Há mais de dois meses que os usuários de sistemas VoIP vem sofrendo com os problemas em suas ligações para celulares , todas as nossas investigações sempre deram em nada, todos os testes, todos os esforços sempre em vão e o que podíamos fazer fizemos, avisamos todos os clientes que todas as chamadas celulares usando VoIP deveriam ser suspensas pois a única explicação plausível seria – As empresas de celular estariam boicotando o VoIP, ou estariam tendo graves problemas.
Nesse período nós os técnicos e os envolvidos em VoIP ouvimos tudo, gentilezas e adjetivos que não se encontram em dicionários, nesse tempo as mães dos juízes de futebol nos agradeceram por terem sido esquecidas momentaneamente e em seu lugar entram as nossas mães.
Bem como diz um velho ditado popular – “ não há bem que sempre dure e muito menos mal que nunca se acabe. E hoje transcrevemos uma matéria do Jornal –“ O ESTADO DE SÃO PAULO – para que todos possam saber porque as chamadas de celular seja ela realizada através de rede convencional ou de VoIP, estão todas com problemas.
Anatel investiga falhas em serviços da Telefônica, VIVO e TIM
quinta-feira, 9 de abril de 2009, 20:08 O Estado de São Paulo – Tecnologia – da agência Reuters.
SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira que abriu investigações sobre três falhas de prestação de serviços de telecomunicações que afetaram os consumidores nos últimos dias.
O órgão regulador investiga problemas nos serviços de banda larga da Telefônica no Estado de São Paulo, uma falha em equipamento da Vivo, em Belo Horizonte (MG), e outra ocorrência com equipamento da TIM, que teria afetado várias regiões do país.
A agência explica, em comunicado à imprensa, que as operadoras já foram notificadas e, "caso comprovadas as responsabilidades, haverá a exigência de ressarcimento dos danos causados aos consumidores prejudicados pelas falhas".
No caso do serviço Speedy da Telefônica, o atendimento aos usuários sofreu quedas de qualidade entre os dias 6 e 9 de abril, segundo a Anatel. "A falha do serviço de comunicação multimídia da Telesp, causada aparentemente por sobrecarga anormal, afetou todos os cerca de 4 milhões de usuários do Speedy", diz a agência.
Em nota mais cedo, a própria Telefônica informou que "parte da infraestrutura que dá suporte ao acesso à Internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da Internet aos seus clientes".
A operadora disse que está comunicando formalmente os fatos às autoridades para investigar a autoria e motivação das ações e "tomar as medidas que forem cabíveis".
No caso da Vivo, a agência apura um problema ocorrido nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG). De acordo com a Anatel, uma falha no PTS (elemento de rede responsável pela sinalização de tráfego) da Vivo prejudicou a prestação do serviço de 1,8 milhão dos 45 milhões de usuários da companhia.
A falha detectada na rede da TIM foi anterior aos problemas de Vivo e Telefônica. A agência investiga uma anormalidade de hardware no dia 27 de março que gerou indisponibilidade nos sinais de voz, mensagens de texto e mensagens multimídia para usuários no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo os cálculos da Anatel, o número de usuários afetados é de aproximadamente 1,6 milhão, de um total de 36 milhões de usuários da TIM.
"Após a análise das ocorrências, a agência procederá às devidas autuações e, se for o caso, aplicar as sanções regulamentares", diz a nota da Anatel.
(Reportagem de Taís Fuoco, Edição de Eduardo Simões)
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,anatel-investiga-falhas-em-servicos-da-telefonica-vivo-e-tim,352672,0.htm
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