quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Qual o tamanho do Windows 10 e ele pode ser reduzido?

Qual é o tamanho do Windows 10? O tamanho varia de acordo com a versão exata do Windows 10 que você instalou. Também depende se você atualizou de uma versão mais antiga do Windows ou fez uma nova instalação.

Os requisitos mínimos oficiais da Microsoft para o Windows 10 especificam 20 GB de espaço livre para a versão de 64 bits do sistema operacional. Na prática, as instalações podem ser muito maiores do que isso. Aqui estão algumas maneiras práticas pelas quais você pode colocar o Windows 10 em uma dieta radical.

Elimine o Bloatware do Windows
O Windows 10 não é mais um produto que a Microsoft se preocupa em vender diretamente. Embora eles fiquem felizes em aceitar o seu dinheiro por uma licença do Windows 10, o dinheiro real vem da publicidade, dos serviços em nuvem e da venda de aplicativos por meio da Windows Store.

Sua nova instalação do Windows 10 inclui alguns aplicativos que você talvez não espere. Jogos como Candy Crush e outros títulos trashy gratuitos estão incluídos e ocupam um espaço precioso. Você pode se livrar deles facilmente no menu “Adicionar ou Remover Programas” usual.


Para formas mais teimosas de bloatware, você precisará de uma ajudinha de terceiros. Por exemplo, BloatBox é um pequeno aplicativo de código aberto que permitirá que você remova softwares crus teimosos do Windows.

Despejar aplicativos padrão que você não usa
O Windows vem com uma lista bastante longa de aplicativos padrão, como navegadores da web, que muitas pessoas nunca usam. Embora eles não ocupem muito espaço, você deve estar ciente da opção de removê-los.


Embora haja uma longa lista de aplicativos padrão do Windows 10 que você pode remover, por que não começar com esses 9 aplicativos e programas indesejados do Windows 10. Você pode usar essas mesmas instruções para remover outros aplicativos semelhantes.

Alterar localizações de pasta padrão
O Windows configura vários locais padrão para onde vão os arquivos comuns. Há uma pasta para seus documentos, downloads, vídeos e, claro, o espaço de armazenamento para a área de trabalho do Windows. Por padrão, essas pastas residem no mesmo disco rígido do Windows. No entanto, esse não precisa ser o caso.

Este truque só funciona se você tiver mais de um disco rígido. No entanto, a maioria dos computadores modernos agora tem uma unidade de estado sólido rápida (embora pequena) para Windows e aplicativos. Eles têm uma unidade mecânica lenta (mas grande) para mídia e outros arquivos que não precisam de armazenamento de alto desempenho.
Ao alterar os locais das pastas para a pasta padrão do Windows 10, você remove esses arquivos da unidade principal. Embora isso não torne o Windows 10 menor, ele ajuda a espalhar sua pegada por várias unidades. Embora o processo para alterar os locais de pasta padrão seja o mesmo, Como alterar o local de download padrão no Windows 10 o ajudará a começar com o maior consumo de espaço.

Mova outros aplicativos da unidade do sistema
Se você tiver mais de um disco rígido, não precisará executar aplicativos na mesma unidade do Windows! Em vez de tentar reduzir o Windows, você pode liberar espaço na unidade do sistema movendo os aplicativos.

O Windows torna isso fácil. Basta abrir o aplicativo Adicionar ou Remover do Windows no Menu Iniciar e definir a unidade para a unidade do sistema. Isso só mostrará o software nessa unidade. Clique em qualquer uma das entradas para ver se esse aplicativo suporta a movimentação para outra unidade. Se você vir o botão “Mover”, pode mover esse aplicativo facilmente para outra unidade.

Desativar Hibernação
A hibernação é um recurso especial de um sistema operacional em que todo o conteúdo da RAM é armazenado no disco. Um computador em hibernação pode ser totalmente desligado e desconectado. Ao ligá-lo novamente, o arquivo de hibernação é copiado de volta para a RAM e o computador pode continuar de onde parou.


Embora a hibernação ainda seja útil, é principalmente para computadores desktop que não possuem baterias. Em um laptop, o modo de hibernação faz mais sentido, pois mesmo que a energia acabe, a bateria interna irá sustentar as coisas. Mesmo a maioria dos usuários de desktop nunca usa a função de hibernação, já que a inicialização a frio é muito rápida em máquinas modernas. No entanto, a hibernação ainda pode ser ativada em sua máquina, ocupando gigabytes de espaço valioso.

A boa notícia é que você pode desativar a hibernação e excluir o arquivo de hibernação. Basta seguir nosso guia O que é Hiberfil.sys e como excluí-lo no Windows 10 .

Use a opção CompactOS no Windows 10
No Windows 10, há um recurso pouco conhecido conhecido como CompactOS. Este recurso mantém os arquivos do sistema operacional Windows dentro de uma imagem de arquivo compactada. Em vez de descompactá-lo na partição do disco rígido normalmente, o Windows descompactou os arquivos de que precisa rapidamente.

Isso permite que o Windows seja executado em unidades muito menores do que o normal, o que é necessário em alguns sistemas como ultrabooks com SSDs muito pequenos . Diríamos que faz mais sentido em sistemas com 64 GB ou menos de espaço de armazenamento primário.

O Windows geralmente ativa o CompactOS de maneira automática e silenciosa nos sistemas adequados. No entanto, você pode ativá-lo manualmente, ao custo de um desempenho mais lento. Já que a CPU agora tem que descompactar os dados, bem como fazer seu trabalho normal.

Para modificar qualquer coisa em torno do CompactOS, você terá que usar o Prompt de Comando ou PowerShell. Preferimos PowerShell!

1. Basta clicar com o botão direito do mouse no botão Iniciar e selecionar Windows PowerShell (Admin) para abrir o programa.


2. Para verificar se o seu computador já está funcionando com CompactOS, digite o seguinte e pressione Enter:


Compact.exe / CompactOS: consulta

3. Se você receber uma mensagem de que o CompactOS já está ativo, não há mais nada a fazer. Se não for, você pode ativá-lo digitando o seguinte e pressionando enter:


Compact.exe / CompactOS: sempre

A conclusão do trabalho de compactação pode demorar alguns minutos, dependendo das especificações do sistema.

Para desativar o CompactOS novamente, use este comando:

Compact.exe / CompactOS: nunca

Reduza a Alocação de Memória Virtual
Quando o computador fica sem RAM física, ele precisa começar a trocar os dados para o disco rígido, usando algo chamado arquivo de paginação. Esse arquivo de paginação ocupa uma quantidade reservada de espaço no disco rígido.

Você tem algumas opções aqui. Por exemplo, você pode desativar o arquivo de paginação completamente. Normalmente não recomendamos isso, mas em alguns sistemas com bastante RAM, pode não ser um problema.

Você pode simplesmente reduzir o tamanho do arquivo de paginação determinado pelo Windows. A regra geral é que seu arquivo de paginação deve ser 1,5 vez sua RAM física, mas essa regra pode ser alterada como você quiser.

Finalmente, você pode mover o arquivo de paginação para um disco rígido interno diferente daquele em que o Windows está instalado. O que irá liberar espaço na unidade do sistema. Para todos os detalhes sobre como ajustar o tamanho do arquivo de paginação, dê uma olhada em Como otimizar o arquivo de paginação no Windows.

Pequeno é bonito
O Windows 10 (e realmente a maioria das versões do Windows) tem a reputação de ser particularmente inchado. No entanto, se você beliscar e colocar as coisas nos lugares certos, então ele pode ser um sistema operacional surpreendentemente esbelto. Apenas lembre-se de não ser excessivamente zeloso. Você pode retirar algo importante por engano!

Escrito por: Sydney Butler no Site Helpdeskgeek 
Postado em:1 de janeiro de 2021 em: Windows 10

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste