quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Será que eu realmente preciso de um Voip?

Aqui neste Blog nós estamos sempre procurando escrever sobre o que acontece com a nova tendência Voip, pesquisamos e mostramos não somente o lado das vantagens, mas também as desvantagens, não somente o que se ganha e o que se economiza mas também o quanto custa em termos de infra estrutura, treinamento e adaptação. O que entendemos é que na década de 80 nós fomos uns dos primeiros brasileiros a entender que o micro computador tinha vindo para ficar, no meado de 80 cheguei a ser expulso de reuniões por defender aplicativos desenvolvidos com base em bancos de dados, em 90 fui atém mesmo vaiado quando disse em público em uma feira no Brasil que o CD-ROM iria aposentar os disquetes, e por ai a fora. Muitas das usuais tecnologias que hoje praticamente todos no Brasil usam com naturalidade já foram em tempos bem recente motivo de desconfiança, com o Voip não esta sendo nada diferente. Tivesse eu escrito nas épocas apropriadas o que estava fazendo e onde apostava e hoje com toda certeza me tachariam de Guru, mas esse nunca foi meu objetivo.

De qualquer forma uma questão que não foi de fato motivo de se perguntar é: Você realmente precisa de Voip?
E se a resposta é sim, como você esta preparando ou pretende se preparar para estar usando em seu ambiente seja ele Professional ou mesmo em sua casa no seu dia a dia?
Tecnologias emergentes têm a estranha capacidade de se tornar um peso morto quando mal interpretada ou mesmo quando não entendida.

Vamos dar uma olhada em um checklist para que ele nos ajude a decidir se o Voip tem sentido, e como poderemos estar nos planejando para o futuro de forma que não fiquemos petrificados se de repente tivermos que repentinamente fazer mudanças drásticas em nossa rotina para acompanharmos a evolução mundial.

Você realmente precisa de Voip?

Essa pergunta é porque você esta sempre pensando em implantar de alguma forma o Voip?

Esta dica é o que soa por causa de todos os exageros do excesso de entusiasmo das hordas de vendedores. Você também tem que se precaver do seu pessoal de TI, é sempre bom ter funcionários que estão antenados nas novidades tecnológicas e que gostam de explorar coisas novas, mas você tem que equilibrar os entusiasmos com as necessidades reais.

Suponha que você é uma empresa de contabilidade com quinze funcionários. Você executa todos os trabalhos em um único local, e você tem um recepcionista que atende todos os telefonemas e recebe os visitantes. Você não quer substituir a sua recepcionista por um atendimento robotizado, simplesmente porque seus clientes esperam um serviço personalizado. A recepcionista atende os chamados e responde um lote de perguntas por ela própria, sem ter que incomodar o pessoal da contabilidade com coisas triviais, de modo que ela os acalma e ajuda a manter a sua calma. Seus clientes são todos locais, e você não faz um monte de chamadas. Nenhum dos seus funcionários tem de atender chamadas quando eles estão fora; é somente um escritório agradável e normal, onde, quando o seu funcionário vai para casa ou sai de férias, eles estão com os trabalhos em dia. Neste cenário tudo o que você precisa é um simples PBX que gerencia várias linhas e um correio de voz.

Existem várias opções para a implementação do presente. Se o seu escritório está em uma área empresarial, você provavelmente tem um sistema de PBX compartilhado. E sua empresa de Telefonia local deve ter um pacote de serviços atraentes.

Porém, se você realmente quiser mergulhar nas águas VoIP, nos estamos sempre escrevendo aqui sobre sistemas e você também pode entrar em contato conosco. Nós abordamos aqui no Blog serviços e sistemas que poderão ser úteis a você bem como guias de implantação e planejamento que permitem fazer bons projetos. Mas dai a montar e instalar seu próprio IPBX é um pouco diferente de administrar um sistema de PBX tradicional, porque você necessita ter ou ser um especialista em redes de informática e de telefonia, bem como diferentes tipos de hardware, e um bom provedor de serviços Voip.

Por outro lado, atualmente é muito menos assustador e dá menos trabalho do que costumava há bem pouco tempo atrás. O atual lote de servidores e a popularidade do VoIP autônomos e as ofertas dos chamados PBX-in-a-box, tais como o Trixbox, SipXecs / SIPxchange ECS, AsteriskNOW, e os PBX em Flash (eu sei, existem mais, fique à vontade para escrever para mim e me fale sobre você e a sua opinião) são significativamente mais fáceis de gerir do que um sistema de PBX tradicional. Sistemas de PBX híbridos hospedados, tais como o PBXtra são excepcionalmente fáceis de configurar. Qualquer administrador de rede com um pouco de conhecimento e habilidade pode lidar com essas configurações.

Mesmo se você pensar que você nunca precisará mais do que um PBAX convencional, existem muitas vantagens em migrar um sistema de PBX tradicional para um IPBX. É o primeiro passo na sua preparação para o futuro, e se abre todo um novo leque de opções. Você pode usar qualquer combinação desde analógico, digital e telefones IP, e você poderá migrar com um ritmo próprio. Esta flexibilidade se estende aos que utilizam celulares e telefones móveis (tipo nexus), altamente configuráveis com desvios de chamadas para praticamente qualquer dispositivo, correio de voz para e-mail, fax, e text-to-speech.

Eu quero fazer chamadas Interurbanas e Internacionais pagando menos.

Seja cuidadoso aqui e faça suas contas, porque chamadas telefônicas através da Internet são diferentes de convencionais, e o que é poupado nem sempre é o que você está esperando. Você não quer ser como as pessoas que vão correndo as liquidações cada vez que um selo de primeira classe passa a valer um tostão, e depois protestar por ter que dirigir por toda a cidade por entregar cartas em mãos. Há muitas maneiras de se obter chamadas de longa distância baratas usando o sistema de telefonia tradicional. Chamadas pela Internet ainda tem problemas com a qualidade e ainda é inconsistente e às vezes a voz fica fina, por vezes, fica horrível. Valerá a pena economizar alguns reais para afastar o risco de ter problemas de comunicação com clientes, investindo em hardware e profissionais que possam garantir o bom funcionamento de seu sistema de comunicação usando IP. Lembre-se como sempre, você recebe o que você paga. Ignore todas aquelas propagandas insanamente otimistas para que você iniciar a sua Telco. Você deve querer lidar com quem controla a tecnologia, e não se cercar de terceiros prestadores de serviços que revendem minutagem a granel, e que recebe rejeitados para o fim da linha.

E sobre o Skype? Você poderia perguntar. O Skype oferece uma série de vantagens: excelente qualidade nas chamadas, criptografia, conferencia livre de contas individuais, baixo custo de serviços empresariais, vídeo chamadas e serviços móveis. É uma forma fácil e barata de obter bons serviços Voip. Mas esse sistema te conduz a um cenário muito semelhante ao começo da década de 80 quando tínhamos os IBM-PC de um lado e os MAC do outro, e como ficou provado: as ilhas tecnológicas tendem a não evoluir como os sistemas que são abertos. O Skype é um sistema fechado onde há uma dependência exclusiva de um único fornecedor com tecnologia fechada. Não como competir no mundo atual enfrentando um open source, onde são milhares e as vezes milhares de milhões de usuários trabalhando na evolução, isso é o Voip.

Assim, a moral da história é começar a pensar sobre o que você precisa e o que você quer preencher e como se pode criar uma experiência tecnológica mais agradável para os seus clientes e funcionários, ao invés de tentar esta nova tecnologia em seus negócios só porque é nova. Se uma máquina multi-line barata esta respondendo as suas necessidades, e se você é do tipo que não esta preparado para mudanças ou não gosta de investir no seu negócio, é de tecnologia “pau com pedras” que fará com que seja feliz.
Não se apresse, faça testes, se prepare sem traumas. Mas lembre-se que você deve estará atento pois o futuro não espera ele é agora.

2 comentários:

Emerson disse...

Olá, gostei do post....
Estou precisando de um help..
Estou com uma conta no "Yahoo voice" e preciso saber sobre as configurações SIP do mesmo.

Já entrei em contato com o chat de suporte, mas eles me dizem para entrar em contato com o fabricante do router que estou usando e o fabricante, que nada tem com isso, tira da reta o dele tb.

Estou correndo atrás dessas configurações, se puder me ajudar lhe agradeço.

rems10 (at) ig.com.br

Abraços
Rems

Hard Disk disse...

Caro senhor, quando for assim me deixe como lhe contatar, se nao nao tem como. A Yahoo tem por obrigação lhe passar as configurações e somente o support dela tem a informação, mais ninguem. Envie email para eles e peça para que te enviem a configuracao, ou seja a senha e o login voce tem, o que vc precisa é do servidor sip tão somente, entao se identifique enviando seu numero ou nome de usuario.
Jose Pinto

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