domingo, 13 de novembro de 2016

Como acompanhar o trafego do website

Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes do Marketing Digital. Com esse tipo de ferramenta é possível que consigamos ver onde estamos acertando, onde estamos errando, e como estamos atingindo nosso publico alvo (ou preferencial). Em algumas situações a simples mudança de uma imagem da esquerda para a direita em uma pagina web ou mesmo a mudança de cor ou tamanho de uma imagem ou botão, poderão afetar radicalmente os resultados da ações do visitante que vem a pagina.

Analises são imprescindíveis, mas nós acabamos nos frustrando quando percebemos os atrasos na geração dos dados, e ai acabamos sendo prejudicados na confecção dos relatórios. Uma das causas desses problemas é que o Google Analytics que é a maior referencia no quesito analise de Marketing Digital, é também a ferramenta mais usada por ser muito completa e  gratuita, mas para lidar com todos os requerimentos que o Google recebe diariamente faz com que ele acabe demorando para nos dar as repostas do que esta acontecendo com nossas ações. O próprio Facebook acaba sendo mais rápido nas respostas do que o Analytics.

Com esse cenário acabamos tendo um grande problema com a amostragem dos dados, pois o Google usa para suas analises amostragens selecionando subconjuntos de dados do trafego analisado e informa as tendências disponíveis no conjunto das amostras. É o que se faz quando se prepara uma pesquisa, faz-se uma seleção de amostras e será desta amostra que sairá o resultado, algumas vezes acabam sendo frustrados em razão de mudanças súbitas, mas no caso de trafego digital isso não acontece.

Mas em verdade quanto de atraso tem o Google Analytics? Varia de caso a caso em razão dos detalhes e do tamanho da amostra, caso tenhamos analise em um baixo conjunto de dados o delay fica bem aceitável (muitas vezes entre dez minutos e uma ou duas horas), mas caso o montante de dados seja gerado por grandes websites com muitas paginas e muito trafego e pageviews diários ai poderemos ter delay de 6 horas a 24 horas para que a atualização seja completa. Claro que podemos lançar mão de alternativas que nos facilitem o trabalho dando-nos respostas mais rápidas. Outra alternativa é o uso da versão corporativa do Google Analytics que acaba, por ser pago, tendo prioridade no processamento pois é projetado para empresas e profissionais que lidam com grande massa de dados.

Para ver que o que estamos relatando é a realidade, abra o Google e faça uma pesquisa com essa frase Google Analytics delay e você ira receber uma resposta dizendo que a latência do processamento dos dados pelo Google Analytics é de 24 a 48 horas, e que caso seja enviado ao Analytics gratuito mais de 200.000 sessões o resultado demorara um tempo maior e nunca será atualizado mais do que uma vez a cada 24 horas.

Da para notar que o Analytics também irá mudar com base no tipo de informação que você está tentando obter. As estatísticas básicas são mais fáceis de filtrar e reportar, de modo que os dados serão atualizados mais rapidamente do que os relatórios de maior acuracidade em análises mais profunda dos dados. O relatório de Fluxo de Visitante está tendo um atraso muito maior.

Para entendermos os atrasos do Analytics temos que o Google é uma empresa enorme com uma quantidade de servidores e computadores quase que ilimitada fazendo processamento, mas lembramos que a quantidade de acesso e serviços que o Google prove é uma tonelada em termos globais. Ai passamos a pensar que tipo de poder de processamento será necessário para atender a demanda global de pesquisa no Google Search? E o processamento dos dados dos milhões de espiões web? Ainda temos os processamentos do Google Drive  e seus utilitários, o Google Suíte (antigo Google Apps), o serviço de e-mail gratuito e todos os outros serviços que o Google disponibiliza? Após essa pequenina demonstração temos que nos perguntar e o Google Analytics como fica? Existem vários graus de infinidade e o Google pode estar bem perto dessa capacidade. 

Toda grande empresa de pesquisa e analise acabará enfrentando esse tipo de problema, a demora na entrega dos resultados, quanto mais usuários tiverem e quanto maior este forem maior será a necessidade de poder e de processamento que será exigido para poder monitorar e analisar os dados. Algumas empresas aceitam essa demora outras não. Algumas empresas acabam encontrando uma forma de acelerar as coisas, executando as analises e pesquisas localmente tendo um departamento que fica por conta de trabalhar com todos os dados colhidos.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste