domingo, 2 de agosto de 2009

O VoIP na Universidade da Califórnia

A Sipphone promoveu a instalação de um sistema de telefonia VoIP na Universidade Californiana de San Diego que permite aos usuários do sistema fazerem chamadas telefônicas gratuitas, usando o sistema de telefonia voz por IP.

Este trabalho foi realizado no ano de 2004, e a parceria entre a Sipphone e a Universidade propiciou a interconexão de 20000 telefones na UCSD.

Na época a UCSD e a empresa Sipphone instalaram um sistema de interconexão das suas redes privadas, a Sipphone é uma empresa que foi idealizada por um empreendedor ex-aluno da UCSD Michael Robertson que também é o idealizador e fundador da MP3.com e da Linspire. Inc.

Através da interconexão das redes, UCSD e Sipphone ficou possível fazer o seguinte:

1- 10.000 telefones da UCSD passaram a contar com chamadas gratuitas de todos os usuários da rede Sipphone que estavam espalhados por 100 países pelo mundo.

2- Os usuários Sipphone poderiam fazer ligações gratuitas para qualquer telefone da UCSD usando o telefone Voip instalado em um adaptador telefônico analógico (ATA) ou um softfone instalado em um computador pessoal com sistema operacional Windows, Mac ou Linux.

3- Todo o corpo docente da UCSD, seus colaboradores e funcionários passaram a ter os mesmo privilégios de poderem fazer chamadas gratuitas.

4- Todos os participantes do projeto passaram a contar com serviços do tipo: Conferencia online, sistema de caixa postal com envio de mensagens de voz para um email predeterminado, chamadas de interconexão, ligações grátis para telefones 0800, chamadas grátis para serviços de informações e outros benefícios que são próprios de um sistema de transmissão de voz por IP.


Michael Robertson, disse na oportunidade que: “As Universidades por serem o berço da Internet devem ser as primeiras a incentivar as chamadas telefônicas usando o sistema de transmissão de voz por IP.” E após a instalação do projeto Michael declarou:”O sistema de telefonia da UCSD esta agora modernizado e pode usufruir de chamadas grátis usando o sistema de transmissão de voz por IP.”

“A Universidade UCSD esta sempre investindo em pesquisas na busca de serviços e produtos que possam promover aos alunos e ao corpo docente da Universidade, uma forma mais fácil de interação.” Estas foram as palavras do então assistente Vice-Reitor da área de administração encarregada da Informática e Telecomunicações da UCSD o Dr. Elazar Harel, e ele continua dizendo “Através da interconexão do sistema de rede privado da UCSD com o sistema de rede de interconexão da Sipphone não importara onde os estudantes e os envolvidos com a UCSD estiverem eles poderão estar o tempo todo em contato com a Universidade. O projeto nessa primeira fase experimental nos dará a oportunidade de aprender e de continuar a expandir através dos anos.”

Como podemos perceber os alunos de outras cidades, estados ou países ser beneficiarão com o fato de poderem falar com seus familiares e amigos sem serem onerados pelo alto custo da telefonia convencional, por exemplo, um estudante Indiano poderá ligar para seus familiares na Índia e falar com eles por horas. Professores e técnicos da UCSD poderão estar em contato com a Universidade mesmo quando estiverem em trabalho pelo mundo afora.

“Minha família em Nova Deli não acreditou que isso fosse possível.” Foram as palavras de Puneet Sharma um graduado pesquisador de eletrônica do departamento de Engenharia Computacional da UCSD. “Chamadas entre a Índia e os Estados Unidos são normalmente muito caras quase que proibitivas, o que significa que as ligações eram obrigatoriamente muito esporádicas e bem sucintas. Com esse sistema que foi implantado eu posso ligar para minha família todos os dias e o preço é muito pequeno. Isto é muito louco, não acha.”

Completando o fato de que as chamadas nacionais e internacionais ficaram muito baratas e algumas grátis no primeiro momento do projeto, o sistema de interconexão implantado na UCSD permitiu aos 10.000 telefones que foram colocados na rede IP se comunicarem sem custo. Todos os participantes do projeto puderam adicionar ao telefone VoIP um número virtual de vários locais dos EUA e de outras partes do mundo como por exemplo a Inglaterra e isso permitiu que as pessoas que estavam nos locais destes números virtuais pudessem fazer chamadas para os mesmo pagando o preço de uma chamada local.

A Hang-Up (1993) acompanhou este projeto passo a passo e domina essa tecnologia que permite a ela propor e implantar este tipo de projeto em Universidades, Faculdades ou mesmo em empresas que se encaixe no mesmo cenário, o custo do projeto é muito baixo nos dias atuais, a comunicação muito eficiente e a qualidade é ótima pelo fato de propor uma interconexão de redes privadas.

Se você estiver interessado no projeto para que ele seja implantado ou apresentado em sua Empresa, Faculdade ou Universidade ligue para 4004-0435 ramal 2020 ou então para 16-3942-3760 e peça uma explicação ou demonstração de como isso é possível, posteriormente havendo interesse real será possivel agendar uma visita.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste