quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Voip a qualidade da chamada nossa maior preocupação?

O mercado de Voip, conhecido como "mercado Soho" usa as chamadas rotas "Gray", há três anos vem dando o tom do crescimento do negócio, em 2005 promoveu um crescimento de 250%. A CNet foi quem fez esse levantamento e isso significava que em 2005 haviam três milhões de usuários que em 2006 se transformaram em 9 milhões, o numero projetado para 2009 (pela mesma empresa) é tido como 30 milhões de usuários. Claro que muitos serão do time que irão experimentar e abandonar por varias razões, mas uma das mais critica é sem duvida a qualidade de áudio da chamada.

Quero deixar aqui bem claro que os usuários de Voip tem em seu escopo os que usam Voip gratuito, os usuários de Skype e os que usam chamadas de voz a partir de IM (Internet messager).

Os usuários de MSN são hoje incontáveis, e a eles se juntam os usuários de Yahoo e Google Talk. Os números do setor são animadores em termos de abrangência mercadológica, somente usuários de Skype estão hoje estimados em 100 milhões, claro que esse dado abrange o mundo todo.
Até o momento as pessoas estão convivendo com o fato da baixa qualidade de áudio por não estar tendo custo, mas como usuário de Voip tem alguns pontos que podem nos favorecer para que façamos melhoria na qualidade do áudio das chamadas.

Começamos com o cuidado de colocarmos em nosso PC um microfone de qualidade, não da para exigir nada de uma placa de áudio "on board" e de um microfone de R$5,00 reais, um pequeno investimento nesses pontos irão contribuir sobremaneira para que tenhamos uma melhoria significativa na qualidade do áudio das chamadas.
Outro ponto crítico é a quantidade de memória ram do computador, muitas vezes pouca e ainda compartilhada com a placa de vídeo "on board", para os usuários que usam Sofphone é fundamental que a memória esteja em condições de promover uma boa performance de seu sistema.

E para finalizar gostaria de informar que uma conexão de Internet mediana ou mesmo ruim tem uma participação efetiva na qualidade do áudio da chamada, a esses fatores unem o fato de se usar um setup de Wi fi equivocado que para os mp3 não causam nenhum problema, mas para Voip sim, e de quebra algumas interferências elétricas que causam problemas no microfone.

A falta de conhecimento da sua parcela de colaboração, os envolvidos em Voip se esquecem de explicar a diferença de uma rede dedicada para uma compartilhada, os PSTN (Public Switched Telephone Network - telefones convencionais) usam uma rede dedicada e trafega em par metálico, essa rede é conhecida como rede TDM (Time-Division Multiplexing) - (PSTN TDM. Switch. SS7/PRI. IP TRANSPORT NETWORK), e dai temos chamadas de alta qualidade mesmo se tratando de Brasil.

Em um primeiro apelo para atrair usuários o Voip faz a chamada apelando para a economia que prove frente à telefonia convencional, mas isso não é Voip esse tom é de aventureiros que deixam o mercado atordoado e sem saber exatamente o que fazer, Voip esta além de ser mais econômico e é mas não da forma como apregoam. Voip é uma nova tecnologia que permite a seu usuário uma interação quase que ilimitada.

Mas não se pode sair por ai malhando a telefonia convencional como se fosse o "Judas" da historia, lembro aqui que a PSTN tem mais de 100 anos de existência, usa rede dedicada e fios para interconectar seus usuários, claro que tem seu lado negro como a sua ineficiência e seu alto custo.

A rede mundial esta voltada para uma maximização de sua própria eficiência, e nela são permitidas inúmeras e diferentes interações e todas na mesma network, claro que mesmo em seu melhor esforço de enviar streams de voz, devemos ter que diálogos não podem ter pacotes em diferentes sintonias e diferentes tempos de chegada (não é o caso de pacotes de dados que podem se re arranjar a posteriori) em função de repentinos aumentos de tráficos e congestionamentos.

Emails, arquivos e comunicações de texto não são suscetíveis aos problemas de atrasos, mas voz e imagens requerem que seus pacotes trafeguem ordeiramente e que tenham seus tempos definidos como tempo real ( dai a usar RTP). Mas a garantia de prioridade dos pacotes de voz esta muito longe de ser uma verdade, pois como a rede não é dedicada de ponta a ponta (a não ser um Frame relay ou ATM) determinados pontos são conhecidos como pontos "sem lei" onde o mandatário será o pacote de maior throughtput, ou seja, os mais "fortes" terão sua prioridade garantida sempre.

Nesse ponto os usuários de cable irão ter uma maior qualidade em seu Voip graças ao controle que os provedores de Internet a cable podem fazer de sua rede.
Um dos pontos é a prioritização dos pacotes de voz e a adequação da rede para uso de voz, com reserva de banda dedicada.

Mas a prioritização de pacotes poderá causar certo dano para o negocio Voip, uma vez que algumas empresas com maior poder poderão em interesse próprio prover esse tipo de "serviço" em sua rede para fim de ter o consumidor em seu domínio, e podemos começar a assistir isso agora mesmo, uma vez que a Microsoft se uniu a Telefônica, bem senhores ai esta nosso laboratório, o distribuidor de serviços - Microsoft - através do Windows Live, e a Telefônica dominando 70% da Internet e 90% da telefonia, dessa forma já antevejo um grande dano ao mercado, um grande jogo de interesses desses gigantes em detrimento da massa de usuários, em protesto eu não usarei nem mesmo se a mim for dado gratuitamente não me usarão para submeter o publico como já fui usado no passado quando fui recrutado pela Microsoft nos idos anos 80 como um dos primeiros beta testers brasileiro de Windows, para conhecimento de todos - eu sou do tempo do MS DOS Executive o precursor do Windows, bem como fui usuário da primeira versão beta anterior a versão 1.03, mas isso já é historia hoje.

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