segunda-feira, 9 de julho de 2007

Os ex-operários que, no poder, mudam de lado.

Esta é uma das muitas citações que mesmo tendo mais de um século cabem como uma luva no momento atual do Brasil, ao autor meu muito obrigado. A quem reproduziu também quero agradecer a oportunidade de me dar uma leitura que me conduz a uma linha de raciocínio que está permitindo que eu possa ter uma pequena noção do que está acontecendo aqui e agora.

A citação é de Mikhail Bakunin e foi compilada por Robson Achiamé, da Revista Letralivre.

Mikhail Bakunin, expulso da Primeira Internacional pela camarilha do Sr. Marx há mais de um século, a observação desse gigante da política é atualíssima!
"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o govêrno da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo.
Quem duvida disso não conhece a natureza humana."

Mikhail Bakunin ( 1814-1876)

Agradecimentos também a Lázaro Curvêlo Chaves, da © Copyleft LCC Publicações Eletrônicas, de onde retirei o texto.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste