À medida que as medidas de segurança cibernética estão melhorando a cada dia, os atores de ameaças também estão sendo sofisticados e criando ataques de alto nível para evitar os modernos sistemas de defesa . Esses ataques resultam na geração de incidentes importantes, que são os incidentes de maior urgência e impacto que podem afetar muitas pessoas ou empresas ao mesmo tempo, privando dados críticos ou dificultando operações comerciais críticas.
Para impedir que incidentes importantes produzam efeitos adversos para sua organização, é necessário criar um processo de resposta a incidentes bem coordenado para minimizar seus impactos ou pôr um fim neles. Neste artigo, aprenderemos sobre as principais etapas e elementos principais do processo de resposta a incidentes graves.
Quais são as principais etapas do processo de gerenciamento de grandes incidentes?
Abaixo estão as quatro etapas do processo de gerenciamento de resposta a incidentes graves:
Etapa 1: Identificação do Incidente Maior
Identificar o incidente principal é o primeiro passo. A identificação ocorre com base em certas regras que podem ser definidas na política de segurança da empresa. Um incidente grave pode ter vários atributos, como o intervalo de computadores que afeta ou a quantidade específica de perda em que ocorre.
Etapa 2: Comunicação e Colaboração
Depois que o incidente principal é identificado, é imperativo informar e envolver todas as partes interessadas, incluindo parceiros de negócios, clientes, usuários ou qualquer outro fornecedor associado. A comunicação pode ser realizada verbalmente dentro da organização, ou por e-mails, faxes ou pequenos avisos manuscritos. Além disso, a comunicação e a colaboração entre as equipes do SOC e os responsáveis pela resposta a incidentes são cruciais para preparar uma resposta coletiva e poderosa contra o incidente principal.
Etapa 3: Resolvendo o Incidente Maior
A resolução do incidente principal é uma das etapas cruciais que envolve a resolução do incidente e todos os incidentes filhos associados .
Etapa 4: Revisão pós-incidente
Também é importante realizar uma revisão dos principais incidentes. Fazer isso pode ajudá-lo a entender as brechas e vulnerabilidades de segurança que os invasores usaram para invadir sua rede corporativa. Com base nas análises, os respondentes de incidentes devem corrigir vulnerabilidades e aprimorar o sistema com segurança multicamada, que deve envolver Firewalls, IDS, IPS, sistema SIEM e solução SOAR.
Quais são os pré-requisitos para um processo eficaz de gerenciamento de incidentes graves?
As organizações devem ter um processo eficiente e eficaz de resposta a incidentes graves. Para esse fim, eles devem atender aos seguintes requisitos:
Garanta que todas as partes interessadas sejam informadas sobre as degradações, interrupções de serviço e resoluções.
Certifique-se de que sua empresa tenha uma equipe de resposta a incidentes de segurança de computadores (CSIRT) confiável ou respondedores de incidentes para lidar efetivamente com incidentes importantes.
Os responsáveis pela resposta a incidentes devem atenuar o impacto do incidente principal e restaurar os serviços críticos e as operações comerciais o mais rápido possível.
Eles devem criar um problema para a análise da causa raiz.
Criando documentação do incidente principal.
Conclusão
Sem dúvida, incidentes importantes são sinais preocupantes que podem levar às maiores violações de dados, perdas de reputação e moeda em massa em termos de não conformidade e durante o processo de fixação de incidentes. No entanto, medidas de segurança eficazes podem salvar sua empresa de um grande pesadelo. Para esse fim, você precisa usar a segurança multicamada, como a instalação de Firewalls, SIEM ou / e soluções SOAR .
Referências
https: / https: //purplegriffon.com/blog/major-incident-management
https://docs.servicenow.com/bundle/newyork-it-service-management/page/product/incident-management/concept/major-incident-management-process.html
Crédito da Imagem: Ryan McGuire por Pixabay
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