sábado, 19 de maio de 2007

VOIP informe-se.

Pode ser que você esteja se perguntando: Quando o VOIP começou? Segundo as informações que cataloguei em minhas pesquisas, há onze anos. A CTI, Computer Telephony Integration (hoje Comunications Solutions Magazine) mostrou em sua sessão de novidades o VOIP, em uma analise do que poderia ser feito em telefonia usando-se Internet, isso em 1996. A evolução do VOIP foi possível graças ao avanço da Internet banda larga, e sua disseminação acompanhou a penetração do serviço banda larga no chamado mercado Soho (Small Office and Home Office), esse é o termo que os mercadólogos importaram para designar o usuário que trabalha em casa, o usuário residencial, e o profissional liberal que tem um escritório pequeno. Esse mercado é muito grande e é onde as informações sobre as novidades em Informática ganham força e se propagam. Hoje temos, segundo informações que podemos garimpar na Internet, que 20% da população brasileira já teve algum contato com a Internet, e que 3% já possuem uma conexão do tipo banda larga, esse número da uma idéia do tamanho do mercado brasileiro que já pode ingressar no VOIP. Não devemos nos esquecer que a evolução desse mercado é bem significativa e, portanto os números mudam mês a mês. Uma conexão VOIP depende da velocidade de entrada para receber a voz e da velocidade de saída para que a voz seja enviada. Isso significa que tanto a velocidade de download quanto à velocidade de upload são importantes para o bom funcionamento do VOIP. Usando-se o computador para receber e fazer chamadas usando VOIP, temos ainda outros fatores a serem analisados que são as interferências que existem, a velocidade de processamento, a quantidade de dados que estão sendo processadas no momento da transmissão, a memória do micro, o tamanho do swap disk ( o espaço que o windows reserva em seu hard disk para ser usando como memória adicional - pagefile), a placa de som do micro e o microfone que esta sendo usado. Muitas vezes dizemos que o serviço de VOIP é ruim ou que não funciona perfeitamente, mas em 90% dos casos os fatores que discorri não são analisados nem levados em conta. Para termos um bom serviço de VOIP, precisa-se de um provedor de VOIP que tenha boa plataforma que proporcione boa qualidade, mas temos que analisar todos os ingredientes que irão fazer parte do serviço, inclusive os fatores que controlamos, uma analise técnica evitara muitos problemas e reclamações futuras.

Eu tenho escutado constantemente a respeito de venda de VOIP, e tenho percebido que as perguntas técnicas incomodam, muitas vezes percebo que existe até um certo incomodo ao ter esse tópico colocado na pauta. Acredito que a clareza e a transparência nos negócios nos dá a confiança do usuário, é necessário que ele seja esclarecido das necessidades do VOIP, para que não haja mal entendidos, para que o produto não acabe sendo responsabilizado por algo que ele próprio não tem controle.

Eu estou usando um serviço VOIP, e estou preparando todo o aparato para que o serviço tenha o máximo de recursos depois de tudo pronto, eu irei escrever sobre minhas experiências e sobre meus testes, o que deu certo e o que falhou. Eu sou um tecnólogo, e sou do tipo "médico cure a ti mesmo" isso significa que antes de dizer o que é bom e o que não é, eu testo primeiro.

Para os interessados em VOIP, em explicações e documentos técnicos sobre o serviço, vou postar um quadro que uso para minha própria orientação e acredito que isso de a todos material suficiente para entender, configurar e poder se beneficiar com o serviço VOIP.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste