresa e acrescente ou retire itens e promova as adaptações necessárias ao seu negocio.

Em caso de dificuldade de entendimento procure um profissional da área e consulte-o, provavelmente ele terá algumas experiências e casos que poderão lhe beneficiar nessa analise, alguns provedores de serviço Voip Norte Americano oferecem esse serviço.

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