segunda-feira, 6 de abril de 2015

Porque o XBMC mudou de nome


O XBMC nasceu em 2002 com o nome de XBOX Media Player claro que já em sua primeira versão ele era mais do que um aplicativo de jogo tendo muitas outras funções, em 2004 os desenvolvedores decidiram que ele deveria ter um nome que abrangesse com mais propriedade o que ele realmente era capaz de fazer então passou a se chamar XBOX Media Center, após quatro anos (2008) os desenvolvedores mudaram a forma e passou a ser XBMC.

Em agosto de 2014, ou seja, seis anos após a última alteração na nominação o XBMC mudou novamente e passou a ser denominado Kodi. Os desenvolvedores deram uma serie de explicações para a nova mudança, sendo que os argumentos procedem, a proximidade do nome com XBOX poderia ser tornar um grande problema uma vez que XBOX é uma marca registrada da Microsoft, além disso, o programa passou ser muito mais do que um Centro de Multimídia (Media Center), nestes últimos seis anos muitos desenvolvedores se interessaram e a quantidade de aplicações que podem ser adicionada ao Kodi é muito vasta abrangendo diversas áreas da comunicação.

Claro que a primeira declaração dos desenvolvedores – “Beyond the nonsensical nature of the software’s name, there is a secondary issue. Because “XBMC” was originally based on the name Xbox, the developers of the software (that’s us) have never had any sort of legal control over the use of its name, which has resulted in a whole slew of problems. In the past few years, we have seen the mass confusion that resulted from this lack of control first hand.” –  é razão suficiente para a troca do nome,  entre as varias explicações temos que a atual versão do Kodi não funciona nos novos consoles do XBOX.

"Furthermore, while the software still acts as a media center, it also hosts addons, loads games, streams content to and from numerous devices, and can ultimately act as a complete replacement for whatever platform it is hosted on. Indeed, XBMC today is far more an Entertainment Center than a simple Media Center," reads a blog post by Kodi community/project manager Nathan Betzen.
"In essence both the 'XB' and 'MC' simply don't make a whole lot of sense any more."

Conforme já escrevi acima o fato da proximidade da denominação com o nome do console causar um desconforto, tem ainda o agravante de não se conseguir o registro da marca por ter seu prefixo já registrado e o proprietário pode a qualquer momento exigir que se mude por causar possível confusão

Ainda para justificar a troca temos a seguinte declaração: "In the past few years, we have seen the mass confusion that resulted from this lack of control first hand. Users have been fooled into wasting money buying boxes running hacked and typically broken versions of XBMC. News sites and blogs have gotten caught in confusing language numerous times. Unrelated fan communities, often founded under the best of intentions, have found themselves under attack, simply because no guidelines existed to simplify the process of clearly distinguishing themselves from the XBMC Foundation." Betzen writes.  Esta declaração demonstra que muitas empresas se aproveitaram do fato da denominação ter proximidade com o console e passaram a explorar essa proximidade comercialmente.

Pode até mesmo não ter agradado a maioria dos usuários, mas faz muito sentido a troca da denominação, na realidade o software continua o mesmo e sua tendência é de estar sempre em franca evolução, em minha opinião de usuário o Kodi (XBMC) é o melhor Mídia Center desde sua primeira versão, não tive contato com as primeiras, pois passei a conhecê-lo e a usa-lo em 2010.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste