domingo, 6 de março de 2016

Comportamento dos Jornais Globais

Receitas de circulação vs. receitas de publicidade
A profunda mudança no modelo de negócios do jornal, que vem evoluindo há anos, está esta finalmente aqui: As receitas oriundas de circulação dos jornais globais ultrapassaram as receitas de publicidade, o que significa que o público tornou-se a maior fonte de receita dos editores. Em 2014, os jornais geraram um número estimado de 179 bilhões de dólares em circulação e receita publicitária, deste numero 92 bilhões vieram de impressão e circulação digital, enquanto 87 bilhões vieram de publicidade.


Na maioria dos mercados de Jornais impressos a receita de publicidade esta em franco declínio, e isto é uma tendência que não ira mudar. Por outro lado, o aspecto positivo desta tendência é que a audiência mundial continua lendo e se interessando por noticias de valor e a indústria de noticias esta encontrando maneiras de monetizar esse interesse e o comprometimento da audiência.

Receitas de Jornais impressos vs. receitas digitais
Embora a publicidade digital represente uma pequena parte da receita geral do jornal, ela continua a crescer significativamente (8% em 2014 e 59% nos últimos cinco anos ). A receita da circulação digital também  está crescendo de forma constante, atingindo atualmente mais de 20% da receita total dos jornais globais. Em 2014, a receita da circulação digital paga cresceu 45%.

Embora a receita dos jornais digitais continue a crescer, os jornais impressos ainda são sua principal fonte de receitas: globalmente, mais de 93 por cento de todas as receitas de jornais vem dos impressos e esta receita continuara a ser uma importante fonte de receita por muitos anos vindouros.


Circulação global e alcance
Embora a circulação dos jornais impressos continue a caindo no oeste, a tiragem global de jornais impressos é cada vez maior: a circulação de jornais impressos aumentou mais de 6% em nível mundial no em 2014 comparado com 2013 e mais de 16% nos últimos cinco anos. O aumento é em grande parte o resultado do crescimento da circulação na Índia e em outros lugares na Ásia.

WAN-IFRA estima que os jornais impressos atinjam cerca de 2,7 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, os jornais digitais tem uma audiência de 0,8 bilhões de pessoas.


Circulação: tendências regionais
Globalmente, as tendências da indústria de mídia noticiosa esta longe de ser homogénea: enquanto a Ásia, África, incluindo a região MENA, e a América Latina continuam a desfrutar um crescimento em audiências de jornais impressos, os mercados mais maduros de jornais estão vendo declínios contínuos na circulação impressa.


Top 10 Jornais Globais

Consumo de Mídia Digital

Circulação Digital paga
 Embora a circulação de jornais digitais ainda represente uma pequena parte do total das receitas dos jornais, há cada vez mais evidências de que o público está cada vez mais dispostos a pagar por jornalismo de qualidade também online.
Receitas de circulação digitais pagos estão aumentando em uma taxa rápida: 56% em 2014, e mais de 1.420% ao longo dos últimos cinco anos.


As audiências de jornais estão cada vez mais se voltando para plataformas móveis, e pela primeira vez, isso está começando a substituir o uso de computadores desktop: os dados de uso web da "comScore" indica que os números de audiência dos desktop estão caindo à medida que os consumidores gastam mais tempo com seus smartphones.

De acordo com a comScore, os proprietários dos principais jornais, veem agora que 30% ou mais do seu público on-line são provenientes exclusivamente de plataformas móveis. Consequentemente, a publicidade móvel está crescendo rapidamente e deve chegar a 52 bilhões de dólares em receitas em 2017. Há uma miríade de mudanças que ocorrem como resultado do aumento do uso de smartphones e crescimento da Internet móvel. A mudança para móvel é extremamente importante porque muda a forma como as notícias são formatadas, distribuídas, descobertas e consumidas.


Fonte: World Press Trends 2015: Facts and Figures  / Global newspaper industry revenues / World Press Trends Database

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