domingo, 27 de abril de 2014

O que são vírus, malwares, worms.

O vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por pessoas com conhecimento de programação, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, causa danos de varias naturezas, podendo fazer cópias de si mesmo e se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
As contaminações normalmente ocorrem pela ação do usuário, por exemplo, ao executar um arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail também pode vir de arquivos infectados em pen drives, CDs, DVDs, Hard Disk externo, etc.

As contaminações também podem ocorrer em Sistemas Operacionais desatualizados, sem correções de segurança, que normalmente corrigem vulnerabilidades descobertas pelo desenvolvedor ou mesmo por aplicativos, que podem causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Alguns tipos de vírus permanecem ocultos por períodos e entram em execução em horas especificas. Websites também podem contaminar computadores.

O  "Malware" é um termo inglês que significa "malicious software" (software malicioso) que ao infiltrar-se em um computador ilicitamente, tem objetivo de provocar danos, alterações ou roubo de informações sejam confidenciais ou não.

São considerados malwares os worms, trojan horses (cavalos de troia), spywares, Screenlogger, Adware, Backdoor, Exploits, Sniffers, Port Scanners, Bot, Rootkit. Também se enquadram no termo Malware uma aplicação legal que, por uma falha de programação (intencional ou não) acabe executando ações ilegais e ou sem autorização previa do usuário.

Algumas dicas para proteger seu computador contra vírus e Malwares.

Não baixe aplicativos ou arquivos executáveis de origem desconhecida.
Mantenha seu sistema operacional (Windows, Linux, BSD, etc.) atualizado.
Tenha cuidado ao trocar arquivos com outros usuários, mesmo que sejam seus conhecidos.
Mantenha seu firewall ativado.
Não abra mensagens de e-mail de spam, não clique em sites suspeitos.
Baixe o Microsoft Security Essentials , que é gratuito, ou outro programa antivírus.
Mantenha seu antivírus atualizado e Verifique o seu computador periodicamente. (eu mantenho a atualização do meu antivírus diária e faço verificação do meu computador uma vez por semana)

Malwares e vírus podem ser escondidos em musicas, imagens, programas de computador, vídeos, e ate mesmo em textos de word e planilhas de Excel. Criminosos digitais muitas vezes tentam nos enganar pedindo para que façamos download de softwares de segurança alegando que ira nos proteger contra Malware. Este software de segurança invasor pode pedir que você pague por um produto falso, instalar Malware em seu computador ou furtar suas informações pessoais.


Não clique em links das mensagens de e-mail, Fique atento a alertas falsos sobre vírus. Softwares de segurança invasores, também conhecidos como "scareware", são os softwares que parecem ser benéficos do ponto de vista de segurança, mas fornecem segurança limitada ou nenhuma segurança, geram alertas enganosos e tentam ludibriar o usuário a participar de operações fraudulentas.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste