quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

A CONTA DE ENERGIA

O que é uma conta de energia elétrica?
Usualmente, a conta de energia elétrica é o nome técnico que se dá à popularmente conhecida “Conta de Luz”, cobrança feita pelas distribuidoras de energia elétrica a seus consumidores. Dependendo do tipo de consumidor (residencial, industrial, grandes indústrias, etc.), a energia pode ser cobrada de acordo com o consumo verificado a cada mês (com um patamar mínimo a ser cobrado sempre), ou de acordo com o fornecimento pré-contratado com a distribuidora, sendo os excedentes desse consumo cobrados em preços por unidade – em geral, superiores ao nível de preços do consumo pré-contratado.

O Cálculo da conta de energia elétrica
Para um consumidor residencial padrão, ou seja, do Subgrupo B1, o valor da conta é calculado de acordo com o Artigo 106 da Resolução 414 de 2010 da ANEEL. Então, caso seja adimplente (ou seja, esteja com a conta de energia em dia), o consumidor residencial deve pagar pela quantidade de energia utilizada (kWh) multiplicada pela tarifa de energia da Classe B1, ou seja, quanto cada kWh custa.

Em um exemplo, o consumidor residencial (portanto, do subgrupo B1) que consumisse 90 kWh em Janeiro de 2012, com o preço do kWh do Subgrupo B1 custando R$ 0,60 , pagaria em sua conta   (0,60) X (90) = R$ 54,00   . Vale lembrar que esse ainda não é o preço final da fatura, pois nelas, também, poderá incidir o acréscimo de alguns tributos, como a Contribuição para Iluminação Pública, tributo municipal, e o Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), de responsabilidade estadual.

Abaixo, apresentamos uma conta de energia elétrica, para exemplo. Vale lembrar, também, que a conta de energia é uma das fontes mais utilizadas pela ANEEL para, através das Distribuidoras, transmitir informações e comunicados aos consumidores, sobre direitos, informações, novas possibilidades que chegam ao setor (e aos próprios consumidores), etc.

As Bandeiras Tarifárias
A partir de Janeiro/2015, um novo mecanismo de transparência e de sinalização de preço foi introduzido no cálculo da Conta de Luz: as Bandeiras Tarifárias. Com elas, a Agência Nacional de Energia Elétrica objetiva mostrar aos consumidores o real estado da geração de energia elétrica, sendo o preço final da energia aumentado ou mantido conforme maior ou menor despacho de usinas termelétricas.

Fonte:Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica

Para os Alunos do GTT PRO: posso ajudá-los com explicações das contas de Luz, tenho um Ebook que envio, para tal é só entrar em contato comigo, me passe o e-mail porque os ebooks serão enviados por Link. Empresas que não estiverem na lista eu posso ver se podemos ajudar.

 (AES Sul), (Boa Vista), (CEB), (CEEE), (Celesc), (Celg), (Celpa), (Celpe), (Celtins), (Cemat), (Cemig D), (Coelba), (Cooperaliança), (Copel), (Cosern), (CPFL Paulista), (Elektro), (Eletropaulo), (Energipe), (Energisa PB), (Escelsa), (Light), (Mococa), (RGE), (Santa Maria).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste