quinta-feira, 6 de agosto de 2009

VoIP e o consultor

Como um consultor pode ajudar uma Pequena e média empresa a escolher VoIP?
Um estudo encontrou uma demanda crescente por consultores independentes que estão ajudando pequenas e medias empresas a tomas decisões na contratação e serviços VoIP, uma vez que o serviço a cada dia se torna mais complexo.

Comprar um sistema de telefonia está ficando mais complicado para as PME (pequenas e médias empresas). Em parte é porque os sistemas estão se tornando mais complexos, e em parte é devido ao fato de que as pequenas empresas estavam esperando mais dos sistemas que escolheram. Por estas razões, essas empresas estão dependendo muito dos consultores para ajudá-los a fazer as escolhas certas. Os consultores são também dependentes das PME para uma maior percentagem dos seus rendimentos.

O fato como evidencia

Um estudo recente realizado pela The Group LLC Brookside de Mendham, NJ narra a história. A pesquisa da empresa "Um estudo do status do mercado 2008" mostra que ao se inquirir sobre as atividades de telecomunicações que os consultores independentes não compromissados com os vendedores de serviço VoIP é que estão encabeçando os projetos tanto na apresentação das soluções como no gerenciamento da implantação destes serviços. Neste estudo foram analisadas as respostas de 342 consultores e os perfis de 1.750 profissionais atualizados atuantes que foram escolhidos para fazerem parte da amostragem.

Os dados obtidos nesse estudo indicaram que nesse momento 54 por cento dos clientes dos Consultores são agora PME, definidas como empresas entre seis e 999 empregados. Empresas acima de 1.000 empregados são responsáveis por 46 por cento. Isso é acima dos números de 2001 quando as SMB representavam 45% e as grandes empresas 55 por cento, já em 2005 o cenário era de 49% para a clientela SMB contra 51% de grandes empresas. O crescimento dos clientes SMB tem sido particularmente acelerado ao longo dos últimos três anos, isso foi o resultado apresentado pelo relatório. A maioria desses clientes está na categoria de dimensão média, que o relatório define como entre empresas que possuem entre100 e 999 empregados.

As causas que estão conduzindo os fatos

O principal impulso por trás desta tendência tem sido o "crescente interesse das pequenas empresas nos sistemas PBX IP e a telefonia IP, de acordo com o sócio fundador da Brookside, o senhor Michael Sawka.

Outro fator essencial são os interesses nas comunicações unificadas e também o crescimento das redes de banda larga que são o suporte desse tipo de tecnologia.

Mas para fazer escolhas sábias na complexa tecnologia de sistemas de comunicação baseada em IP requer uma considerável experiência, o que aumenta a procura pelos consultores. Seu know-how é considerável, uma vez que 72 por cento dos pesquisados estão em atividade há mais de 10 anos.

Os consultores estão fazendo tudo o que podem para aumentar ainda mais a procura para poderem ampliar o leque de serviços que podem oferecer.

Passando a trabalhar com Consultores

Os clientes têm uma série de razões para a utilização de consultores para ajudá-los com as suas necessidades de telefonia, de acordo com o relatório.

A primeira destas razões é que os consultores irão ajudá-los a poupar dinheiro em sistemas e serviços de telefone, este é o motivo de 69 por cento das empresas.

Em segundo lugar, com 52 por cento, esta o interesse específico em uma nova tecnologia, produto ou serviço.

Outros incluem o desejo de poder fazer mais com os atuais sistemas de telefonia e redes, para aumentar a eficiência e melhorar a sua rede de negócios a serem executados.

Melhorar a comunicação e a colaboração entre os envolvidos no negocio é o motivo de 33 por cento das empresas, enquanto que melhorar simultaneamente a sua vantagem competitiva é o mais importante para 29 por cento.

Segundo a Sawka, o serviço mais fundamental oferecido pelos consultores é a avaliação das necessidades, ajudando as empresas a determinar quais equipamentos e serviços irão funcionar melhor para eles.
Além disso, os consultores se mostram úteis em uma variedade de ações, dependendo das necessidades do cliente e dos recursos a serem usados ou mesmo arregimentados para as tarefas.
Eles podem ajudar a avaliar e escolher os fornecedores, por exemplo, e até mesmo chegando a escrever requerimentos de propostas e ajudando nas negociações contratuais.

E nos últimos 12 a 18 meses, Sawka acrescenta, os consultores se envolveram na concepção e configuração das redes por causa da telefonia IP da dependência da redes de dados nos serviços mais complexos, por problemas de dependência com o cabeamento da telefonia tradicional.
Os consultores estão cada vez mais se envolvendo, até mesmo na implantação e gestão dos sistemas de redes de telefonia em base terceirizada, de acordo com Sawka. _ "Há uma crescente área cinzenta entre consultores e integradores", explicou. Uma das grandes diferenças é que os consultores não recebem compensações financeiras por parte do vendedor de serviços VoIP."

O relatório constatou que um considerável número de profissionais da indústria entendem que os consultores são essencialmente úteis.
No topo dos clientes estão os sistemas de saúde, seguidos pelos Bancos e Financeiras, Governo Estadual e aos centros Educacionais tanto em nível intermediário quanto o superior. Profissionais liberais, como advogados e contabilistas também dependem significativamente dos serviços de consultores.

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