quinta-feira, 12 de julho de 2007

Como os Hard Disk são usados I

Em um nível bem simplista de ver as coisas, hard disks são dispositivos de escrita e leitura. Mas esse tipo de explicação não o ajuda a tomar decisões de como você pode gerenciar seu hard disk. Fato é que você precisa ir um pouco mais fundo em seu aprendizado sobre os hard disks.

Analisemos um exemplo bem básico, hipoteticamente temos um Servidor master com Windows 2003 Server e este servidor funciona como um servidor de impressão em seu escritório. Na média de uso teremos que 20 usuários interagem com esse servidor diariamente, gravando trabalhos e apagando arquivo, e os imprimido é claro.

Este servidor seria, por exemplo, um Xeon com 4gb de memória ram e 1tb de hard disk. Esse hard disk esta configurado para ser um volume sem margem de tolerância a defeito, e para que seja evitado um desastre, toda noite realiza-se um backup preventivo.

Em um dia normal de trabalho 200 trabalhos são enviados ao servidor para serem impressos, a velocidade de transmissão dos terminais para o servidor esta normal e funcionando a contento.

Ao receber os arquivos para impressão, o servidor escreve-os temporariamente no hard disk para ordenar as impressões evitando assim uma pane no sistema, por congestionamento. Após as impressões dos arquivos serem realizadas os mesmos são imediatamente apagados do servidor. Essa é a forma como opera um servidor de impressão baseado em Sistema operacional Windows.

Durante o dia de trabalho, algumas dezenas de documentos do Office do tipo arquivos de texto do Word (doc), planilhas eletrônicas Excel (xls) e apresentações do Powerpoint (ppt) são acessadas e até mesmo editadas no servidor.Alguns desses arquivos são pequenos e outros grandes, uns são simples e outros complexos contendo ate mesmo áudio e vídeo. Durante as operações normais dos utilitários do Office, vários arquivos são salvos no hard disk do servidor o tempo todo e sempre em primeira mão como arquivos temporários. Esses arquivos temporários são na realidade arquivos que funcionam como backups temporários para que em caso de uma queda de energia os arquivos em progresso de impressão possam ser recuperados. Não é nada incomum que dez arquivos ou ate mesmo 100 temporários seja criados para um único arquivo que esta sendo editado. Mas uma vez que este arquivo é salvo e fechado todos os temporários que foram criados são apagados.

Este é um pequeno exemplo, você poderá ter milhares de arquivos criados, editados, salvos e apagados durante um dia normal de trabalho em um servidor. Para a mídia do hard disk isso não é um problema, desde que tenhamos espaço no hard disk e velocidade de rede suficiente para a realização dessas operações. Entretanto se observamos mais profundamente, nos iremos ver que existe uma potencial situação de risco pelo impacto que poderá ser causado na estabilidade da rede e também no desempenho em função da quantidade dessas operações. E nesses casos o que mais observamos é que a falta de organização dos arquivos no hard disk e sua manutenção preventiva serão os responsáveis pelo início dos problemas nisso esta incluso a fragmentação do hard disk.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste