sábado, 1 de novembro de 2008

Quanto eu posso economizar com Voip?

Essa é uma pergunta que é feita diariamente por milhares de pessoas e também por quase todos os que já se aventuraram em usar Voip, iremos apresentar o resultado de um trabalho voltado para responder essa questão, mas em minha opinião essa não é ou pelo menos não deveria ser a questão central ou principal do Voip.

Em tese um percentual numérico muito comum nessa questão é 40%, mas o intervalo a ser considerado pelos inquiridores é de 30% a 60% quando comparado a telefonia convencional.

Quem são os consumidores que estão mudando para Voip nesse primeiro momento?
A grande maioria de pessoas que no primeiro momento estão usando Voip, são os que buscam uma alternativa para suas altas contas telefônicas.

Quantas linhas Voip esses primeiros usuários estão usando?
Nesse primeiro momento, a maioria esmagadora esta optando por uma linha Voip com um único provedor de serviço.

Para uma visão de mercado futuro é necessário a analise de alguns dados sobre o serviço e sobre o mercado, a evolução dos serviços e do mercado irá em um futuro muito breve reger o Voip e dar uma nova coloração a nossa pergunta inicial.

Alguns números para o mercado VoipPaíses que apresentam penetração de banda larga no total de domicílios entre 0 a 5%, indica na maioria dos casos uma base instalada limitada.
Brasil = 4,1%, que representa 2,2 milhões de lares no Brasil (dados de 2005) as projeções para 2010 para o Brasil, estima-se que cheguemos a ter 23% dos domicílios utilizando acesso em banda larga isso quadruplicará o número apresentado, ou seja abriremos 2010 com 500% a mais de lares com acesso a banda larga, algo na ordem de 11 milhões de lares Brasileiros.
O que nos dá um número de novos possíveis usuários de Voip bastante animador, outro fator preponderante no perfil desse usuário é que ele tende a ser afluente e sofisticado em seu perfil de uso, aproximando-o do padrão de países em estágio mais maduro de desenvolvimento.

Em Hong Kong, onde a base de domicílios com banda larga deve atingir 85% em 2010, estima-se que a penetração de Voip entre estes usuários salte dos atuais 15% para 80%.

Na Coréia, onde em 2010 mais de 95% dos domicílios deverão ter conexão em banda larga em 2010, estima-se que a penetração de Voip entre estes usuários atinja 60%.

Na França, a expectativa é que a penetração de Voip entre usuários de banda larga salte dos atuais 8% para 90% em 2010, com uma penetração de acesso em banda larga prevista em 50% dos domicílios;

Na Suécia, onde se estima que mais de 50% dos domicílios estará conectada em banda larga em 2010, a expectativa é de que 40% dos domicílios tenham o Voip como plataforma principal de comunicação de voz.

Nossos números ainda bastante inexpressivos são fruto das limitações impostas pela péssima distribuição de renda que limita o poder aquisitivo da maioria dos Brasileiros.

Ao desafio da expansão da banda larga no Brasil o Voip ainda enfrenta o problema da grande massa de excluídos, o que dará a telefonia convencional uma sobre vida, mas paralelamente a essa vantagem numérica que terá, a telefonia convencional irá se deparar com um mercado onde a maioria dos consumidores será de uma base de baixa rentabilidade financeira e ai a busca para o equilíbrio ditara a nova regra comercial.
Interessante será ver como o governo ira se colocar nessa questão: de um lado fazendo a popularesca política da "inclusão digital" a todo custo e por outro convivendo com a perda de uma das maiores fontes arrecadadoras de tributos, pois para conhecimentos de todos a telefonia no Brasil possui um imposto na ordem de 40%.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste