quarta-feira, 11 de abril de 2007

Qual o disco mais adequado?

Bem se chegarmos a conclusão de que é melhor procurarmos não o melhor disco, mas o disco mais adequado a uma determinada função, será melhor então montarmos inicialmente um pequeno planejamento para termos uma visão de nossa necessidade e podermos tecer algumas considerações que serão importantes em nossa decisão na hora da escolha por este ou por aquele disco.

Começaremos respondendo qual a finalidade do computador? E tomando por base esta resposta teremos uma idéia da configuração que pensamos ser a mais ideal.
Devemos também lembrar que será muito importante o planejamento do backup, seu tamanho e sua periodicidade.


Ao termos as repostas acima poderemos nos ater aos pontos abaixo.

Devemos observar a velocidade do disco e entender que quanto mais rápido ele for e que quanto mais dele vai ser exigido mais calor ele irá produzir dai a importância da refrigeração do disco e isto esta intimamente ligado ao gabinete que iremos usar.

Serão colocados aqui dois conjuntos de critérios para análise, um baseado em performance e capacidade do disco e o outro baseado na qualidade.


Critérios com base em performance e capacidade:

Capacidade,
o tamanho do disco e importante e deve ser levado em consideração uma vez que nós precisaremos de um disco com capacidade suficiente para atender as exigências de nosso sistema operacional e nosso sistema de trabalho e também com capacidade de armazenamento de nossos arquivos gerados ainda que temporariamente.

Velocidade do disco
aqui reside hoje uma diferença entre discos que não havia anteriormente, hoje temos discos de 5400 rpm, 7200 10000 e ate 15000 e em alguns casos 4.400 (hard disk para notebook). Quanto maior for esta velocidade maior será a taxa de transferência dos dados entre o disco e qualquer outro periférico a esse fato chamamos de velocidade de I/O (input - output).

Velocidade de busca (seek time) esta especificação nos da uma referencia de qual o tempo que a cabeça magnética do disco leva para entrar em trabalho seja em inicio de funcionamento seja em retomada do mesmo, quanto menor for este numero mais rápido e eficiente será o disco.

Densidade de Área, esta especificação é muito importante, pois irá determinar a capacidade de armazenamento dos discos (platters) do seu hd, relação direta com o número de cabeças e nos teremos aqui alguns fatores interessantes, por exemplo, um disco de 40gb poderá ter um disco interno e uma cabeça ou dois discos interno e duas cabeças e ou dois discos internos e 4 cabeças e esta característica influenciará diretamente na durabilidade e na performance.

Media de taxa de transferência sustentada, bem aqui teremos a velocidade do disco em trabalho, não a velocidade dos discos em sua melhor analise, mas a velocidade real do em situação de stress, este dado se mostra muito importante em discos de grande capacidade onde o usuário tem como trabalho os stream seja ele de Vídeo ou de áudio.

Obs: Os discos com base em performance e capacidade são todos do tipo ATA (AT atachment) e podem ser PATA (paralelo) SATA (serial) e SCSI, e operam em velocidades distintas e todos têm suas especificações descritas em seus manuais, as velocidades de transferência vão de 33mb/sec a 150mb/sec, mas lembramos aqui que de nada servirá um disco de performance "x" se a interface (controladora de disco rígido) de ligação disco-computador não conseguir fazer o disco trabalhar em sua performance máxima.

Bem entendo que os critérios possam ser de desconhecimento da maioria, mas podem ser encontrados e quero também dizer que como em todo trabalho profissional esta avaliação irá requerer alguém que tenha conhecimento destes pontos. Mas acredito que qualquer pessoa seja um usuário de computador ou um profissional da área de computação poderá atestar que existe uma base técnica para a determinação do hard disk mais adequado a uma função e este é meu objetivo aqui.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste