quinta-feira, 17 de maio de 2007

VOIP e Videoconferência.

A telefonia é uma tecnologia utilizada para a comunicação a distância usando a voz.

"O telefone é um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais elétricos. Ele foi inventado cerca de 1860 por Antonio Meucci que o chamou de teletrophone, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Antes desta resolução, sua invenção era geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública registrada da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque".(Eg.Wikepedia.)

"É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica". (Eg.Wikepedia.)

"Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs - Adaptadores para Telefones Analógicos, dispositivos que permitem a conexão de um telefone convencional à internet". (Eg.Wikepedia.)

Lendo um artigo sobre VOIP, não consigo me envolver em nada se não disseco o assunto, entendi algo que não estava claro em minha forma de pensar. VOIP e um protocolo que usa protocolos. Não entendeu? Mas vai. Para transmitir uma comunicação de IS ( Internet Service) para IS o protocolo VOIP standart ´s suficiente, mas para o uso de todos os serviços e benéficos do VOIP, não. O VOIP usa outros protocolos que são conhecidos como VOIP Protocols, existem protocolos dedicados ou próprios para cada uma das funções que podem ser executadas usando VOIP. Temos o SIP (Iniciação de Sessão -Session Initiation Protocol) que é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre usuários. É um padrão da Internet Engineering Task Force. Uma explicação mais técnica e detalhada poderá ser encontrada no RFC 3261, e no website do IETF SIP Working Group.

O protocolo H.323 faz parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector), e é usado (VOIP) para tramissões de Video Conferência. O protocolo H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. O H.323 estabelece padrões de codificação e decodificação de fluxos de dados, áudio e vídeo, e esses padrões irão garantir que produtos baseados no H.323 de um fabricante sejam compatíveis com produtos H.323 de outro fabricante. Você leitor, poderá se informar com maiores detalhes e especificações sobre o protocolo H.323 e suas aplicações na Interntional Telecommunication Union.

O protoclo MGCP (Media Gateway Control Protocol) também conhecido pela alcunha de MEGACO, é um protocolo do IETF (Internet Engineer Task Force) que define o uso da integração da arquitetura SS#7 em redes VOIP. O SS#7 é usado na telefonia tradicional, uma documentação sobre o SS7 e sua aplicação no VOIP pode ser lido aqui.

O MEGACO é composto por um Call Agent, pelo menos um media gateway (MG), responsável pela conversão dos sinais entre circuitos e pacotes, e pelo menos um signaling gateway (SG), quando conectado a um PSTN (public switched telephone network), telefonia convencional. Informações técnicas detalhadas do MEGACO pode ser encontrada no documento RFC 3015.

Estes protocolos que citei não são os únicos protocolos que o VOIP usa ou tem a sua disposição existem outros e como no direito o VOIP tem o contraditório, linhas de pensamento diferente que definem normas e conduta para o uso de uma tecnologia seguindo correntes de estudos de física diferentes, democraticamente.

Nos idos anos de 1860 Alexandre Graham Bell, fez sua primeira chamada telefônica e segundo a historia relata foi isso que foi dito por ele -"Watson, come here. I need you" ( Watson, venha aqui. Eu preciso de você.) essa fala não foi o que o imortalizou e sim sua contribuição na telefonia. A empresa telefônica que leva o nome de Alexandre, anos mais tarde iniciou a reinvenção do telefone, eles estavam desenvolvendo o "picture phone" ou seja, o telefone com imagem, a transmissão falhou na época porque a qualidade da imagem era muito pobre e o custo da operação era astronômico. Hoje a tecnologia VOIP torna esse serviço acessível a todos que possuem uma conexão de Internet banda larga.

Esse material foi escrito pela HDDLAB e será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998). Definicões e explicações sobre a permissão podem ser encontradas no link no rodapé do Blog. Obrigado pela compreensão.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste