quinta-feira, 1 de maio de 2014

Como morrem os hard disks

Há coisas normais que acontecem aos discos rígidos e, ocasionalmente coisas incomuns que os clientes conseguiram fazer e que observamos ao longo das quase três décadas que temos feito trabalhos de recuperação de dados para eles.

As causas mais comuns são as quedas de energia bruscas, os tombos, a poeira, o aquecimento excessivo, cabos que se soltam.

Algumas vezes ate mesmo os animais de estimação acabam se debruçando sobre o micro e ou hard disk externo e causam superaquecimento e outros problemas que acarretam sérios problemas e acabam levando a perda dos dados. Por isso sempre aconselhamos os usuários a colocar o computador em um local que não de acesso a animais de estimação e crianças, claro que seco e de temperatura amena.

Colocar o computador sobre um carpete, travesseiro, cama é outra forma de fazê-lo superaquecer, o que se deve fazer é coloca-lo sobre uma superfície dura e regular procurando manter uma distancia razoável entre o computador e a superfície, o calor esta entre as principais causas de problemas em hard disk.

Aspiradores de pó, ferramentas elétricas, e alguns utensílios de cozinha, muitas vezes, causam picos de energia que acabam desativando o dispositivo. Quando as luzes piscam, o computador e os periféricos associados estão em perigo. Obter uma fonte de alimentação ininterrupta e não apenas um filtro de linha é um bom método para se evitar problemas elétricos.

Computadores e dispositivos adicionais são muitas vezes colocados em cantos de mesas e acabam sujeitos a esbarroes e derrubados, ou em mesas com gavetas que podem ser batidos e esses tipos de impactos são péssimos para os discos rígidos. Além do próprio impacto, cabos mal colocados pode se movimentar e fornecer energia ou sinal intermitente, ou mesmo desligar. Estes são, por vezes eventos repentinos que se tornam mortais para discos rígidos. Certifique-se de todos os seus cabos e conectores estão em ordem, e se seu computador esta colocado sobre uma base estável, longe de tráfego de impactos físicos.

As pessoas e os fatos incomuns
Muitas vezes em estado de fúria os computadores são lançados no chão ou contra a parede e isso causa danos difíceis de serem reparados.
Já recuperamos, na Hddlab, dados de computadores onde a causa do problema foi urina de gato, bebida derramada sobre o computador, em notebooks algumas vezes derruba-se café sob o teclado e causam curto circuito que danificam o hard disk. Recuperamos dados de computadores que estiveram em pequenos incêndios, em residências que foram inundadas por causa de fortes chuvas, quedas de energia e arquivos apagados, hard disk formatado inadvertidamente. Pen drives que não dão acesso também são comuns em nosso laboratório.

Varias são as situações onde ocorre a perda dos dados, caso isso aconteça com você, não se desespere procure ajuda porque em 80% dos acidentes digitais é possível a recuperação de dados como fotos, e-mails, planilhas, textos, trabalhos, que são muito importantes para você e ou sua empresa.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste