Receitas de circulação vs. receitas de
publicidade
A profunda mudança no modelo de
negócios do jornal, que vem evoluindo há anos, está esta finalmente aqui: As
receitas oriundas de circulação dos jornais globais ultrapassaram as receitas
de publicidade, o que significa que o público tornou-se a maior fonte de
receita dos editores. Em 2014, os jornais geraram um número estimado de 179
bilhões de dólares em circulação e receita publicitária, deste numero 92
bilhões vieram de impressão e circulação digital, enquanto 87 bilhões vieram de
publicidade.
Na maioria dos mercados de Jornais impressos a receita de publicidade esta em franco declínio, e isto é uma tendência que não ira mudar. Por outro lado, o aspecto positivo desta tendência é que a audiência mundial continua lendo e se interessando por noticias de valor e a indústria de noticias esta encontrando maneiras de monetizar esse interesse e o comprometimento da audiência.
Receitas de Jornais impressos vs. receitas digitais
Embora a publicidade digital represente
uma pequena parte da receita geral do jornal, ela continua a crescer
significativamente (8% em 2014 e 59% nos últimos cinco anos ). A receita da
circulação digital também está crescendo de forma constante, atingindo
atualmente mais de 20% da receita total dos jornais globais. Em 2014, a receita
da circulação digital paga cresceu 45%.
Embora a receita dos jornais digitais
continue a crescer, os jornais impressos ainda são sua principal fonte de
receitas: globalmente, mais de 93 por cento de todas as receitas de jornais vem
dos impressos e esta receita continuara a ser uma importante fonte de receita
por muitos anos vindouros.
Circulação global e alcance
Embora a circulação dos jornais
impressos continue a caindo no oeste, a tiragem global de jornais impressos é
cada vez maior: a circulação de jornais impressos aumentou mais de 6% em nível
mundial no em 2014 comparado com 2013 e mais de 16% nos últimos cinco anos. O
aumento é em grande parte o resultado do crescimento da circulação na Índia e
em outros lugares na Ásia.
WAN-IFRA estima que os jornais
impressos atinjam cerca de 2,7 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Além
disso, os jornais digitais tem uma audiência de 0,8 bilhões de pessoas.
Circulação: tendências regionais
Globalmente, as tendências da indústria
de mídia noticiosa esta longe de ser homogénea: enquanto a Ásia, África,
incluindo a região MENA, e a América Latina continuam a desfrutar um
crescimento em audiências de jornais impressos, os mercados mais maduros de
jornais estão vendo declínios contínuos na circulação impressa.
Top 10 Jornais Globais
Consumo de Mídia
Digital
Circulação Digital paga
Embora a circulação de jornais digitais
ainda represente uma pequena parte do total das receitas dos jornais, há
cada vez mais evidências de que o público está cada vez mais dispostos a
pagar por jornalismo de qualidade também online.
Receitas de circulação digitais pagos
estão aumentando em uma taxa rápida: 56% em 2014, e mais de 1.420% ao longo dos
últimos cinco anos.
As audiências de jornais estão
cada vez mais se voltando para plataformas móveis, e pela primeira vez, isso
está começando a substituir o uso de computadores desktop: os dados de uso web
da "comScore" indica que os números de audiência dos desktop estão caindo
à medida que os consumidores gastam mais tempo com seus smartphones.
De acordo com a comScore, os proprietários
dos principais jornais, veem agora que 30% ou mais do seu público on-line são provenientes
exclusivamente de plataformas móveis. Consequentemente, a publicidade móvel
está crescendo rapidamente e deve chegar a 52 bilhões de dólares em receitas em
2017. Há uma miríade de mudanças que ocorrem como resultado do aumento do uso
de smartphones e crescimento da Internet móvel. A mudança para móvel é
extremamente importante porque muda a forma como as notícias são formatadas,
distribuídas, descobertas e consumidas.
Fonte: World Press Trends 2015: Facts and Figures / Global newspaper industry revenues / World Press Trends Database
Nenhum comentário:
Postar um comentário