segunda-feira, 28 de abril de 2008

Codigos Voip

Uma das ações que considero mais importante em um serviço é sua fase de testes, é nesse momento que fazemos os aperfeiçoamentos e identificamos as verdadeiras necessidades porque temos uma situação real. Os erros e as falhas existem em todos os sistemas que conheço mas podem ser minimizados, e uma das coisas importantes para isso é o conhecimento dos mesmos, não se pode lutar contra que não se conhece, e também quero lembrar aqui uma máxima - nunca conserte o que não esta quebrado". Para expiar os fantasmas e para que possam ser identificados irei relacionar aqui todos ou quase todos os códigos que existem em uma conexão Voip. Entendo que no período de testes a melhor situação é a instalação do Voip em um softfone com acompanhamento integral.

Eu colocarei os códigos em categorias com base nos eventos que estão relacionados.

Códigos do Grupo 100 - requisições
Os códigos 100 aparecem quando o usuário que esta chamando envia uma requisição, mas não há resposta final ou está indeterminada.

Código

Mensagem

Descrição

Ação

100

Tentando por um longo período

Uma ação está sendo executada(por exemplo, um banco de dados está sendo consultado). O número chamado ainda não foi localizado.

Configure manualmente a rede pela janela de diálogos; o auto-detector não foi capaz de detectar as configurações corretas.

180

Chamando

Chamada respondida.

Esperando a ligação ser aceita.

181

Ligação enviada para outro terminal

A Ligação foi enviada para um outro destino.

Esperando para redirecionar a ligação.

182

Em espera

O número chamado esta temporariamente indisponível, mas foi decidido colocar a chamada em espera em vez de rejeitá-la.

Esperando para ser aceita


Códigos do Grupo 200 - sucesso na ação
Codes are sent when a positive final response to a request from a caller has been received.

Code

Message

Description

Action

200

'OK'

Request has succeeded.

Required information has been returned.

Códigos do Grupo 300 - redirecionamentos
Codes are sent to notify the caller that they will be re-directed to another location.

Code

Message

Description

Action

300

'Moved permanently'

User no longer at address.

Retry any new address(es) provided.

302

'Moved temporarily'

Redirected call to another number.

Retry any new address(es) provided.

Códigos do Grupo 500 - falha no servidor
Codes are sent when a valid request from a caller has been sent, but the server is unable to complete it.
The problem is on server's side.

Code

Message

Description

Action

500

'Server Internal Error'

Temporary failure.

Call will be disconnected automatically. Try calling later.

502

'Bad Gateway'

Network out of order.

A fast 'busy' signal will be heard and the call will be disconnected.

503

'Service unavailable'

Temporary failure.

Call will be disconnected automatically. Try calling later.

504

'Server Time-out'

The gateway has timed out.

A fast 'busy' signal is heard and the call is disconnected.

513

'Message too large'

The body of your message is too large.

Reduce length of your message.

Códigos do Grupo 600 - falha geral
Codes are sent when the request cannot be completed by any server.

Code

Message

Description

Action

600

'Busy Everywhere'

Callee doesn't wish to take the call at this particular time.

Call will be disconnected automatically.

603

'Decline'

Callee doesn't want to or can't take call.

Call will be disconnected automtically.

Os códigos que estão aqui relacionados estão diretamente ligados a uma conexão Voip, não são especificamente de um aparelho ou um dispositivo, parte destes códigos já os relacionei em outro artigo com o X-lite mas poderia ser com outro softfone que apresente um código quando uma situação diferente da esperada acontece

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