A Microsoft atualizou este mês (Abril/2017) seu navegador Edge, adicionando suporte para compressão Brotli, comunicações em tempo real com base em WebRTC e muito mais.
Esses novos recursos do Edge são oferecidos como parte da atualização do Windows 10. E eles ilustram como o gigante do software de longa data está seguindo os passos do Google - e finalmente abraçando o WebRTC.
Brotli é uma tecnologia de código aberto. A Microsoft está a apoiá-lo porque permite uma renderização mais rápida das páginas Web. Este algoritmo de compressão, que saiu do Google, desde então tornou-se código aberto e foi adotado por muitas empresas de navegadores.
O WebRTC também possui fortes conexões com o Google. Esta tecnologia teve seu início na Global IP Solutions, uma empresa que forneceu a tecnologia para grandes companhias VoIP como Avaya, Cisco, Nortel e outros. O Google comprou o GIPS em 2011. Pouco depois, ele passou a tecnologia para código aberto, que iniciou o movimento do WebRTC.
O Google tem sido um dos principais defensores do WebRTC desde então, e há muito tempo passou a suportar o WebRTC em seu navegador Chrome. O WebRTC também é suportado nos navegadores Mozilla Firefox e Opera.
Mas os líderes da WebRTC tem se preocupado como a amplitude desta tecnologia poderia se espalhar sem suporte nos navegadores oferecidos pela Apple e pela Microsoft. Portanto, o fato de que a Microsoft agora suporte a WebRTC no Edge - que é claramente o navegador futuro para a empresa - é uma ótima notícia. E faz muito tempo que vem.
De fato, a mudança da Microsoft para abraçar o WebRTC foi iterativa. Alguns anos atrás, a empresa anunciou seu suporte para o Object Real-Time Communications, que fornece uma API centrada em objetos com a qual os desenvolvedores de JavaScript são fáceis de trabalhar.
A empresa apresentou suporte para a ORTC em seu navegador Internet Explorer em 2014. Também apoiou ORTC em Edge, começando com o EdgeHTML 13, o Windows 10 versão 1511.
Representantes com a comunidade WebRTC responderam que esses movimentos foram um bom começo para a Microsoft. Mas, até agora, a Microsoft havia deixado de abraçar completamente o WebRTC, que pode permitir uma integração fácil de comunicações de voz e vídeo em tempo real em sites e aplicativos existentes e novos.
Texto Original no website da revista WebRTC World
Escrito por Paula Bernier Editora Executiva no TMC.
Traduzido por Jose Muanes Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário