Os incidentes de segurança estão aumentando a cada dia que passa. Alguns dos incidentes recentes tiveram impacto global e resultaram em danos catastróficos para as organizações. A infraestrutura de tecnologia da informação interligada e complexa, na qual o mundo inteiro depende, oferece amplo espaço e oportunidades para que os incidentes se transformem em desastre.
Uma resposta eficaz e planejada a incidentes pode se tornar o motivo da existência da empresa após a ocorrência de um incidente. Uma resposta a incidentes é uma resposta medida e planejada a qualquer incidente que possa representar ameaça à organização. A resposta a incidentes pode limitar o impacto de contratempos e proteger a empresa de fechar negócios.
Medir as vantagens da resposta a incidentes na ausência de incidentes é uma tarefa difícil. Somente durante um incidente os resultados da resposta a incidentes cuidadosamente planejada produzem frutos. A ausência de números de ROI diminui a prioridade da resposta a incidentes na mesa do tomador de decisão. A falta de seriedade dada à resposta a incidentes só é evidente quando ocorre um incidente e uma resposta caótica resulta em mais compromissos.
A era tecnológica atual trouxe facilidade ao mundo dos negócios, mas, por outro lado, abre a porta para ataques de segurança. As empresas estão investindo nas maneiras de garantir a segurança de seus barcos de afundar no mar volátil de ameaças. Os atacantes estão continuamente criando novas estratégias e técnicas para cumprir seus desígnios malignos. A situação atual leva à mudança de mentalidade e atitude das empresas em relação a esses incidentes. A adoção de uma abordagem proativa pode ser útil para combater esses incidentes. Incidentes não podem ser completamente erradicados; no entanto, eles podem ser atenuados, concentrando-se na capacidade de resposta. Assim, as organizações estão dando prioridade para criar uma forte capacidade de resposta a incidentes. A coleta e a análise de dados precisos sobre incidentes podem desempenhar um papel significativo. Com base em dados de incidentes,Um plano de resposta adequado pode evitar danos a ativos valiosos da empresa.
O plano de resposta a incidentes é uma estratégia pré-planejada para os funcionários da organização em caso de qualquer evento ou ataque. Tais planos devem minimizar os riscos de danos a ativos valiosos. Antes de trabalhar em um plano, os seguintes aspectos devem ser incluídos.
- As organizações têm cultura, valores e ambiente de trabalho únicos, que os diferenciam dos outros. Alinhe as estratégias mencionadas no plano de resposta às operações organizacionais.
- Incorpore todos os ataques que possam ser perigosos para uma empresa e elabore estratégias contra cada uma. Faça o papel de advogado do diabo e pense na mente do criminoso das maneiras que podem ser escolhidas para um ataque.
- Concentre-se nos ativos valiosos dos negócios e anote todas as questões pertinentes, por exemplo, como o plano pode proteger os ativos organizacionais? Que tipos de riscos estão associados a cada ativo? Qual ativo é essencial para a organização?
Os aspectos acima são considerados como linha de base do plano de resposta a incidentes, o que garante ainda mais a eficácia das estratégias durante o evento. Após a fundação, a seguir estão as fases da resposta a incidentes.
Preparação:
A fase crítica do plano de resposta a incidentes é a preparação. Nenhuma estratégia pode ser proveitosa sem uma força de trabalho bem equipada e bem treinada. Toda organização deve se preparar para o pior através de testes e treinamento (T&T) de políticas de segurança repetidamente. O papel e a responsabilidade de cada equipe devem ser explicitamente definidos, a fim de evitar o acaso durante um ataque.
Identificação:
A determinação da violação da política de segurança é o primeiro passo na identificação. Isso inclui observar uma atividade incomum dos membros da equipe. Depois que o incidente é confirmado, a equipe do incidente deve coletar dados analisando e revisando as ferramentas de segurança para descobrir a origem do incidente. A área afetada e o nível de impacto também devem ser analisados nesta fase.
Contenção:
Após a identificação, limite o nível de extensão do incidente de danificar outros ativos valiosos. Exclua a fonte do incidente que pode contaminar outros ativos e operações da empresa. Determinar estratégias de contenção de curto e longo prazo. Descobrir um sistema alternativo para restaurar a operação comercial para causar danos mínimos.
Erradicação:
A eliminação da origem do ataque do sistema ou da rede é completamente a fase de erradicação. Melhore as ferramentas de segurança e fortaleça o sistema de defesa para eliminar riscos e vulnerabilidades futuras. Dois passos importantes nesta fase são
_ Limpe e atualize o sistema.
_ Notificação a todas as partes interessadas.
Recuperação:
Retornar à operação comercial normal é a fase de recuperação. Teste e monitoramento do sistema funcional repetidamente. Determine a linha do tempo para monitorar a área afetada. Descubra as ferramentas necessárias para a identificação de ataques semelhantes.
Lições aprendidas:
Determinação das lições aprendidas com o incidente. Descobrir os pontos fortes e fracos do plano de resposta. Atualize o plano de resposta com base em brechas no plano anterior, que fortalecem ainda mais o sistema contra ataques futuros. Determine que tipos de treinamentos são necessários.
Para combater os atacantes, a organização deve formar uma forte equipe de defesa. A equipe deve analisar, monitorar qualquer violação de segurança e executar ações preventivas posteriormente. Os principais membros da equipe incluem
- Gerente: Responsável pela delegação de tarefas durante a ocorrência do incidente
- Analista: Responsável por descobrir a área afetada e analisar problemas técnicos de segurança.
- Pesquisadores: Responsável por fornecer todas as informações sobre ameaças e criar um banco de dados com base em incidentes anteriores e atuais.
- Equipe multifuncional: cada funcionário desempenha um papel significativo durante o incidente. O apoio de todos os departamentos é fundamental, o que pode ser proveitoso para resultados e respostas efetivos.
As ferramentas de resposta a incidentes atuam como guardas de segurança contra atacantes. Uma organização bem equipada só pode sobreviver neste mundo volátil, cheio de ameaças ininterruptas. As ferramentas ajudam na análise, detecção e monitoramento de incidentes. Ajuda a reduzir o tempo de inatividade das operações em caso de incidente. As organizações estão investindo grandes quantias em ferramentas poderosas que as protegem de desastres e ajudam a investir e responder a atividades incomuns. O paradigma está mudando para a automação. As ferramentas automatizadas funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, para detecção precoce de ameaças e criação de um alerta na hora certa. Assim, aumenta ainda mais a segurança dos sistemas em funcionamento.
É importante que as empresas realizem avaliações periódicas para descobrir qualquer brecha no plano de resposta. Avalie o plano de resposta a incidentes para aprimorar ainda mais a identificação e a resposta a ameaças. Determinar a análise de lacunas e mapear técnicas de mitigação de incidentes. Descobrir áreas de melhoria para evitar qualquer erro no momento da ameaça.
A sobrevivência dos negócios depende da resposta a incidentes planejada e testada. Não deve se limitar apenas ao departamento de TI, mas deve pertencer à gerência sênior. O envolvimento de executivos de nível C aumenta a eficácia da resposta a incidentes e promove a coesão durante um incidente.
Fonte:Logsign
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