sábado, 10 de maio de 2014

Telefone usando Viber e passe SMS usando Whatsapp

Com o advento da internet iniciou-se uma mudança drástica e todo mundo se envolveu e sofreu as consequências das mudanças, uma das mais profundas foi o acesso e a velocidade das informações, durante os últimos 20 anos os hábitos mudaram e digo todos em todos sentidos, mas aqui quero fazer uma pequena abordagem em um deles apenas - como estamos nos comunicando.

Durante um período escrevi no blog sobre VOIP - que é a transmissão de voz através de internet, simples assim. Hoje em dia uma grande parcela da população tem celular e entre esses usuários há um grande numero que possuí conexão de internet, e é sobre como explorar essa situação que iremos escrever.

Vou ilustrar o artigo com alguns dados. Em 2012, 115 milhões de brasileiros com mais de 10 anos estavam usando celular ( atenção não confundir numero de usuários com numero de celulares), neste ano a população brasileira estava em 193 milhões dados do IBGE em julho de 2012.

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) existiam 83 milhões de usuários de Internet no Brasil em 2012, o que correspondia a 46,5% da população com 10 anos ou mais de idade, esse numero era de brasileiros usando internet em todos os dispositivos possíveis.

Passamos a 2013 e temos segundo o IBOPE que 134 milhões de pessoas, com 10 anos e mais, têm um telefone móvel no Brasil. Destas, 52 milhões têm acesso à internet pelo celular. Neste universo, ainda é possível distinguir a quantidade de Smartfones conectados à internet, que hoje é de aproximadamente 20 milhões.

"Esta pesquisa nos dá base para dizer que um em cada dois internautas acessa a web por celular. É uma mudança importante de cenário: uma marca estar presente e atuante no ambiente mobile não é mais uma questão de inovação, é uma questão de se adaptar a seu consumidor”, conclui Eduardo Fleury, presidente do Comitê Mobile do Interactive Advertising Bureau (IAB).

Hoje os celulares tem papel preponderante em nossa vida (conforme podemos ver com base na pesquisa do IBOPE) e a ele se alia a internet fazendo de nos seres digitais, podemos usar esses fatores em nosso beneficio usando essa combinação para diminuir o que pagamos pelo uso de ambos, quero dizer podemos diminuir o que gastamos colocando credito, ou mesmo usar um plano mensal de baixo custo e simultaneamente fazemos valer o pagamos pelo acesso a internet. Para tal irei mostrar como e ilustrarei o artigo com o Viber e o Whatsapp Messenger que são dois utilitários gratuitos que podemos usar para diminuir o que gastamos com o celular.

Vamos a ação pratica, hoje temos varias opções de pacotes de Internet que nos da total liberdade de escolha, o que devemos fazer é uma analise (ou experiências) de qual é o mais adequado tendo como base nossas necessidades e hábitos. Podemos optar por um pacote mensal de 300 mb que é o que a Vivo disponibiliza para os pré-pagos (hoje representam o maior numero) a um custo de 9,90 reais, e temos os diários da TIM e da Claro a custos bem acessíveis na faixa de 60 centavos por dia de uso com direito a 10 mb, pode parecer pouco mas se usado com parcimônia atende bem.

O Viber é um utilitário bem interessante pois você pode enviar mensagens como se fosse um SMS e fazer ligações telefônicas, para que você faca cálculos: durante uma chamada telefônica o Viber consome 500 kb por minuto e menos de 1 kb por mensagens com 500 caracteres, isso significa que você poderá fazer muitas ligações diárias com um pequeno plano.

Para envio e recebimento de mensagens o Whatsapp é mais adequado do que o Viber e como ele tem um bom algoritmos de compressão o consumo de sua internet será bem menor se usa-lo, na media a cada 2000 msgs (tamanhos variados) ira consumir 3.5 mb mas se mandar fotos e musicas o consumo ira subir consideravelmente.

O que proponho é que você convoque seus amigos, parentes, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, pessoas do seu circulo de convivência e apresente a eles a alternativa, tenho certeza que será aprovada a ideia do uso eu e meu filho usamos Viber para nos comunicar por voz e Whatsapp para nos comunicar por mensagem.


Iremos em um futuro próximo nos aprofundar  no tema e nos aplicativos que nos fornecem alternativas grátis de comunicação, gostaria de lembrar a todos que a popularização do Voip levou as empresas de telefonia a baixarem seus preços e passarem a oferecer pacotes acessíveis.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste