Vou tentar dar sequência a minha linha de raciocínio anterior e colocar mais alguns de meus pensamento com objetivo de aumentar os escritos sobre a tecnologia VoIP.
Eu acredito que muitas pessoas não queiram usar VoIP simplesmente porque não existe muita informação disponível sobre o que realmente significa VoIP, para se familiarizar com o assunto é requerido muito esforço para realização de pesquisas e em sua grande maioria os artigos e textos técnicos estão em inglês. Esta é uma das razões que eu detectei como um dos grandes fatores que impedem o VoIP de se tornar mais usado pelos empresários e profissionais liberais.
Outro ponto crucial em minha observação é a indiscriminada venda de minutagem sem o devido cuidado de se ter do usuário um mínimo de informação, como por exemplo: Qual o upload que o futuro usuário possui? Quantas pessoas usam essa conexão? Qual o tráfego de voz estimado? Que tipo de conta telefônica esse usuário possui?
Estas são questões básicas e primordiais que devem constar do rol de informações do proponente para que se tenha um VoIP funcionando em condições regular.
Afinal o que é VoIP? A melhor resposta em minha opinião para essa pergunta é: VoIP é uma forma de usar a comunicação através de uma rede. Simples assim.
Porque poderia as pessoas estar se perguntando, pelo simples fato de que o conceito tecnológico do trafego de voz e imagens através de uma rede transcende qualquer definição por mais complexidade que mesma tenha, então pergunto – Porque complicar? Porque tentar explicar o ainda obscuro poder de evolução de uma rede que tem ramificações incontáveis e que cresce por segundos um número que podemos chamar de pelo menos fantástico?
Seria ser eu muito petulante a ponto de querer criar um conceito ou mesmo uma base teórica para definir a grandiosidade da tecnologia em que se apóia o VoIP. Em determinados momentos de minhas mal rascunhadas pesquisas me pego invariavelmente imaginando que o impossível esta para ter seu conceito completamente remodelado quando se trata dessa tecnologia. Imaginemos a comunicação em um grau de evolução igual ou maior que a própria World Wide Web, sim a Internet hoje jamais seria imaginada pelo grande público há vinte anos, traçando paralelos o que eu imagino hoje para o VoIP, será tranquilamente realidade em um curtíssimo período de tempo.
Afinal VoIP é para empresas, usuários soho, profissionais liberais, amantes da tecnologia, a quem esta sendo direcionado? A todos os que se comunicam essa é minha resposta a questão, e deixo a imaginação de cada um que se aventurou a ler esse artigo responder a questão para que se auto-satisfaça sem a minha interferência.
Muitas maravilhas já foram pensadas e destruídas por mau uso, por medo, por inconseqüência, por ganância, são vários os motivos que levam uma novidade ao sucesso ou ao fracasso, eu só espero que a incompetência e o mau uso não coloquem a imensa possibilidade de comunicação que o VoIP oferece ao limbo.
O que se encontra hoje em reposta a pergunta, afinal o que é VoIP?
VoIP ou voz através de protocolo Internet, é um método de se pegar um sinal analógico de áudio e transformá-lo em um pacote de dados que pode ser transmitido através da Internet. Basicamente ao usar o VoIP você terá em mãos a possibilidade de realizar chamadas telefônicas usando seu computador ou então ter um adaptador analógico conectado a sua rede e a partir dele ter um aparelho de telefone comum que ira lhe permitir realizar chamadas através da rede para um telefone convencional ou mesmo para outro aparelho conectado a rede. O custo destas chamadas é reduzido e em alguns casos são gratuitos.
Como se configura o VoIP, a configuração de um serviço VoIP é extremamente simples, obrigatoriamente passa pelo básico, onde você terá a identificação do usuário, a senha e a rede que será usada para esse serviço. Isso é base da configuração de um serviço, no mais são jargões e complicações criados para justificar um serviço que poderá ou não ser cobrado ou realizado a título de bônus.
Como é possível ter um sinal analógico de áudio transformado em pacote de dados? Usando-se codificadores e decodificadores que em VoIP são conhecidos por – Codec – e com base em capacidade de transmissão podem ser os que usam grande compressão ou pequena compressão, isso terá como regra básica o tamanho do upload do usuário como fator determinante de qual o Codec (coder – decoder) é mais adequado ao caso.
Requerimento para ter um serviço VoIP em condições de funcionamento, é ter uma conexão de Internet com upload mínimo de 30kpbs, não podemos nos esquecer que os contratos de Internet brasileiros dizem que o usuário conta com 10% do que é contratado e para que você possa ter certeza de quanto de upload você tem, simplesmente envie um arquivo para qualquer depósito de arquivos na própria Internet e observe qual a velocidade de transmissão que você tem. Exemplificando: um contrato de banda ADSL que diz ter 2mb de capacidade da normalmente uma velocidade de download de 200kbps, coloquei o download porque todos os usuários de Internet estão mais familiarizados com esse procedimento, o upload realiza a operação inversa e você poderá saber qual é o seu através de sites na Internet que medem velocidade de conexão.
Como funciona o controle de qualidade de serviço – QoS – quando o assunto é transmissão de voz através da rede, esse assunto é extremamente problemático e muito mal usado pelos técnicos nos dias de hoje. Há certa displicência quando se aborda esse assunto, pois o QoS em qualquer situação só poderá ter efeito onde o usuário tem controle sobre o trafego, e ai tudo vai por água abaixo ao cairmos na rede. A única forma que existe para se ter um QoS assegurado, é um Frame Relay, ou seja uma rede ponto a ponto fora isso são meras conjecturas e papo de vendedor que não tem a menor condição de explicar ou esclarecer qualquer ponto que seja quando o assunto é qualidade de voz quando usamos rede para transmissão.
Não vou me estender mais no assunto porque posso acabar criando complicadores e pontos que serão difíceis de serem entendidos, acredito que esse artigo pode ser um começo, e que a partir dele é possível se conseguir uma maior clareza no assunto VoIP.
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