segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fraude no VoIP

Existe uma indústria que comercializa o trafego do VoIP no atacado e essa industria esta no mercado há pouco mais de dez anos, nos primeiros anos esse negócio chegou a propiciar um bom rendimento que girou na casa dos 30%, porem nos últimos anos as empresas deste setor iniciaram uma guerra por décimos e milésimos de segundos do trafego comercializado e a rentabilidade do ramo caiu demais andando hoje por volta de 5% a 7%.

Em um primeiro momento o número de empresas já foi muito grande, aliado a elas o número de intermediários é quase que incalculável e com o passar dos anos tem aumentado bastante o caso é que não há nenhum trabalho ou mesmo preocupação em educar o mercado, não há divulgação do serviço muito menos explicações claras sobre o que vem a ser trafego IP, tendo em vista este cenário desfavorável alia-se a ele a falta de regras claras transformando o negocio em um verdadeiro campo de jogo e lucro rápido, não há compromisso dos intermediários e muitas vezes eles não chegam a terminar o primeiro ano de vida. Dessa maneira esta se criando um descrédito no que pode ser a grande revolução do século vinte um.

A experiência tem demonstrado que ao lado das empresas serias está um time de aventureiros e vigaristas com esquemas simplistas que são facilmente desmascarados, a divulgação maciça dos esquemas fraudulentos deveria reduzir bastante o número de vítimas, mas isso não esta acontecendo.

O que será que uma pessoa pensa quando aceita negociar com uma empresa que oferece créditos de minutos VoIP (trafego)e não apresenta a empresa que esta por traz dessa transação? Qual seria a proveniência desse trafego? Quem é o responsável pela entrega e manutenção deste credito pelo período que será consumido? Qual o histórico da companhia? Sua credibilidade? Como se pode oferecer um produto por um preço menor que se esta comprando? Quais as teorias que formam a base das contas VoIP ilimitadas?

Porque a palavra ilimitada ganha contornos de limites? Porque um plano ilimitado esta baseado em consumo de uma residência com hábitos e costumes que foram estudados por anos?

São tantos os questionamentos que às vezes fico cético, e me pego perguntando como esse negocio esta se sustentando?

Existem hoje muitas pessoas vítimas das questões acima, surpreendentemente muitas continuam persistindo e fazendo negócios com empresas duvidosas e muitas vezes com pseudo empresas, não há endereço fixo, outras vezes o endereço tem menos de três meses, não nota fiscal seja lá do tipo que for não há registro da empresa.

Nos dias de hoje temos um sem numero de mecanismos que nos permitem saber com quem estamos negociando, mas a impressão que tenho é que para sustentar a veracidade da "Lei do Gerson" vale tudo, até mesmo comprar uma groza e receber uma dúzia.
Nesse campo há quem diga que o cliente é o mais importante do negocio, mas não há respeito nem mesmo pelos dados pessoais do cliente que muitas vezes é vendido para outras empresas como forma de aumentar a receita.

Como será possível distinguir as formas fraudulentas e evitar perda e danos?

1- Não compre muito de empresas desconhecidas, não faça grandes depósitos ou contratos longos se não tiver comprovação da existência de uma empresa comprometida com o negocio.

2- Não comprometa todo o montante destinado a sua telefonia para que em caso de "acidente" você possa ter um back-up colocado imediatamente no lugar.

3-Confira faturas e recibos, e compare com o que esta recebendo, confira os relatórios que lhe são enviados, olhe os números discados e se for o caso verifique alguns deles.

4- Cheque todas as informações que seu pretenso fornecedor lhe passar, procure por clientes que estejam atendidos por ele, verifique o tempo que estes clientes estão com a empresa e quais foram as ocorrências que houveram durante este tempo.

5- Peça a empresa referências comerciais, procure saber qual a estabilidade da empresa, veja como esta o crédito desta empresa e que tipo de comprometimentos ela tem.

Somos sabedores de que todo cuidado é pouco, mas se mantermos nossos olhos e ouvidos a postos teremos um risco mínimo.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste