sexta-feira, 18 de maio de 2007

A DENGUE e o Estado de São Paulo.

Informações do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alertam para os perigos da DENGUE, noventa cidades paulistas estão de sobre alerta pelo número de casos de DENGUE, o que acontece é que nestas cidades a DENGUE já esta sendo considerada epidemia.
Devemos nos colocar a disposição das autoridades Sanitárias para colaboramos com o controle da DENGUE, não é possível que queiramos ver um de nossos entes queridos com essa doença.
Apesar de termos números que são considerados pelo CEV alarmantes, a Secretaria Estadual da Saúde, informa que só considera estado de epidemia quando existem mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A cidade de São Paulo não está entre as 90 cidades. Se você é morador do Estado de São Paulo, da cidade de São Paulo, ou mesmo de outro estado ou cidade Brasileira e que ver como esta a DENGUE em dados estatísticos, leia aqui na Divisão de Zoonoses - CVE-SES/SP.

Dados catalogados até a última sexta-feira (11/05), mostram que já foram confirmados 31.571 registros da doença. A Secretaria Estadual da Saúde só irá decretar epidemia em todo o Estado se for atingido o número de 136 mil casos, vamos colaborar para que o motor do Brasil não chegue a esse ponto. A Secretária Estadual da Saúde aponta como um dos principais motivos para o aumento dos casos é que grande parte dos moradores não permitem que os agentes entrem no imóvel para procurar os focos do mosquito, e o segundo fator são as residências fechadas para reforma e para locação. Nosso dever de cidadão é cobrar dos responsáveis por estes imóveis uma atitude de colaboração, bem como cabe aos melhor informados conversarem com amigos e vizinhos e alertarem sobre a importância da colaboração com os Agentes Sanitários.

As três cidades com o maior número de casos por habitantes são: Ilha Solteira (658 km de SP), Itapura (692 km de SP) e Sales (458 km de SP).

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

O QUE É DENGUE
DEFINIÇÃO: dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna, na maioria dos casos. Pode apresentar duas formas clínicas: Dengue Clássico e Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) / Síndrome do Choque do Dengue (SCD). É a virose urbana mais difundida no mundo. Com exceção da Europa, ocorre em todos os continentes. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

AGENTE INFECCIOSO: o vírus do dengue é um Arbovírus (vírus transmitido por inseto). São conhecidos quatro sorotipos (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4).

MODO DE TRANSMISSÃO: a transmissão se faz da através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. Uma vez infectado, o homem demora de 4 a 10 dias para apresentar os sintomas do dengue. O mosquito macho não transmite a doença, pois alimenta-se de seiva de plantas.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: na forma clássica a doença tem início súbito, com febre alta, mialgia e artralgia, dor retrorbital, cefaléia, anorexia, náuseas, vômitos, prostração, além de rush cutâneo, podendo assim ser confundida com sarampo ou rubéola.

TRATAMENTO

Não há tratamento específico para o dengue. As medidas terapêuticas visam à manutenção do estado geral do paciente. Não devem ser usados derivados do ácido acetilsalicílico para combater a dor e a febre, pois podem provocar sangramentos. A mesma contra-indicação aplica-se aos demais antiinflamatórios não hormonais, mesmo quando usados por via intramuscular. Recomenda-se tomar paracentamol ou dipirona.

Nos pacientes com suspeita de FHD ( aumento de hematócrito e/ ou plaquetopenia) deverão ser acompanhados e tratados conforme fluxograma abaixo.

Os casos suspeitos de Dengue Hemorrágico deverão ser notificados pelos telefones 3085-0234 (Divisão de Zoonoses) ou 0800-555466 ( Central CVE).

As informações que estamos colocando aqui foram fornecidas pela SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, Centro de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde, Pan American Health Organization.

Tendo a real noção do que é ser cidadão, de ter tido um privilegio que a maioria não tem ( INFELIZMENTE) acredito ser meu dever e obrigação colocar aqui neste espaço um alerta, mas o nosso dever e obrigação só estará cumprido se nós nos doarmos mais, e dermos o nosso máximo para ajudarmos no combate a DENGUE. NÃO SE ESQUEÇAM ELA PODE MATAR.

Esse MATERIAL pode e deve ser DISTRIBUÍDO, cabendo a todos nós esse dever , ele não é meu, não é teu, essa INFORMAÇÃO é nossa, imprima, espalhe, fale para os amigos. CONTRIBUA.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste