sexta-feira, 13 de julho de 2007

Como os Hard Disk são usados II - Fragmentação

O hard disk e a fragmentação

Os dados são escritos e lidos em um hard disk de forma linear (normalmente) e em um único segmento de dados.
Isso ocorre para aumentar o desempenho de escrita e leitura, quando muitos arquivos são escritos no hard disk a relação dos dados com disco vai começando a ter outra característica, bem como as falhas irão afetar arquivos no futuro, uma vez que os arquivos irão ocupá-las e quando um arquivo não cabe em uma dessas falhas ele irá ocupar duas ou mais falhas e isso é a fragmentação.

Considerando que o hard disk é um enorme prato cilíndrico e que nele estão armazenados 0s e 1s, só existe um meio de lermos estes 0s e 1s, a cabeça de leitura magnética precisa mover-se diretamente sobre os dados e ai os lê. Se todos os dados de um arquivo estiverem em uma pequena área, a cabeça de leitura somente precisara se mover neste pequeno espaço e não em toda a extensão do disco para buscar todo o arquivo. Mas se as partes do arquivo estiverem espalhadas por toda a superfície do hard disk as cabeças de leitura e escrita irão se mover por toda a extensão do prato de forma a coletar todas as partes do arquivo. A diferença poderá ser insignificante em se tratando de um arquivo, mas imaginemos um servidor com milhares de arquivos e movimentações, nesse caso iremos assistir imediatamente a queda do desempenho.
Informática quero dizer a micro computação tem alguns conceitos errôneos e destes quero destacar o que diz que hard disk novo não esta sujeito a fragmentação e outro que diz que o sistema operacional NTFS mantém o hard disk desfragmentado.

A primeira dessas afirmações que hard disk novo já vem desfragmentado é simplesmente uma mentira, pois hard disk novos pode ter uma extensa fragmentação e isso ocorre devido a instalação do sistema operacional e de alguns utilitários que se faz no primeiro momento, nesse ato teremos muitos arquivos temporários e muitos arquivos que vão sendo escritos e apagados. Se tivermos troca de sistema operacional pelo sistema upgrade a fragmentação poderá ser ainda mais acentuada pois poderemos iniciar o processo de upgrade em um hard disk já fragmentado.
Podemos dizer que o sistema operacional NTFS trabalha de forma a evitar a fragmentação, mas não impedindo que ela ocorra, o que acontece é que ele faz o máximo para evitar. O NTFS procurara sempre usar os espaços fragmentados do disco em primeiro lugar e não novos espaços. Não há, portanto nenhuma função ou pré função no NTFS encarregada de desfragmentar hard disk em operação continua.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste