sexta-feira, 13 de abril de 2007

Recuperando dados em um CD-RW - Quick-Erased

Com softwares de recuperação de dados para CD/DVD é possível a recuperação de dados em alguns desastres, mas no caso específico do CD-RW quick-erased é necessário um procedimento que não esta disponível em softwares de recuperação de CD/DVD, e explico porque. CD-RW Quick_Erased e CD-RW Quick_Formated não são a mesma coisa. Quando um CD-RW passa pelo processo de Quick-Erase a PMA, a TOC, a Pregap e os primeiros setores de seu CD-RW são apagados. E porque a TOC foi apagada, o CD-RW se comporta como um CD-RW branco / vazio. Porque os primeiros setores foram apagados incluindo os headers (cabeçalhos), os sectores 0, 1, 2... não podem mais ser localizados mas os setores subseqüentes ainda podem ser localizados. Infelizmente os Sistemas operacionais usados conjuntamente com o leitor / gravador de CD-DVD comercial, não permitem o acesso a esses setores. Infelizmente, o processo quick-erase é muito mais um problema de hardware do que de software. Diferentemente de um hard disk que sempre ou quase sempre pode ser lido, o CD-RW só é lido pelo leitor / gravador quando possui dados. O firmware dos drivers de leitura / gravação não permitem leitura se não há dados e imediatamente reportam como disco "branco" ou vazio. O processo quick-erase apaga todos os dados do ponto inicial do disco e estes são obrigatórios para o reconhecimento de que ha dados gravados e que podem ser lidos. Um hardware especialmente modificado é necessário para essa situação e a HDDLAB, é um dos poucos laboratórios do mundo que possui esse hardware.
No website da HDDLAB você encontra todas explicações sobre o serviço e o que é oferecido aos clientes. (www.hddlab.com.br/cds.html)
A estrutura de um CD/ DVD.
Um CD é composto de varias zonas PCA (Power Calibration Area),
PMA (Program Memory Area),
O CD/DVD pode conter uma ou mais sessões SUA (System User Area),
As sessões são compostas pela PCA e PMA.
Cada sessão consiste de: Uma área Lead-In, contendo a Tabela de Conteúdo (TOC) da sessão, Program Area onde estão localizadas as trilhas individuais,
Lead-Out Area.
As trilhas sao compostas de: Uma pre-gap zone, an audio/user data area a pad zone.
Cada bloco ou setor tem um header (cabeçalho), a localização dos blocos fica guardada nos headers.
Os CD-RW que passaram pelo processo Quick-Erase podem ter os dados recuperados?
Sim é possível recuperar dados em um CD-RW Quick-Erased sem modifica-lo!

A HDDLAB tem em seu website um FAQ completo sobre a recuperação de dados em CD-RW. (www.hddlab.com.br/faq.html)
Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Um comentário:

Unknown disse...

Informações muito esclarecedoras ! Parabéns pelo texto

Uma dúvida: e no caso de após feito o Quick-erased, o cd ser preenchido com novos dados? É possível recuperar os dados antigos ou esse processo automaticamente os substituem pelos novos ?

Ads Inside PostM

Teste