terça-feira, 4 de agosto de 2009

VoIP Peering um caminho difícil de trilhar

Quando será que o VoIP poderá seguir o seu caminho natural? A unificação da comunicação através de rede, e a permissão de interconexão entre as diferentes redes de transmissão de comunicação que usam a Internet como veículo de transporte. Hoje somente os usuários mais experientes conseguem fazer valer a interconexão usando redes que permitem esse tipo de comunicação através de links montados em seus servidores.

Cada indivíduo tem uma necessidade e uma forma de ver os diferentes cenários que se apresentam no dia a dia, por isso mesmo sempre haverá espaço para empreendedores que visualizem uma nova forma de propor soluções de comunicação usando a transmissão por IP.

O que acontecerá no futuro é uma incógnita, mas há quem aposte que um dia todos os usuários de VoIP serão uma grande família, todos interligados e se conectando como hoje é possível conectar-se a Internet e pesquisar uma página ou enviar um email, um dia será possível fazer chamadas para outro usuário usando a conexão de internet sem ter que se preocupar com qual é o provedor de serviços VoIP que esta usando ou que o outro esteja conectado.

Imaginemos que o envio de mensagens de texto, chamadas com vídeo serão possíveis e poderão ser acionadas por um simples toque em seu mouse ou através de uma tecla de seu teclado. Nada importara: quem faz a chamada, de onde vem, qual a forma e por que tipo de dispositivo, a interconexão alcançará os celulares, as redes privadas, as redes públicas, as redes sem fio, os telefones da rede convencional através dos telefones da rede IP, a comunicação será finalmente global em todos os sentidos.

Quando insistentemente falo de interconexão, de Peering, normalmente alguns usuários se posicionam com ceticismo, mas o fato é que a interconexão em comunicação existe e existe desde que Graham Bell tornou as comunicações telefônicas possíveis, então não estou profetizando nada, não falo e escrevo sobre novidade alguma, simplesmente analiso o que temos hoje no mercado: a telefonia convencional faz Peering de voz a cada vez que um usuário da Telefônica chama um usuário da Embratel e vice versa, cada celular Vivo que liga para um celular TIM. A discussão esta no campo do como iremos fazer a interconexão VoIP e não se ela é possível, pois isso esta mais do que provado, testado e aprovado. O caso esta em será grátis ou não? Que tipo de tratamento as empresas irão dar a esse tipo de conexão, hoje em dia todos usam a conexão gratuita na mesma rede como um brinde a seus usuários, mas na realidade isto não é brinde e sim um direito.

As empresas de telefonia móvel já se movimentam na interconexão usando-a para prover sua marca, e muitos planos contemplam a gratuitidade entre dois ou mais celulares que façam parte de um mesmo plano, isso é interconexão grátis.

O fato é que o avanço do celular e sua tendência de se transformar em um pequeno substituto do computador que conhecemos como pocket computer levará fatalmente as empresas de celular a um beco sem saída. Imaginem esse avanço na trilha dos pacotes de dados, ao ter um em seu celular e sendo isso comum aos usuários de celulares será possível contatar outro usuário usando o pacote de dados para acessar o MSN e a partir dele conversar com outro usuário esteja ele na rede que estiver com a modernização do Windows e com o aperfeiçoamento do MSN essa interação poderá ter uma transmissão de voz e vídeo, isso é uma questão de tempo nada mais. Então porque as companhias de VoIP estão esperando isso acontecer? Não tenho resposta, mas tenho uma certeza - ao termos essa possibilidade uma realidade de mercado todos vão perder espaço para o MSN, tanto a telefonia convencional seja ela fixa ou móvel como os provedores de serviços VoIP sendo que os últimos perderão muito mais uma vez que os primeiros estarão no mercado de comercialização de pacotes de voz.

As atuais ilhas VoIP tem que iniciar um processo de modernização de seus serviços e repensar as propostas para que não desapareçam em um futuro próximo, acredito que os usuários devam começar a entender como se processa a transmissão de voz em rede, a interconexão das redes VoIP permite a transmissão de pacotes de voz sem que se use o protocolo RTPC que é um dos causadores do aumento de custo e degradação da qualidade na chamada. A criatividade e a implantação de serviços é o único caminho para os provedores de serviços VoIP que estão hoje no mercado.

Já temos várias empresas que estão se adiantando nessa direção como, por exemplo, a Google, a Sipbroker, a Sipcode Brasil, e as mais de 500 empresas que fazem parte do VPF. Os sistemas de interconexão com adição de serviços é o futuro dos provedores de serviços VoIP, e este é um campo que pode ser explorado e tem um grande caminho a frente.

Nesse momento nos somente podemos dizer que, VoIP pode nunca ser exatamente como a Internet em termos de conectividade universal sem restrições e sempre manterá alguns controles reminiscente do modelo tradicional de telecomunicações. O fato é que os hackers conseguem burlar a segurança em todos os níveis existentes e em todos os tipos de conexão, dessa forma o controle tradicional começa a soar como uma coisa boa.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste