domingo, 6 de julho de 2008

A qualidade da chamada Voip

Tudo que trafega na Internet, é feito usando-se a Internet, depende da Internet, tem sua qualidade e performance diretamente ligada ao funcionamento da Internet, isso óbvio. Não cabendo no caso qualquer outro tipo de comentário.
Para dar a todos um começo, uma luz descrevo alguns elementos da Internet que estão na "rota" da qualidade de uma chamada Voip.

Jitter - é a variação do tempo de entrega dos pacotes de dados enviados e os pacotes que chegam, essa variação é causada pelas dificuldades da rede como, por exemplo, mudanças na rota, congestionamento, perda de pacotes, reguladores de tráfico (traffic shapping). O Jitter desempenha um papel muito importante na qualidade de uma chamada Voip. Jitter muito alto é causado quando o tempo de atraso (delay) na entrega do pacote é muito alto (latência muito alta) e o pacote chega fora da previsão do tempo quantificado e perde parte dos dados no involucro que esta colocado. Como resultado a recomposição do som não reflete com exatidão o que foi enviado e dependendo do tempo do atraso muitas vezes o outro lado ficará sem entender o que esta sendo falado.

A perda de pacotes (Packet loss) desempenha um papel fundamental na qualidade das chamadas Voip, no caso de alto índice de perda alguns dos pacotes não chegam a seu destino (no caso do Voip, parte da fala de um dos conectados). A perda de pacotes (Packet loss) ocorre quando o buffer do Jitter descarta parte deles, ou são descartados pelos roteadores e ou switches da rede devido ao congestionamento do momento. Medindo-se o índice de perda de pacotes é possível se mensurar a qualidade do áudio.

O QoS (índice da Qualidade do Serviço) de uma conexão de Internet mede a consistência da velocidade da banda de download, e essa variação é responsável pela qualidade da chamada Voip, muitas vezes uma conexão menor mas com menor variação poderá produzir uma melhor qualidade na chamada Voip.

O MOS ( Mean Opinión Store) é uma medida numérica da qualidade de recepção do som em uma transmissão em um circuito de comunicação. Mesmo os números dessa medida sendo subjetivos, eles acabam proporcionando um amplo método para que possamos qualificar a qualidade de uma chamada de voz de uma maneira muito simples e tendo sentido para o usuário final.

Outro índice usado para apurar a acuracidade de uma chamada Voip é o Max Pause que é na realidade o tempo de parada em uma transmissão na rede, quanto maior é esse tempo pior será a qualidade da chamada, e quando isso ocorre atesta-se que o problema esta na Internet do usuário, podendo estar sendo causado por congestionamento da rede, aumento momentâneo do tráfico ou mesmo problemas na rota.

A seriedade com a qual é tratada a implantação de uma nova tecnologia em uma empresa da o tamanho da satisfação ou insatisfação que teremos no termino da operação.

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