quinta-feira, 14 de julho de 2016

Fique atento a alertas falsos sobre vírus

O software de segurança invasor, também conhecido como "scareware", é o software que parece ser benéfico do ponto de vista de segurança, mas fornece segurança limitada ou nenhuma segurança, gera alertas enganosos ou tenta ludibriar o usuário a participar de operações fraudulentas.
Como o software de segurança invasor invade meu computador?

Os criadores do software de segurança invasor criam janelas pop-up que parecem legítimas e anunciam software de atualização de segurança. Essas janelas podem aparecer na sua tela durante a navegação na internet.

As "atualizações" ou o "alerta" na janela pop-up pedem que você faça alguma ação, como clicar para instalar o software, aceitar as atualizações recomendadas ou remover vírus ou spyware indesejados. Ao clicar, o software de segurança invasor é baixado em seu computador.
O Software de segurança invasor também pode aparecer na lista de resultados de pesquisa durante uma busca de software antispyware confiável, por isso é importante proteger o seu computador.
O que o software de segurança invasor faz?

O software de segurança invasor pode relatar um vírus, mesmo que seu computador esteja limpo. O software também pode deixar de denunciar um vírus quando o computador estiver infectado. Inversamente, às vezes, ao baixar um software de segurança invasor, será instalado um vírus ou outro software mal-intencionado em seu computador para que o software tenha algo para detectar.
Alguns softwares de segurança invasores também podem:

  • Induzi-lo a uma transação fraudulenta (por exemplo, a atualização para uma versão inexistente de um programa pago).
  • Usar engenharia social para roubar suas informações pessoais.
  • Instalar malware que pode passar despercebido enquanto rouba seus dados.
  • Exibir janelas pop-up com alertas falsos ou enganosos.
  • Deixar seu computador lento ou corromper arquivos.
  • Desabilitar atualizações do Windows ou desativar atualizações de software antivírus legítimo.
  • Impedi-lo de visitar sites que forneçam antivírus.
O software de segurança invasor também pode tentar falsificar o processo de atualização de segurança da Microsoft. Veja a seguir um exemplo de software de segurança invasor disfarçado de alerta da Microsoft, mas que não é proveniente da Microsoft.


Exemplo de aviso de um programa de segurança invasor conhecido como AntivirusXP.
Para obter mais informações sobre esta ameaça, incluindo análise, prevenção e recuperação, consulte o tópico Trojan:Win32/Antivirusxpna enciclopédia do Centro de Proteção contra Malware da Microsoft.
Esta é a legítima Central de Segurança do Microsoft Windows:


Captura de tela da legítima Central de Segurança do Microsoft Windows.
Para proteger-se de software de segurança invasor:
Se suspeitar que seu computador tenha um software de segurança invasor:
Faça uma verificação no seu computador. Use seu software antivírus ou faça uma verificação grátis com o verificador de segurança do Windows Live . O verificador de segurança busca e remove vírus, elimina lixo do seu disco rígido e melhora o desempenho do seu PC.

Obtenha ajuda de um parceiro Microsoft .
Verifique suas contas . Caso acredite ter inserido informações sigilosas, como números de cartão de crédito ou senhas, em uma janela pop-up ou em um site de software de segurança invasor, monitore suas contas associadas. Para mais informações, consulte Golpes por e-mail e pela internet: Como se proteger .


Se suspeitar que seu computador esteja infectado com um software de segurança invasor não detectado atualmente com soluções de segurança da Microsoft, você poderá enviar amostras usando o Formulário de envio do Centro de Proteção contra Malware da Microsoft .

Este material tem como fonte re referencia a Microsoft.

Problemas no computador?, vírus? Perda de dados? Arquivos encriptados? Senhas bloqueadas? Internet lenta? Seu Explorer ou seu Chrome tem problema?  Não hesite entre em contato conosco.
(551639632111 - 5516992337851)

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste