domingo, 26 de julho de 2020

O que é o Malware Outbreak?



O malware é uma ameaça iminente para as organizações. Para proteger seus sistemas, você precisa ser informado sobre isso. Neste artigo, examinaremos mais de perto os malwares e os surtos de malware.
O que é um malware?
Malware, também conhecido como 'software malicioso' , é um termo que se refere a qualquer tipo de código ou software que visa prejudicar os sistemas. O único objetivo do malware é impedir o bom funcionamento do sistema. Como resultado, sua natureza é hostil e intrusiva. Ele constantemente procura pontos vulneráveis ​​de sua defesa e tenta penetrar. Uma vez que consegue encontrar seu caminho em seus sistemas, o malware faz todo o possível para causar danos ao sistema. Ele pode até bloquear você nesse meio tempo.
Semelhante aos vírus, o único objetivo do malware é invadir e tornar inoperantes dispositivos, sistemas, operações e redes. Para atingir seu objetivo, o malware pode assumir o controle total ou parcial das operações. Quase todos os tipos de malware têm como alvo os dados. Ele tenta roubar e / ou alterar as informações valiosas em seus sistemas. Pode até tentar criptografar os dados para que você não possa acessá-los. Além disso, um malware pode espionar secretamente sua atividade para roubar informações furtivamente ou até chantagear você.
O que nos leva ao nosso ponto final sobre malware: pode ser muito, muito furtivo. É por isso que pode ser tarde demais quando você descobrir que um malware ganhou controle sobre seus sistemas. Assim, ser capaz de detectar e eliminar ameaças de malware é uma das práticas essenciais de segurança cibernética. Também é útil aprender sobre a análise de malware
O que é um surto de malware?
A definição de um surto de malware é bastante direta: quando um determinado malware é encontrado em mais de um dispositivo e / ou sistema, ele é chamado de 'surto de malware'. Existem três tipos diferentes de um surto de malware:
Surto interno: quando um determinado malware está presente em mais de um computador na mesma rede, a situação é chamada de surto interno. Para decidir se está ocorrendo um surto interno, é necessário definir um limite antecipadamente, como "mais de 5 incidentes devido ao mesmo malware nos dispositivos da mesma rede em duas horas ou menos".
Surto regional: quando um determinado malware é encontrado em mais de uma rede, mas a distribuição dessas redes é limitada a uma área geográfica específica, o incidente é chamado de surto regional. Por exemplo, um código de malware específico pode se espalhar rapidamente em um país sem chegar a outros países. Em tais incidentes, um surto regional é declarado pelas autoridades. No entanto, dependendo da velocidade e natureza do malware, a possibilidade de um surto global deve ser considerada para que sejam tomadas as ações preventivas necessárias.
Surto global: quando um determinado malware é encontrado em várias redes e / ou dispositivos em todo o mundo, o incidente é chamado de surto global de malware. Esse tipo de surto é severamente perigoso e pode se espalhar muito rapidamente. É por isso que os surtos globais de malware exigem ação imediata para serem contidos e eliminados. Um surto pode ser considerado um surto global se tiver espalhado várias geografias ou tiver o potencial de fazê-lo.
Não há sinais ou estações prováveis ​​para que um surto aconteça. É por isso que é muito importante tomar as medidas preventivas necessárias e ter um protocolo de emergência.
Referências :
https://it.ubc.ca/malware-outbreak
http://www.cyren.com/security-center/malware-outbreak-detection

Crédito sda imagem (Imagem de kalhh por Pixabay)

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste