sábado, 17 de maio de 2008

USB drive "Device Error"

Como evitar problemas ao retirar seu USB drive do computador?
Voce já passou por isso?, perdeu seus dados? Queimou seu USB drive?
Essa situação pode ser evitada tomando-se algumas precauções.

Recentemente eu re-formatei meu disco rígido, porque estava muito lento e corrompido. Além disso, após o meu laptop ter sido infectado por um vírus, nem tudo operava corretamente mesmo após a limpeza. Depois de instalado o Windows, eu restaurei todos os meus arquivos e reinstalei os programas que eu uso mais comumente. Quando tudo estava pronto, eu tentei remover com segurança o meu disco rígido externo, mas não consegui. Toda vez que eu ia removê-lo usando o ícone de remoção com segurança, recebo uma mensagem de erro "O dispositivo genérico não pode ser retirado agora, tente parar o dispositivo mais tarde”.



Estranho essa coisa, mesmo eu fechando todos os programas em execução, e eu ainda posso ver a luz do meu disco rígido externo piscando. Significa que há alguma atividade e algo está acessando o meu disco rígido externo. A melhor ferramenta que conheço para descobrir o que está acessando o disco rígido externo é o Unlocker.

Eu presssiono o botão direito do meu mouse sobre o meu disco rígido externo e seleciono o Unlocker, ele mostra claramente que o explorer.exe está acessando as pastas da minha unidade externa.



Eu clico no botão de desbloquear tudo, e tento remover com segurança o meu disco rígido, e ainda assim eu recebo a mensagem "O dispositivo genérico não pode ser parado agora. Tente parar o dispositivo mais tarde." Mais uma vez eu uso Unlocker para verificar o que está acessando o meu drive, e ele continua mostrando o explorer.exe mas desta vez ele está acessando uma pasta diferente. A única solução que posso pensar é parar o explorer.exe usando o “Windows Task Manager” e depois tentar o “Safely Remove" utilizando a linha de comando. Funciona. No entanto, esta é apenas uma solução temporária, e não uma verdadeira solução para este problema. Para corrigir esse problema, é preciso saber por que razão o explorer.exe não para de acessar todas as minhas pastas no meu disco rígido externo.

Na parte de Serviços, existe uma opção "Serviço de Indexação", que indexa o conteúdo e as propriedades dos arquivos em locais remotos e computadores; proporcionando um acesso rápido a arquivos. Mesmo eu parando o serviço, ainda não se resolve o problema. Eu também paro a execução offline do Sistema de Arquivos e a Restauração, e continua o mesmo problema. Por fim, decidi que instalar um programa antivírus e ele detectou que o meu explorer.exe está infectado por JAMBANMU, Alman ou Almanahe vírus! Fiquei chocado ao saber sobre isso porque eu só reinstalei o Windows, os programas e restaurei meus arquivos. As chances de serem infectadas pelo vírus Almanahe é bastante escassa. Depois de um tempo, eu também descobri que muitos dos meus arquivos executáveis (EXE) ainda estão infectados pelo vírus. Parece que o vírus Almanahe ainda pode infectar arquivos executáveis e ele irá faze-lo.

A próxima coisa que fiz foi tentando utilizar o “AVG Win32/Alman Removal Tool”, desinfetar o vírus de meus programas exe. Após a digitalização e de limpeza com a ferramenta de remoção, reparei que a minha unidade externa LED não piscar quando não estou acessando a conduzir e que eu possa usar Safely Remove Hardware. O que eu aprendi com esta experiência é que o Explorer.exe não deve acessar discos rígidos externos. Se isso acontece, é porque muito provavelmente um vírus infectou o explorer.exe.

A exepriência que narrei me foi contada por um cliente da HDDLAB que teve seu notebook infetado pelo vírus JambanMu, e decidi escrever sobre o ocorrido para que os leitores possam aproveita-la e se possivel evitar o mesmo problema.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste