quinta-feira, 8 de maio de 2014

Foto apagada como recuperar

Foto apagada esse será o assunto desta publicação, foi a partir de um comentário que me inspirei a escrevê-lo. 

Apaguei umas fotos acidentalmente e agora o que faço?

Estava conversando com uns amigos quando surgiu o assunto, alguém que agora não me recordo abordou na mesa o tema - foto apagada tem como recuperar?

Claro que entendi que a pergunta foi uma direta para mim que era o único profissional da área de informática e com especialização em recuperação de dados.
Passei a todos em geral o que acontece com arquivos deletados e o que fazer para garantir que os mesmos irão ser recuperados integralmente, e hoje decidi transformar a pequena explicação dada em um post para que dessa forma mais pessoas possam de alguma forma se beneficiar da explicação dada na oportunidade.

Começando pelo inicio, os dispositivos digitais, notebook, computador desktop, tablete, ipad, iphone, smartfone, ipod. Estes aparelhos possuem sistemas operacionais diferentes como, por exemplo, Windows, IOS, Linux e outros. Para guardar os arquivos usam uma memoria interna, seja um texto, uma planilha, uma foto e outros. Essa memoria pode ser própria do dispositivo (muito comum nos celulares e tabletes) ou um hard disk interno ou mesmo um dispositivo de armazenamento externo como um pen drive. Estes sistemas de armazenagem tratam os arquivos armazenados da mesma forma, e ao apaga-los intencionalmente ou por acidente na realidade, em um primeiro momento, o que é feito é que é retirada a primeira letra do nome do arquivo para que ele não seja lido e que não entre na listagem de arquivo disponível. Assim sendo ele continua armazenado, mas não aparece mais.

No caso de apagarmos uma foto acidentalmente ou mesmo ter uma foto apagada por uma ação indesejada, a foto apagada ainda estará no local e poderá facilmente ser recuperada, existem programas gratuitos que podem executar a tarefa com perfeição. O caso é que algumas precauções dever ser tomadas imediatamente para não prejudicar a tarefa de recuperação.


cabeçalho hexadecimal de uma foto arquivada em hard disk.

Uma ótima ação é desligar o dispositivo imediatamente e iniciar as ações a partir de outro dispositivo, caso não seja possível, não há problema ainda pode-se recuperar os arquivos só que dependendo do que for ou foi feito no dispositivo bem como o tempo do ocorrido as chances de recuperação integral serão menores.

No caso de um hard disk de um computador desktop e de um hard disk de um notebook o que deve ser feito em primeira mão é usar outro dispositivo para buscar um utilitário para a tarefa (a não ser que já se tenha) e instalar o mesmo em um dispositivo externo e apos isso ligar o desktop ou o laptop colocar o dispositivo externo e acionar o utilitário para poder executar a tarefa.

Se o problema ocorreu com um iphone ou um smartfone o procedimento a ser seguido é primeiro desliar o aparelho e a seguir instalar o utilitário em um desktop ou notebook e apos isso conecta-lo ao mesmo e executar a tarefa de recuperação.

Em um ipad ou tablete a primeira tarefa será definir como será a forma de conecção, poderá ser por rede, por wifi, por Bluetooth ou para os mais "nerds" ou hard users por icloud que podem executar programas sem a necessidade de uso do aparelho.


A seguir iremos escrever um novo post onde passaremos mais alguns esclarecimentos, iremos dar mais algumas dicas e mostrarei alguns utilitários gratuitos que poderão ser usados para a tarefa de recuperar foto apagada, claro que se o caso for muito serio e o arquivo em questão for de uma importância muito grande, você terá sempre a opção de procurar ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste