quinta-feira, 1 de maio de 2014

Os desafios na recuperação de E-mails excluídos

Ambos, especialistas, em computação forense e  técnicos de recuperação de dados, tem a função de procurar e recuperar os dados apagados. Na recuperação de dados o principal interesse é trazer de volta arquivos perdidos, enquanto que na computação forense a tendência é ir mais além, procurando não apenas os documentos apagados, mas também os metadados, que são os dados sobre os dados - tais como: atributos de arquivo, suas descrições, datas e outras informações e os trechos significativos de arquivos irrecuperáveis. Uma área de interesse especial são os e-mails.

Quando a maioria dos documentos é escrita e gravada no disco rígido de um computador, cada documento recém-criado tem a sua própria entrada no diretório, o usuário o vê como uma listagem de uma pasta. Se um arquivo tiver sido excluído, mas não for substituído por outro documento o processo de recuperação é um serviço relativamente fácil de e-discovery ou de recuperação de dados. Mas quando os dados de interesse são e-mails  perdidos, a recuperação dos dados diferem do processo de e-discovery. Os e-mails individuais são armazenados de forma diferente do que os arquivos individuais.

Os diferentes tipos de programas que são usados para acessar os e-mails armazenam os dados de forma diferente no disco rígido do usuário e requerem diferentes esquemas para encontra-los. Como resultado, e-mails excluídos tem sua recuperação diferente da recuperação de outros tipos de documentos, e também entre os diferentes tipos de programas de acesso a e-mail.

Existem três tipos principais acesso a e-mail, Microsoft Outlook (muitas vezes usando Microsoft Exchange Server), programas clientes de e-mail baseado em texto e acesso através da web usando webmail.

No Microsoft Outlook, todos os e-mails são mantidos em um grande arquivo criptografado, PST (personal folders file) arquivo de pastas particulares. Outlook também tem funções e conteúdo adicionais. Tem uma agenda de endereços, armazena varias caixas de correio, um calendário e tudo isso esta armazenado no PST, quando abrimos um arquivo PST o que vemos não é inteligível para o olho humano, seu conteúdo se parece com um amontoado de caracteres aleatórios.

Normalmente o arquivo PST precisa ser carregado no Outlook para ser lido. Quando um e-mail é excluído, ou quando ele é removido, ele pode estar mantido dentro do corpo do PST, mas tornam-se inacessível para o programa. Alguns dados de e-mail apagados podem ser recuperados através da manipulação de arquivo por um processo manual, fazer o reparo do arquivo resultante, em seguida pode-se carrega-lo volta para o Outlook.

Programas de e-mail baseados em texto incluem o Microsoft Outlook Express, Qualcomm Eudora Pro, Mozilla Thunderbird, Macintosh Mail, entre outros.

Nos leitores de correio eletrônico (e-mail) baseado em texto, cada caixa de correio tem seu próprio arquivo, e todos os e-mails desta caixa de correio são mantidos neste arquivo. Por exemplo, temos um único arquivo para todos os e-mails da caixa de entrada, um arquivo para os e-mails da caixa de saída, um para cada caixa de correio gerada pelo usuário, e assim por diante.

Esses arquivos de caixas de correio são basicamente arquivos de texto, quando um e-mail individual é excluído, o texto pode ficar "órfãos", ou retirado do corpo do arquivo, mas ainda pode ser recuperado como um arquivo que poderá conter informações no corpo do e-mail como datas, horários, remetentes e ate mesmo parte do texto que foi enviado.

Um processo de recuperação de dados padrão não se recuperaria o tal e-mail apagado, mesmo estando a caixa de correio que o continha intacta e apenas não tendo os e-mails específicos apagados. Parte da investigação digital incluiria a busca pelo espaço não alocado. Quando um arquivo é gravado, o sistema operacional aloca uma área específica do disco rígido para esse arquivo e quando o arquivo é apagado, esse espaço é desalocado, e é referido como porção de espaço não alocado do disco rígido, esta busca seria por termos ou frases específicas que são normalmente escritas em um do corpo e-mails. A pesquisa também poderá ser realizada na busca por cabeçalhos de e-mail que também são baseados em texto. Os dados resultantes podem ser recolhidos e exibidos como arquivos de texto.

Uma terceira forma de ler os e-mails é o webmail que é acessado via Web. Muitos, se não a maioria dos fornecedores de e-mails comerciais oferecem ao usuário o acesso ao e-mail através de um navegador web. Por exemplo, a América Online é um provedor de e-mail que geralmente não armazena e-mail no computador do usuário por padrão. Os e-mails são armazenados em um computador remoto, ou distribuídos em vários computadores remotos, que podem ser acessados de qualquer lugar através da Internet. Desta forma também é possível ver um vídeo que na verdade não esta armazenado em seu computador, os e-mails que podem ser visualizados através de webmail não são armazenados em seu computador local.

Como os servidores de webmail hospedam centenas ou mesmo milhões de usuários e seus e-mails, o armazenamento de tais e-mails é extremamente dinâmico. Quando e-mails são apagados neste tipo de ambiente, restos de e-mails e arquivos individuais tendem a ser substituídos de forma rápida e repetidamente. No entanto pode haver alguns vestígios no computador do usuário em  memória virtual ou um arquivo de buffer.

Há sempre uma chance de se recuperar os arquivos apagados, mesmo quando partes dos mesmos podem ter sido substituída. Devido a essa possibilidade, o melhor é desligar imediatamente o computador em que a capacidade de recuperação de dados está em questão.

Quanto mais tempo o computador permanece em uso, maior a probabilidade de dados úteis estarem sendo irremediavelmente destruídos. Se o computador de um usuário esta para ser utilizado ou inspecionado em caso de disputas legais, ou se a descoberta de documento é necessária, o computador deve ser desligado para evitar o desaparecimento de evidencias que se tornaram provas.


Se forem tomadas as devidas precauções, um arquivo excluído poderá ser recuperável. O mesmo é verdadeiro para e-mail. Um e-mail suprimido ou jogado na lixeira pode não ser recuperável como um arquivo de caixa de correio completo, mas o conteúdo do referido e-mail e seus metadados podem ser descobertos ou recuperáveis através das diferentes metodologias disponíveis para especialistas em computação forense.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste