domingo, 17 de outubro de 2021

Como proteger sua privacidade digital

Fazendo algumas alterações simples em seus dispositivos e contas, você pode manter a segurança contra tentativas indesejadas de terceiros de acessar seus dados, bem como proteger sua privacidade daqueles com os quais você não consente em compartilhar suas informações. Começar é fácil. Aqui está um guia com algumas mudanças simples que você pode fazer para se proteger e proteger suas informações online.


Use essas ferramentas
Faça uso inteligente das ferramentas disponíveis para manter seus dados seguros.

Proteja suas contas

Por quê: na última década, violações de dados e vazamento de senhas atingiram empresas como Equifax , Facebook , Home Depot , Marriott , Target , Yahoo e inúmeras outras. Se você tem contas online, os hackers provavelmente vazaram dados de pelo menos um deles. Quer saber quais de suas contas foram comprometidas? Pesquise seu endereço de e-mail em Have I Been Pwned? para cruzar o seu endereço de e-mail com centenas de violações de dados.

Como: Todos devem usar um gerenciador de senhas para gerar e lembrar senhas diferentes e complexas para cada conta - essa é a coisa mais importante que as pessoas podem fazer para proteger sua privacidade e segurança hoje. Os gerenciadores de senhas favoritos do Wirecutter são LastPass e 1Password. Ambos podem gerar senhas, monitorar contas em busca de violações de segurança, sugerir a alteração de senhas fracas e sincronizar suas senhas entre o computador e o telefone. Os gerenciadores de senhas parecem intimidantes de configurar, mas depois de instalar um, você só precisa navegar na Internet normalmente. Quando você faz login nas contas, o gerenciador de senhas salva suas senhas e sugere a alteração de senhas fracas ou duplicadas. Ao longo de algumas semanas, você acaba com novas senhas para a maioria de suas contas. Aproveite também para alterar as senhas padrão para todos os dispositivos em sua casa - se o seu roteador doméstico, lâmpadas inteligentes ou câmeras de segurança ainda estiverem usando “senha” ou “1234” como senha, altere-as.

Todos também devem usar a autenticação em duas etapas sempre que possível para suas contas online. A maioria dos bancos e das principais redes sociais oferecem essa opção. Como o nome sugere, a autenticação em duas etapas requer duas etapas: inserir sua senha e inserir um número que apenas você pode acessar. Por exemplo, a primeira etapa é fazer login no Facebook com seu nome de usuário e senha. Na etapa dois, o Facebook envia um código temporário para você em uma mensagem de texto ou, melhor ainda, por meio de um aplicativo como o Google Authenticator, e você insere esse código para fazer login.

Proteja sua navegação na web

Motivo: empresas e sites rastreiam tudo o que você faz online. Cada anúncio, botão de rede social e site coleta informações sobre sua localização, hábitos de navegação e muito mais. Os dados coletados revelam mais sobre você do que você imagina. Você pode se achar inteligente por nunca tweetar seus problemas médicos ou compartilhar todas as suas crenças religiosas no Facebook, por exemplo, mas as chances são boas de que os sites que você visita regularmente forneçam todos os dados de que os anunciantes precisam para identificar o tipo de pessoa que você é. Isso é parte de como os anúncios direcionados continuam sendo uma das inovações mais perturbadoras da Internet.

Como: Uma extensão de navegador como o uBlock Origin bloqueia os anúncios e os dados que eles coletam. A extensão uBlock Origin também impede a execução de malware em seu navegador e oferece uma maneira fácil de desativar o bloqueio de anúncios quando você deseja oferecer suporte a sites que você sabe que são seguros. Combine o uBlock com o Privacy Badger , que bloqueia rastreadores e os anúncios não o seguirão tanto. Para desacelerar os anúncios stalker ainda mais, desative os anúncios baseados em interesses da Apple , Facebook , Google e Twitter . Muitos sites oferecem meios para cancelar a coleta de dados, mas você precisa fazer isso manualmente. Desativação Simplestem links diretos para instruções de cancelamento de sites importantes como Netflix, Reddit e muito mais. Isso não eliminará o problema completamente, mas reduzirá significativamente a quantidade de dados coletados.

Você também deve instalar a extensão HTTPS Everywhere . HTTPS Everywhere direciona você automaticamente para a versão segura de um site quando o site suporta isso, tornando difícil para um invasor - especialmente se você estiver em uma rede Wi-Fi pública em uma cafeteria, aeroporto ou hotel - espionar digitalmente o que você está fazendo.

Algumas pessoas podem querer usar uma rede privada virtual (VPN), mas não é necessária para todos. Se você se conecta com frequência a um Wi-Fi público, uma VPN é útil porque adiciona uma camada de segurança à sua navegação quando o HTTPS não está disponível. Ele também pode fornecer alguma privacidade do seu provedor de serviços de Internet e ajudar a minimizar o rastreamento com base no seu endereço IP. Mas toda a sua atividade na Internet ainda flui através dos servidores do provedor VPN, portanto, ao usar uma VPN, você está optando por confiar que a empresa em vez do seu ISP não armazenará ou venderá seus dados. Certifique-se de entender os prós e os contras primeiro, mas se você quiser uma VPN, a Wirecutter recomenda o IVPN .

Use um software antivírus no seu computador

Por que: os vírus podem não parecer tão comuns quanto eram há uma década, mas ainda existem. O software malicioso no seu computador pode causar todos os tipos de confusão, desde pop-ups irritantes à mineração secreta de bitcoins e à digitalização de informações pessoais. Se você corre o risco de clicar em links perigosos ou se compartilha um computador com várias pessoas em uma casa, vale a pena configurar o software antivírus, especialmente em computadores Windows.

Como: Se o seu computador executa o Windows 10, você deve usar o software integrado da Microsoft, o Windows Defender . O Windows Defender oferece bastante segurança para a maioria das pessoas e é a principal opção de antivírus que o Wirecutter recomenda ; chegamos a essa conclusão depois de conversar com vários especialistas. Se você executar uma versão mais antiga do Windows (embora seja recomendável atualizar para o Windows 10) ou usar um computador compartilhado, uma segunda camada de proteção pode ser necessária. Para este efeito, Malwarebytes Premium é a sua melhor aposta. Malwarebytes não é intrusivo, funciona bem com o Windows Defender e não envia dezenas de notificações irritantes como a maioria dos utilitários antivírus costumam fazer.

Os usuários de Mac normalmente estão satisfeitos com as proteções incluídas no macOS, especialmente se você fizer download de software apenas da App Store da Apple e se limitar a extensões de navegador conhecidas. Se você deseja uma segunda camada de segurança, o Malwarebytes Premium também está disponível para Mac. Você deve evitar aplicativos antivírus em seu telefone completamente e limitar-se a baixar aplicativos confiáveis ​​de lojas oficiais.

Fonte:NYT Thorin Klosowski
Imagem de Alexandra_Koch por Pixabay

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste