domingo, 10 de agosto de 2008

Asterisk algumas perguntas e respostas

A plataforma PBX Asterisk esta comemorando nove anos durante esse período vem conquistando uma gama enorme de admiradores, usuários e desenvolvedores. Atualmente muitas empresas ao analisar sua base de comunicação já esta colocando o Asterisk como uma das opções a serem implementadas para ampliação de sua telefonia e também para dar novas opções de comunicação e maior mobilidade ao sistema, dada a quantidade de opções que são oferecidas pelo Asterisk.

Afinal de contas o que vem a ser Asterisk?
Asterisk faz parte da enorme gama de aplicativos Open Source que vem de forma inexorável ganhando espaço no mercado, primeiramente por ser em sua maioria gratuito e na seqüência por ter muitos profissionais envolvidos em seu aperfeiçoamento, dada a diversidade das situações essa questão se tornara mais e mais crucial para a evolução dos aplicativos.
Seguindo a filosofia dos softwares open source o Asterisk que foi desenvolvido por Mark Spencer pode ser encontrado para download gratuito no site http://www.asterisk.org/. Uma versão simplificada para teste esta disponível no site AsteriskNow - http://www.asterisknow.org/.

O Asterisk é um aplicativo que pode ser usado para desempenhar as funções de um PBX ou pode ser um Gateway entre os PBX TDM convencionais e as chamadas Network IP. Nele estão inclusas as aplicações de Voice mail, ligações em conferência, sistemas automáticos de distribuição de chamadas, menus de voz e muitas outras aplicações e funções.

O Asterisk esta disponível para Linux, Solaris, Mac OS, NetBSD, FreeBSD, OpenBSD e também ja existe versão para Windows.
A plataforma suporta os protocolos SIP, MGCP, H.323 e o IAX ( Inter Asterisk Exchange).

O que podemos dizer da popularidade do Asterisk?
A Digiun, empresa que foi criada por Spencer para gerenciar o Asterisk, reportou que no ano de 2007 o download do Asterisk ultrapassou a marca do milhão, lembrando que a empresa foi fundada em 1999, a marca é bem impressionante. Claro que esse numero não significa que todos esses downloads foram executados por empresas e ou usuários que iram montar ou montaram um sistema de telefonia, mas mostra que o interesse no Asterisk é considerável, gostaria de lembrar que o número que falamos é da Digium e que o Asterisk é distribuído gratuitamente por outros web sites e temos também as distribuições de versões comerciais que dominam o mercado profissional. Esses distribuidores de Asterisk não informam os números de suas vendas, para termos uma idéia a Infonetics Research, que monitora as vendas de IP PBX fez um questionário em 2007 e distribuiu para 240 empresas que comercializam o Asterisk perguntando as mesmas qual o numero de plataformas que colocaram no mercado, somente duas responderam.

Uma das perguntas mais comuns no mercado é: Qual o número de telefones que o Asterisk suporta? A resposta para essa questão vem da Digium que relata que na Universidade da Pensilvânia já tem um Asterisk com mais de 10.000 telefones.

Outra questão que levantamos no mercado foi: Porque usar uma Plataforma PBX Asterisk sem suporte?
As plataformas Asterisk gratuitas que existem no mercado não possuem suporte e as implementações e possíveis correções são esporádicas e ocorrem de acordo com a boa vontade e tempo de profissionais que se dispõem a fazer essas alterações gratuitamente. Já a as plataformas comerciais com suporte, estão o tempo todo sofrendo alterações bem como dispõem de ajustes para casos específicos.
Com base nesse cenário, a única resposta para a questão acima é: Preço. Se você ou sua empresa possui um departamento técnico e tempo disponível, você é candidato a implantação de uma Plataforma gratuita em sua empresa, isso poderá ser mais barato mas poderá ser terrivelmente mais caro e mais demorado, é mais uma questão de analise de custo, investimento, tempo e necessidade.

Qual o custo de um servidor Asterisk comercial?
Em nossas pesquisas este custo é muito variável sendo que encontrei preços de R$500,00 reais a R$18.000,00 dependo das funções, propostas, suporte, customização e também do tempo dos update e upgrades que as plataformas terão.
Para analises entendo que alem do composto preço é necessário uma avaliação da empresa que esta atrás e também da base instalada que essa empresa possui.
O investimento em uma plataforma Asterisk tem como ROI de 90 dias a 2 anos e dependerá dos componentes a serem instalados e da intensidade de sua implantação e uso.

Qual a estrutura mínima requerida para a instalação de uma plataforma Asterisk?
Para começar é necessário um IBM-PC compatível com um cartão de rede que tenha suporte para Asterisk, adaptadores para telefônicos analógicos e ou telefones Voip compatíveis com Asterisk, claro que a isso se adiciona um plano de ligações e a configuração das varias facilidades que o sistema possui e que você irá usar.

E possível o desenvolvimento e implantação de funções customizadas em uma plataforma Asterisk?
O Asterisk tem uma interface aberta chamada "Asterisk Gateway Interface" que permite que sejam desenvolvidos aplicativos e funções em varias linguagens, como por exemplo C, Perl e PHP, e estas customizações são facilmente incorporadas na plataforma.

Existem outras opções para a telefonia IP para substituir o Asterisk?
Existem, e são plataformas desenvolvidas em SIPX ECS (Enterprise Communications Server), OpenPBX o projeto inicial foi desenvolvido em PERL e agora pode ser localizado sob o nome CallWeaver, PBX4Linux é uma plataforma PBX com base em ISDN, Yate, que quer dizer, Yet Another Telephony Engine, o software é escrito em C++ e ele tem suporte scripting em várias linguagens, outra plataforma open source é o FreeSwitch que teve a versão 1.01 lançada agora em julho próximo passado. Maiores informações sobre essas plataformas se encontram disponíveis em seus respectivos web sites ou mesmo usando-se o Google.

Quem é o criador do Asterisk?
Mark Spencer é o idealizador do Asterisk e o projeto foi em função da necessidade do seu criador de ter um sistema de PABX, mas por falta de fundos para comprá-lo ele decidiu usar seu conhecimento em Linux para desenvolver um, o Asterisk. Hoje a maior parte das inovações e implementações do Asterisk é proveniente dos colaboradores.

Porque o nome Asterisk?
Asterisk é o símbolo -*- e é usado em todos os sistemas operacionais, mas em Unix se você o associar, por exemplo, a rm -> rm*.txt, significa que é para apagar todos os arquivos que tenham a extensão txt.

Nós da HUNGUP fizemos opção por representar uma Plataforma Comercial e nossa escolha recaiu sobre a Virgos de São Carlos, nesse artigo não há quase nada sobre o Asterisk, mas já nos demonstra a sua supremacia sobre as alternativas, nós fizemos muitas pesquisas antes de optarmos, aos que queiram se lançar no mercado sugerimos que façam o mesmo.

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