sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Medição de Qualidade de Energia Elétrica: Identifique problemas na sua instalação elétrica

Queima de equipamentos, consumo fora do comum, quedas de energia e muito mais… Um diagnóstico preciso de qualidade de energia pode trazer todas as melhorias necessárias.

Vivemos em um mundo em que a energia elétrica é sinal de qualidade de vida, em momentos indispensável, que envolve saúde, segurança, conforto e outras tantas coisas que faz pensar se realmente projetos relacionados a eletricidade devem ser colocados como complementares. Imagine uma edificação hospitalar sem energia elétrica, é possível? De forma alguma. Então Eletricidade não complementa ela viabiliza! Esse não é o foco desse informativo, mas nos dá uma visão do quão importante é a eletricidade na vida de todos.

Problemas relacionados a qualidade de energia são extremamente comuns e com a característica marcante de diagnóstico tardio. Ou seja, os “sintomas” apresentados pela instalação não são tratados com a devida importância e em tempo hábil, o que faz com que o problema se agrave e gere perdas graves. Oscilação de energia, consumo fora do comum, quedas de energia, são exemplos de “sintomas” apresentados pela instalação elétrica que podem estar relacionados a Qualidade de Energia. Essa área de estudo pode ser compreendida, basicamente, como a aptidão de energia elétrica em alimentar equipamentos ou quaisquer dispositivos que consumam energia elétrica.

O termo qualidade de energia é usado normalmente para descrever a energia elétrica que alimenta determinada carga, bem como a capacidade da carga para funcionar corretamente. Sem a alimentação adequada um aparelho elétrico pode funcionar mal, falhar prematuramente ou simplesmente não funcionar.

Veja alguns dos distúrbios que devem ser avaliados em uma medição de qualidade de energia:
Transitórios, dos tipos impulsivos ou oscilatórios;
Variações de tensão de curta duração, que podem ser instantâneas, momentâneas ou temporárias;
Variações de tensão de longa duração, que podem ser de três tipos: interrupções, subtensões ou sobretensões sustentadas;
Desequilíbrios de tensão, causados por uma má distribuição de cargas monofásicas, e que fazem surgir no circuito tensões de sequência negativa;
Distorções da forma de onda, que podem ser classificadas em cinco tipos: nível cc, harmônicos, interharmônicos, “notching” e ruídos;
Oscilações de tensão, que são variações sistemáticas dos valores eficazes da tensão de suprimento (dentro da faixa compreendida entre 0,95 e 1,05 pu), e que podem ser aleatórias, repetitivas ou esporádicas;
Variações da frequência do sistema, que são definidas como sendo desvios no valor da frequência fundamental deste sistema (50 ou 60hz).


Há muitos aspectos em que energia elétrica pode ser de má qualidade e muitas são as causas. Sendo assim é necessário que seja feito um estudo de forma minuciosa com equipamentos adequados para medições de parâmetros elétricos mais complexos que são indicadores dos problemas relacionados a qualidade de energia.

Como podemos ver, há uma série de distúrbios que podem afetar o funcionamento de um equipamento. Devemos estar atentos para identificar cada um dos distúrbios e quais as perturbações que causam.

Com base em nossa experiência é possível afirmar que quase a totalidade das instalações elétricas atuais (quase todas as atuais instalações elétricas atuais) tem algum problema de qualidade da energia elétrica. Edifícios residenciais, comerciais e de forma mais aguda no meio industrial. É importante avaliar o efeito negativo destes distúrbios para se evitar problemas maiores em sua instalação.

Fonte do material: Blog da Vorbe Engenharia e serviços.

Quer saber mais sobre como sua indústria pode economizar energia e obter maior eficiência energética nos processos produtivos?

Entre em contato pelo nosso telefone e ou e-mail: (16)992337851 / josepinto at hddbrazil.com.br (substitua o at por @ e tire os espaços.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste